As melhores frases de Winston Churchill

· novembro 29, 2018

As frases de Winston Churchill são um verdadeiro exemplo de capacidade e perspicácia. Várias das suas sentenças estão entre as mais citadas no mundo. Não é para menos: ele foi, talvez, o mais importante político e estadista da sua época. Praticamente todo o mundo esteve em suas mãos.

É curioso que ele tenha sido considerado um mau aluno durante os seus anos de escola. De fato, sempre apareceu no quadro de “alunos atrasados”. Foi depois de se alistar ao exército que ele começou a se destacar.

Falamos do homem que foi praticamente a consciência da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. As frases de Winston Churchill são uma amostra dessa capacidade de ir ao essencial de cada assunto. Foi essa mesma clareza que o levou a enfrentar o totalitarismo. Estas são algumas das suas frases mais famosas.

“Você tem inimigos? Bom, isso significa que você lutou por algo em algum momento da sua vida”.
-Sir Winston Churchill-

Frases de Winston Churchill sobre o sucesso

Várias frases de Sir Winston Churchill falam sobre sucesso e fracasso. Afinal, ele foi o homem que liderou o confronto mais sangrento da história moderna. Ele liderou o seu povo com uma declaração que se tornou um slogan: “Nunca, nunca, nunca desista”.

Viver de forma plena

Churchill olhava a vida com realismo, mas também com esperança. Então, outra grande frase de Sir Winston Churchill afirma: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Nada mais verdadeiro.

Da mesma forma, o seu humor de político hábil está refletido nesta declaração: “Você nunca chegará ao seu destino se parar para atirar pedras em qualquer cão que late”. Isso significa que você deve ignorar as críticas insignificantes, pois dessa forma só perderá um tempo precioso no caminho até os seus objetivos.

Otimismo e coragem

Há muitas frases de Sir Winston Churchill dedicadas ao otimismo. Esse líder não viu nessa virtude apenas uma maneira de viver melhor, mas também uma fonte de força. Por isso, disse: “O otimista vê o invisível, sente o intangível e consegue o impossível”.

Mostrando a sua enorme capacidade para a sátira e a ironia, ele também disse: “Eu sou um otimista. Não faz muito sentido ser qualquer outra coisa”. O pessimista nega, mas mesmo assim tem que viver a sua realidade. Não faz muito sentido viver assim.

Outra virtude frequentemente mencionada por Churchill é a coragem. No entanto, ele não lhe dá um valor de guerra, mas pelo contrário. É por isso que ele diz: “É preciso coragem para se levantar e falar; também é preciso coragem para se sentar e ouvir”.

O medo e suas consequências

Falar de coragem, sem falar de medo, é quase impossível. Por isso, o medo é outro tema recorrente nas frases de Winston Churchill. É muito interessante, pois estabelece o contraste entre medo e coragem. Ele diz: “O medo é uma reação. A coragem é uma decisão”.

Ele, que teve que enfrentar uma época onde o terror prevalecia, analisou cuidadosamente todas as faces do medo. Ele chegou a uma conclusão verdadeiramente sábia, que expressou assim: “Os seus maiores medos são criados pela sua imaginação. Não ceda a eles”.

Cuidado com os pensamentos negativos

Conselhos para viver bem

Churchill tinha muitos interesses e hobbies: da filosofia à prática do polo, da história à alvenaria. Ele se destacou como escritor, como orador e como correspondente de guerra. Por essa razão, muitas das suas frases são uma espécie de conselho para a vida.

Uma delas diz: “O esforço contínuo, não a força ou a inteligência, é a chave para libertar todo o nosso potencial”. É muito importante que ele defina o esforço como o fio condutor para desenvolver todo o nosso poder. Independentemente de haver outras qualidades ou não, o trabalho é o motor sobre o qual descobriremos os nossos verdadeiros limites.

Ele era um homem pragmático que não hesitava em tomar decisões, não importando o quão difíceis elas fossem. É por isso que ele tem toda a autoridade moral para dar esse testemunho de vida: “As dúvidas podem ser postas de lado com ações”. Isso significa que existem certezas que só podemos alcançar ‘fazendo’, não pensando.

A importância da liberdade de pensamento

Poderíamos citar muitas outras frases de Winston Churchill. A coleção é enorme e todas elas têm um imenso valor. No entanto, esta pequena amostra é suficiente para nos dar uma ideia da grandeza deste líder, que gravou o seu nome na história de forma indelével.