As 5 melhores frases de amor na literatura

· janeiro 10, 2018

Há muitas frases de amor na literatura que são inesquecíveis. Na verdade, a literatura sempre foi um terreno fértil para relatar ilusões, tristezas e os esquecimentos de amor. O amor e a poesia sempre andam de mãos dadas.

Qualquer seleção das melhores frases de amor na literatura é arbitrária. Escolhemos algumas, mas existem muitas outras que merecem fazer parte desta lista. É preciso fazer essa ressalva para não sermos injustos.

“O amor é uma flor maravilhosa, mas é necessário ter coragem para ir buscá-la à beira de um precipício sinistro”.
– Stendhal –

O maravilhoso sobre todas essas frases é que elas conseguem capturar significados essenciais de um sentimento eterno e universal. As frases de amor na literatura fazem revelações que esclarecem um sentimento que é impossível entender completamente. Estas são algumas delas.

1. Frases de amor na literatura de Tolstoi

Tolstoi nos deixou uma das melhores frases de amor da literatura. Fala sobre a essência desse sentimento: “Aquele que só conheceu a sua mulher e a amou, sabe mais sobre as mulheres do que aquele que conheceu mil”.

Essa frase enfatiza que o conhecimento sobre o amor não é medido pelo número de paixões, mas pela profundidade de um relacionamento. Finalmente, o verdadeiro amor não é descoberto graças a uma infinidade de experiências. Conhecer o amor é mergulhar profundamente em um relacionamento.

Mulher no frio

2. O amor e o divino

Borges disse esta bela frase: “Apaixonar-se é criar uma religião cujo Deus é falível”. É que, na verdade, existem amores que se tornam uma religião. Isto, no sentido de que se aproximam de um sentimento sagrado, que veneram aquele que amam.

No entanto, como Borges observa corretamente, nesse caso adora-se um deus falível. Não é um ser perfeito, mas alguém humano. Portanto, ao contrário do Deus da religião, esse tipo de deus falso pode falhar. Vale ressaltar que Borges, neste caso, fala de se apaixonar e não do amor construído além dessa primeira fase do relacionamento.

3. Os loucos sabem mais sobre o amor

Uma das mais belas frases de amor na literatura foi escrita por Jacinto Benavente: “Em questões de amor, os loucos são aqueles que têm mais experiência. Do amor, nunca pergunte ao são; eles amam de forma saudável, que é como se nunca tivessem amado”.

A frase enfatiza que a razão é um obstáculo para o amor. Se você argumenta demais, é impossível amar. O cálculo e a lógica não são compatíveis com o amor. Portanto, apenas aqueles que se deixam enlouquecer sabem o que é esse sentimento. Aqueles que envolvem a sua lógica nunca saberão o que é o amor.

Jacinto Benavente

4. Apesar de tudo…

Sentir-se amado por quem você ama é, sem dúvida, uma das grandes alegrias da vida. O amor sempre traz felicidade. Quando o sentimento é totalmente retribuído, a satisfação é indescritível, mais do que maravilhosa.

Por quê? Victor Hugo dizia assim: “A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é”. O amor do outro é como um perdão para as nossas falhas. Uma maneira de nos redimirmos de nós mesmos.

Casal de mãos dadas

5. O amor verdadeiro

Se estamos falando sobre as melhores frases de amor na literatura, não podemos deixar de citar uma frase de Antonio Gala: “O verdadeiro amor não é o amor próprio, é aquele que faz com que o apaixonado se abra para as outras pessoas e para a vida; não assedia, não isola, não rejeita, não persegue: somente aceita”.

Nesta bela frase ele nos fala do amor como uma força que dá vida, não sofrimento. É um poder ativo que se reflete no bem-estar do outro. Tira a pessoa amada da sua concha e a capacita para se abrir para o mundo. Mas, acima de tudo, a aceita como ela é.

Todas essas frases de amor na literatura são, acima de tudo, um tema para reflexão. De uma forma ou de outra, é impossível descrever o amor com palavras. No entanto, todos esses autores conseguem tocar o nosso coração com o que dizem. Eles nos mostram, de uma forma bonita, que esse sentimento é ilimitado e surpreendente.