As 5 melhores frases de Groucho Marx

· dezembro 8, 2018

As frases de Groucho Marx são tantas que até mesmo alguns pensamentos espirituosos de outras pessoas já foram atribuídos a esse renomado ator. Por isso, sempre vale a pena recordar as excelentes reflexões desse personagem que foi capaz de transcender as telonas.

Groucho Marx ficou conhecido por seus famosos filmes com frases inesquecíveis, como: “Esses são os meus princípios. Se não gostar, eu tenho outros.” Uma frase que, longe de humor, esconde uma crítica feroz à hipocrisia que reina em boa parte das sociedades do mundo.

Assim, devido à ingenuidade e ao ácido humor desse ator, achamos uma excelente ideia recuperar algumas das melhores frases de Groucho Marx. Vamos ver se somos capazes de dissecar a fina ironia de suas frases e encontrar a grossa camada de crítica que está por trás delas.

Melhores frases de Groucho Marx

“É melhor ficar calado e parecer tolo do que falar e acabar com qualquer dúvida”.

Popularmente, dizemos que “se o que você quer dizer não vai contribuir, é melhor ficar calado”. Parece que Groucho Marx foi muito mais ácido, mas igualmente certeiro.

Não acho que Marx quisesse dizer que todo mundo é tolo. Provavelmente sua intenção foi recordar como muitas pessoas falam em excesso, mais do que o necessário. Assim, se não tivermos com o que contribuir, talvez seja uma boa ideia permanecermos calados.

Cuidado com o impacto das palavras alheias

“O casamento é a principal causa de divórcio”.

Há pessoas que se sentem, inclusive, ofendidas quando escutam essa frase. No entanto, é uma grande verdade. Se não houvesse casamento, também não haveria divórcio, não é mesmo?

Tanto nos casos em que há uma união legal quanto naqueles em que os casais somente estão juntos no âmbito sentimental, é evidente que a separação só pode ocorrer com pessoas que, de uma forma ou de outra, se uniram em um dado momento.

No entanto, tendemos a ver o divórcio como uma catástrofe, e talvez não tenha que ser necessariamente assim. Talvez não devêssemos julgar as relações de casal com base na duração, mas com base na qualidade. Um casal pode ser feliz durante um tempo, mas por alguma razão seus valores, suas prioridades ou suas formas de pensar podem mudar e, devido a isso, cada um pode preferir seguir o seu próprio caminho.

“Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém a liga, vou para outro cômodo e leio um livro”.

Groucho Marx foi muito mais do que um ator cômico. Na verdade, foi um grande pensador e, de fato, era um grande escritor. Ele publicou alguns livros de memórias e muitos contos, como as curiosas Memórias de um Amante Desastrado. É por essa razão que é surpreendente que um homem que se dedicava ao mundo do espetáculo tivesse essa imagem da televisão.

Marx acreditava que o meio televisivo oferecia uma programação de baixa qualidade e entretenimento vazio. De fato, seus filmes irradiavam um humor irreverente, mas também havia críticas ferozes, como observamos em algumas de suas obras principais, como Diabo a Quatro.

Mulher sentada em meio a livros abertos

“A política é a arte de buscar problemas, encontrá-los em todos os lados, diagnosticá-los incorretamente e aplicar as piores soluções”.

Com o que vimos até agora sobre Groucho Marx, capaz de esconder em pílulas de sarcasmo uma grande crítica social, não é estranho que nem a política escapasse de sua mordacidade.

É evidente que a visão que Marx tinha sobre os políticos era bastante crítica. Procurar problemas onde não há, criar receitas incorretas como soluções e, depois, ainda por cima, tentar consertar utilizando métodos equivocados. Parece que não seria possível errar mais, não é?

“Nunca pertenceria a um clube que admitisse como sócio alguém como eu”.

Sem dúvida, essa é uma das melhores frases de Groucho Marx e, ao mesmo tempo, é a mais mordaz. Uma dura crítica à hipocrisia, à face amável que muita gente aparenta ter, mas que não se parece em nada com suas verdadeiras intenções. O lado bom de Marx é que ele começa criticando a si mesmo. Ou talvez, por dizer o que pensa, achasse que não se encaixaria em clube algum?

Essas são apenas 5, mas há muitas outras frases conhecidas. Por isso, não queremos deixar de recordar, entre as melhores frases de Groucho Marx, outras como:

  • “Inteligência militar são dois termos contraditórios”.
  • “O segredo do sucesso é a honestidade. Se você puder evitá-la, está feito”.
  • “Há tantas coisas mais importantes do que o dinheiro na vida! Mas são tão caras!”.