5 frases geniais de Aristóteles - A Mente é Maravilhosa

5 frases geniais de Aristóteles

1, agosto 2017 em Curiosidades 678 Compartilhados
5 frases geniais de Aristóteles

Hoje vamos conhecer algumas frases geniais de Aristóteles. Sem dúvida, ele foi e é um dos filósofos mais importantes da história da civilização humana. Então, vale a pena desfrutar pequenas doses da sua sabedoria e maneira de ver o mundo.

Como pôde surgir, há 3000 anos, uma civilização que acabaria por iluminar algumas das mentes mais brilhantes da história? Falamos, sem dúvida, de pensadores como o próprio Aristóteles, mas também do seu professor e do seu antecessor, Platão e Sócrates. São curiosas as voltas de evolução e involução dos pensamento que formaram as grandes civilizações da Terra.

Aristóteles, como já dissemos, foi aluno de grandes mestres como Platão e Eudoxo. Mas, por sua vez, também foi o professor de outras personalidades célebres, como o famoso Alexandre, o Grande. Da sua filosofia surgiram frases que mesmo após mais de 2000 anos são válidas para a sociedade atual.

Frases geniais de Aristóteles

1- “O ignorante afirma, o sábio questiona e reflete”

Ainda hoje ouvimos muitas pessoas ignorantes que acreditam que aquele que fala mais alto ou mostra uma maior segurança quando fala é o mais sábio. No entanto, enquanto alguns acreditam que sabem, outros duvidam, refletem e investigam.

Mulher refletindo

Nós poderíamos ver esta frase como uma espécie de anúncio do método científico que seria desenvolvido mais tarde. Não afirme nada até que você tenha plena consciência de que o que está dizendo é verdadeiro. Por isso, alguns dizem que o ignorante fala pela boca de quem realmente sabe.

2 – “Considero mais corajoso alguém que vence os seus desejos do que aquele que conquista os seus inimigos, porque a vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo”

É curioso que mesmo sendo uma espécie muito espiritual, os seres humanos se conhecem tão pouco. Às vezes, parece que nos recusamos a mergulhar dentro de nós mesmos, por medo do que poderíamos encontrar. Olhamos a nossa imagem no espelho, mas dificilmente dedicamos alguns minutos para refletir sobre como realmente somos.

Todos nós temos algumas características que são difíceis de aceitar. Aceitar a si mesmo é o que Aristóteles chamou de vitória sobre si mesmo. Uma tarefa longa e complexa, mas que se transforma em uma necessidade se quisermos desfrutar essa sensação de bem-estar que equilibra o nosso interior e a imagem que projetamos para o mundo.

3 – “Inteligência não é apenas conhecimento, mas também a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos”

Novamente observamos Aristóteles falando frases muito semelhantes ao que mais tarde ficou conhecido como método científico. Podemos saber muito, mas se não soubermos demonstrar e aplicar na vida cotidiana, não tem valor algum.

Essa frase de Aristóteles inclui muitas das queixas dos estudantes nas escolas atuais. Eles se perguntam para que serve o que estudam e raramente encontram um professor que lhes dê uma resposta, explicando-lhes como podem aplicar o mundo abstrato das letras e números no mundo real. Não podemos esquecer que uma explicação prática pode ser uma das maiores motivações que alguém pode ter para aprender.

Mulher trabalhando

4- “Alguns acreditam que para ter muitos amigos basta querer, como se para ser saudável desejar a saúde fosse suficiente”

Será que esta frase de Aristóteles é uma das mais complexas?  Será que desejar uma amizade não é o suficiente para tê-la? Querer ser amigo deveria ser o primeiro passo para encontrar a amizade.

Talvez o sábio grego tenha se referido à necessidade de que uma amizade sincera surja das profundezas do nosso ser. Ou seja, quase a nível espiritual, ou sem o quase. Nessa época, acreditavam com fervor na alma dos seres humanos, principalmente Aristóteles, apesar de ser um dos filósofos mais pragmáticos do mundo antigo.

5 – “Só existe felicidade onde há virtude e esforço sério, porque a vida não é um jogo”

Sem dúvida, esta é uma das frases de Aristóteles que detém maior significado. Sem esforço conseguimos pouco. Para os gregos, ser virtuoso é algo sério e necessário. Na verdade, eles acreditavam que só os homens mais virtuosos e justos deveriam governar o povo, por exemplo.

Sem dúvida, esta frase é muito válida até hoje. Talvez não alcancemos os nossos objetivos através do esforço, mas sem ele é praticamente impossível. Assim, uma atitude virtuosa, educada, compreensiva e empática o levará por caminhos muito mais agradáveis.

Estas frase geniais de Aristóteles certamente nos convidam a pensar. Uma oportunidade única de aprender com um grande mestre e refletir sobre as suas palavras para melhorarmos como pessoas, como sociedade e como espécie.

Recomendados para você