As melhores frases de Platão para entender o mundo

· dezembro 2, 2017

Houve uma época em que a Grécia Antiga era sinônimo de esplendor e sabedoria. Filósofos como Platão conviviam com poetas, matemáticos, astrônomos e outros estudiosos, embora nunca tenha havido ninguém melhor do que ele para expressar os pensamentos de sua geração. As melhores frases de Platão são aquelas que se concentram na compreensão, no individualismo e no autoconhecimento.

Não é muito ousado considerar este filósofo um dos mais reacionários desse período. Embora seja verdade que a extensa sombra de Sócrates e sua influência tenha sido projetada sobre suas realizações, não foi algo que, em seus dias, o incomodasse excessivamente.

Como grande sábio que se preze, considerar as opiniões de outros mais inteligentes era para ele uma honra. Devido à sua imperativa necessidade de escrever todas as suas ideias, hoje em dia podemos acessar seus escritos, conselhos e lições com grande facilidade.

Graças às suas descobertas, este ateniense fã de ginástica acabou se tornando, junto com Aristóteles e Sócrates, uma das grandes figuras da filosofia ocidental. Filosofia que hoje concentra as bases da nossa educação, política e pensamento contemporâneo.

As melhores frases de Platão para entender o mundo

1. “Não são os olhos que veem, mas sim o que nós vemos através dos olhos”

Platão utiliza uma alegoria, ‘O mito da caverna’, para explicar a relação do mundo físico com o mundo das idéias. O grupo de pessoas presas dentro da caverna acredita que esta é a sua única realidade e, quando conseguem ver o que está lá fora, o sol danifica seus olhos. Eles desejam voltar para a escuridão, porque é mais confortável e é com o que estão acostumados, mas quando eles retornam, sua percepção do mundo mudou.

Com essa fábula, o filósofo nos força a nos perguntarmos por que estamos presos. Temos medo do que podemos descobrir se nos libertarmos de nossas prisões? As sombras que observamos de dentro da caverna simulam uma realidade enganosa e nos distraem da verdadeira realidade: o que acontece fora.

Olhar com estampa do planeta Terra

2. “O homem sábio vai querer estar sempre com aquele que é melhor do que ele”

Uma das melhores frases de Platão se centra na sua crença de que o mundo deveria ser governado por filósofos. Segundo ele, eles são os mais sábios e os mais capacitados para governar. Como ele pertencia a uma família aristocrática, era profundamente antidemocrático, embora nunca tivesse medo de mostrar sua insatisfação com as medidas governamentais.

Admirava muitos outros filósofos, como Sócrates, com os quais considerava que poderia aprender muito. Graças a ele, descobriu uma concepção absolutista da verdade universal, muito além das ideias que pudesse ter como indivíduo. É sempre necessário nos cercarmos de pessoas que podem nos ensinar algo, mesmo que não concordemos com elas.

3. “Devemos procurar para nossos males uma causa que não seja Deus”

Dada sua admiração por Sócrates, de quem foi discípulo, sua sentença de morte por propagar supostas teorias pagãs o afetou profundamente. Ele considerava injusto que este fosse executado por propor alternativas às estabelecidas, que nem mesmo eram tais.

De seu mentor, ele aprendeu que as pessoas não são más por natureza, mas por ignorância. O próprio ser humano é dono de seus atos e responsável por suas decisões. Usar como escudo um Deus para realizar ações injustas é uma aberração.

4. “Nenhuma causa humana merece tal ansiedade”

Esta afirmação se tornou uma das melhores frases de Platão. Nenhuma causa humana merece nossa angústia e estresse. Se pararmos para pensar, na maior parte das vezes nos preocupamos com coisas banais que têm uma solução fácil.

Na situação em que a ansiedade é realmente justificada, devemos gerenciá-la. Não podemos deixar que afete nossa saúde ou nos faça sentir ainda mais miseráveis.

Homem sem saber como lidar com a ansiedade

5. “Buscando o bem de nossos semelhantes, encontraremos o nosso”

Este quinto conselho é atualmente uma música de compreensão e bondade. A máxima de Platão era estabelecer um regime justo, que permitisse que as pessoas vivessem em paz. Infelizmente ele não conseguiu, mas nunca é tarde demais para nós darmos nossa contribuição.

“Faça o bem sem olhar a quem.”
-Ricardo Palma-

Ajudar os outros não apenas os beneficia, mas também a nós. Nos faz sentir úteis e empatizar com os outros, gerando um sentimento muito satisfatório.

Platão estava à frente de seu tempo. Apesar das diversas críticas por suas posturas antagônicas, seus ensinamentos continuam válidos nos dias de hoje. Nossos problemas são muito semelhantes, e talvez se colocássemos seus conselhos em prática, aprenderíamos a ver a vida a partir de outra perspectiva.