As sete melhores frases de Karl Popper - A Mente é Maravilhosa

As sete melhores frases de Karl Popper

dezembro 9, 2017 em Curiosidades 131 Compartilhados
Melhores frases de Karl Popper

Karl Raimund Popper nasceu em Viena (Áustria) em 1902 e morreu em Londres em 1994. Ele testemunhou praticamente todo o século 20 e também foi um de seus maiores críticos. Filósofo de profissão e professor de vocação, ele sempre foi considerado uma das mentes contemporâneas mais brilhantes. As frases de Karl Popper são uma boa prova disso.

Popper foi chamado de pai do racionalismo crítico. Ele dedicou sua vida a questionar o racionalismo moderno. Com grande acerto, seus contemporâneos lhe deram um apelido com o qual é lembrado até hoje: “O paladino do bom senso”. E ele honrou esse apelido.

Ele se pronunciou contra o método científico, o marxismo, o semitismo, a metafísica e tudo o que configurava a esfera do pensamento no século XX. Mais do que em sua terra natal, ele foi exaltado na Inglaterra, onde recebeu o título de Sir. Nós deixamos aqui uma seleção das melhores frases de Karl Popper para que você conheça parte de seu pensamento.

Imagem mostrando céu e inferno

7 frases de Karl Popper que vale a pena conhecer

1. O céu e o inferno

Popper diz: “Aquele que nos promete o paraíso na Terra nunca produziu nada mais que o inferno”. É uma crítica acentuada contra o idealismo, em seu afã de perfeição total ou pela realização total.

Na vida coletiva, a busca de realidades perfeitas levou a manifestações mais radicais como o fascismo. Na vida individual, o desejo pelo ideal só leva à frustração. Assim, Popper teria razão ao afirmar que paraíso e inferno são dois lados da mesma moeda.

2. Processos e não coisas

Às vezes pensamos no mundo, na realidade e em nós mesmos como se tudo estivesse estático e não mudasse. Mesmo os objetos inanimados estão sempre mudando. Portanto, uma das frases de Karl Popper diz: “O mundo não é composto de coisas, mas de processos”.

Com esta declaração ele nos lembra de que nada é o mesmo de um segundo para o outro. Tudo está mudando constantemente. Portanto, a realidade como tal é incompreensível e só poderemos capturar momentos ou partes dela.

3. Como a razão funciona

Para este filósofo vienense, a principal qualidade da razão é a sua abertura. Com base nessa premissa, ele não hesita em afirmar: “A razão não é toda poderosa, é uma trabalhadora tenaz, opinativa, cautelosa, crítica, implacável, disposta a ouvir e a discutir, arriscada”.

A batalha entre o coração e a razão

Nessa frase ele enfatiza a incerteza e a mobilidade que acompanham a razão. Implicitamente, ele vai se lançar contra o absolutismo da razão. Ele enfatiza ainda mais as arestas da exploração e pesquisa o que existe nessa função do pensamento.

4. Igualdade

Diante da igualdade, um tema que esteve no centro do pensamento moderno do século XVIII ao século XX, Popper observa o seguinte: “A igualdade diante da lei não é um fato, mas um requisito político baseado em uma decisão moral. E é totalmente independente da teoria – provavelmente falsa – de que todos os homens nascem iguais “.

Esta é uma das frases de Karl Popper na qual ele destaca a igualdade como um valor político e moral, e não como uma realidade natural. Do mesmo modo, concede o status de demanda e decisão, que coloca a igualdade como fruto da cultura e evolução pessoal. Ao mesmo tempo, postula a desigualdade como condição natural do homem.

5. Liberdade e segurança

Liberdade e segurança são dois conceitos que estão sempre em tensão no exercício do poder. Muitos debates referem-se à dicotomia entre os dois. O paradoxo é que a liberdade total coloca a estabilidade em risco, enquanto a segurança total reduz a liberdade. Um exemplo deste último pode ser visto quando enfrentamos certas ameaças nas sociedades em que o “toque de recolher” está instalado.

A este respeito, Karl Popper ressalta: “Temos que fazer planos para a liberdade, e não apenas pela segurança, pelo único motivo de que apenas a liberdade pode tornar a segurança segura“. Com isso, o debate a favor da liberdade morre. Ele postula que só no âmbito da liberdade é possível conquistar a segurança real.

Homem à beira de penhasco diante do sol

6. Autonomia

A abertura da sociedade está diretamente ligada ao pensamento livre e à autonomia moral. Estas são as palavras de Popper sobre esse ponto: “A sociedade aberta é aquela em que os homens aprenderam a ser um tanto críticos com os tabus e a basear suas decisões na autoridade de sua própria inteligência“.

É interessante notar que Popper não rejeita os tabus no sentido absoluto. É por isso que ele afirma que se aprende a ser crítico com eles “até certo ponto”. Este filósofo estava convencido de que a razão não deveria ser usada para criticar o que estava fora da ciência. Por outro lado, ele enfatizava a ideia de que as decisões humanas devem obedecer a sua própria inteligência, e não a uma autoridade externa.

7. Ciência

Esta é uma reflexão maravilhosa de Popper que aponta o que torna a ciência diferente de outros tipos de conhecimento: “A história da ciência, como a de todas as ideias humanas, é uma história de sonhos irresponsáveis, obstáculos e erros. No entanto, a ciência é uma das poucas atividades humanas – talvez a única – em que os erros são criticados de forma sistemática e muitas vezes, ao longo do tempo, corrigidos”.

A abordagem é muito interessante se considerarmos que a história da humanidade está cheia de correntes de pensamento que pretenderam ser portadoras da verdade absoluta. Tanto as religiões, bem como algumas ideologias políticas, muitas vezes se mostraram como se estivessem isentas de erros. A ciência é superior a elas precisamente porque é crítica, acima de tudo, consigo mesma.

Mão tocando circuito
Esperamos que tenha gostado destas frases de Karl Popper. Ele possuía uma das maiores virtudes com as quais um pensador pode contar: era honesto intelectualmente. Ele mostrava um desejo genuíno de postular raciocínios e ideias que permitiriam uma abordagem precisa da realidade. Sua influência foi notável e deixou uma marca indelével na história da filosofia.

Recomendados para você