As melhores posições para dormir e conseguir um sono reparador (com estudos)

Para descansar adequadamente, é necessário adotar posições que favoreçam as costas e o pescoço. A ciência investigou este tópico e tem várias conclusões interessantes sobre ele.
As melhores posições para dormir e conseguir um sono reparador (com estudos)

Última atualização: 15 Agosto, 2021

As posições que adotamos ao dormir têm um impacto decisivo no nosso repouso. Quando você dorme em uma posição incômoda, no dia seguinte sente como se tivesse levado uma surra. Também é possível que você se levante e não consiga mover o pescoço, ou sinta que suas costas estão carregando um peso de duas toneladas.

No entanto, os problemas com as posições para dormir não param por aí. A médio e longo prazo, isso pode levar a problemas de saúde mais complexos, como apneia do sono, problemas respiratórios, circulatórios ou digestivos, entre outros.

Portanto, assumir posições adequadas para dormir não só garante um melhor descanso, mas também é uma forma de proteger a saúde. Hoje, a ciência sabe que existem posições muito mais convenientes para todas as intenções e propósitos. O mais apropriado é revisar os hábitos pessoais e adaptá-los se for necessário.

Passamos um terço de nossas vidas dormindo, e este pode ser o momento em que nos sentimos mais livres.”
-Amy Adams-

Homem adormecido

O que a ciência diz

Um estudo publicado no The Internet Journal of Allied Health Sciences and Practice discutiu as descobertas sobre a relação entre as posições de sono, a qualidade do descanso e a saúde. Uma das conclusões a respeito diz: É clinicamente aceito que uma mudança na posição do sono pode beneficiar a saúde sistemática das pessoas.”

Está comprovado que a adoção de uma posição adequada para dormir favorece os processos realizados pelo sistema linfático. Esse é um mecanismo que está presente no organismo dos mamíferos e que cumpre a função de limpar os resíduos do sistema nervoso. Se funcionar bem, patologias como a o mal de Alzheimer podem ser evitadas.

Outro estudo, realizado pela Stony Brook University, em Nova York (EUA), e publicado no The Journal of Neuroscience, confirma esta hipótese. Além disso, ele acrescenta que é melhor dormir de lado, virado para o lado esquerdo.

As melhores posições para dormir

A maioria das pessoas pensa que não se mexe à noite. Isso não é verdade, já que o sono de muitos indivíduos foi monitorado e todos mudaram de posição várias vezes durante o sono. O corpo busca uma forma de ficar mais confortável e relaxado.

A ciência estabeleceu que dormir de lado é o melhor, em todos os casos. Nesta posição, é possível manter as costas retas durante o repouso, protegendo a coluna e todo o sistema nervoso.

Da mesma forma, o estudo citado da Stony Brook University aponta que dormir do lado esquerdo também contribui para reduzir os problemas de azia. Além disso, permite acomodar melhor o pescoço e evitar problemas de tensão nessa área, que costumam levar a dores de cabeça ou enxaquecas.

Os pesquisadores notaram que esta é a posição ideal para mulheres grávidas. Ela permite que elas e os fetos descansem melhor. Caso uma pessoa tenha algum problema de saúde dormindo nessa posição, deve consultar um médico para obter orientação sobre o que fazer.

Grávida dormindo na cama

Outros fatos sobre as posições ao dormir

Com base nas informações médicas disponíveis, dormir de barriga para cima pode causar problemas de saúde, como apneia obstrutiva. Além disso, essa posição castiga muito a coluna e pode causar dores nas costas. Dormir assim só é recomendado quando for possível colocar de um a três travesseiros sob os joelhos e um rolo de toalha sob o pescoço. Desta forma, um alinhamento correto é alcançado.

Alguns fisioterapeutas recomendam que, ao dormir de lado, você use um travesseiro entre os joelhos. Isso ajuda a reduzir estresse entre os quadris e a parte inferior das costas. Este conselho é especialmente útil para aqueles que, por qualquer motivo, precisam passar muito tempo na cama.

A pior posição para dormir é de bruços. Ela cria uma forte tensão na parte inferior da coluna. Se por algum motivo for necessário deitar assim, é indicado colocar um travesseiro sob o abdômen e outro sob as pernas. Isso ajuda a alinhar melhor as costas.

É claro que o mais cômodo é ter um bom colchão e uma almofada adequada. Dormir bem não é apenas um prazer, mas uma necessidade do corpo. Tudo que puder ser feito para melhorar o descanso será sempre bem-vindo.

Pode interessar a você...
Efeitos do sono interrompido: mais perigoso do que dormir pouco
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Efeitos do sono interrompido: mais perigoso do que dormir pouco

Um dos efeitos do sono interrompido é um estado de humor depressivo. Isso pode ter um sério impacto sobre a saúde física e psicológica.



  • López, M. F. (2018). Cómo dormir mejor: Guía práctica para mal dormidos. EDICIONES B.