Menopausa: uma fase natural na vida de toda mulher

Menopausa: uma fase natural na vida de toda mulher

1, novembro 2016 em Emoções 0 Compartilhados
A menopausa: uma fase natural na vida de toda mulher

Chega um momento na vida de toda mulher no qual a maturidade bate à nossa porta, e a menopausa é a mão que gira a maçaneta para abri-la. Assim, falamos de um fenômeno fisiológico importante com tanta transcendência que muitas vezes incentiva a reflexão e a organização de outros âmbitos da vida.

No início, nosso corpo começa a experimentar mudanças que podemos não entender e das quais não gostamos, mas com aceitação e uma atitude positiva diante dessa nova fase, a menopausa pode se converter em um símbolo de sabedoria que guia aquelas pessoas que precisam da nossa experiência.

Sintomas da menopausa

Todas nós conhecemos alguns sintomas da menopausa. Os sintomas, especialmente nas primeiras fases, costumam gerar certa resistência, porque de alguma maneira são um símbolo de que estamos ficando inevitavelmente mais velhas. Esta sintomatologia inicial coloca a nossa consciência em algo que acontece a todo instante: o fato de que o tempo passa.

mujer azul

Alguns dos seus sintomas são os seguintes:

  • Irregularidade nos ciclos menstruais, especialmente desde a pré-menopausa.
  • Tonturas, sudorese e palpitações causadas por sensações de calor súbitas e ansiedade.
  • Secura vaginal que pode causar dor durante o ato sexual.
  • Alterações emocionais que podem acabar sendo sintoma de depressão se não forem tratadas a tempo.
  • Alterações no metabolismo, que normalmente resultam no aumento da gordura corporal. Neste sentido, deve-se levar em conta o risco cardiovascular e de diabetes.
  • Osteoporose, ou seja, perda da quantidade de cálcio dos ossos devido à sua descalcificação.

Se o seu corpo mostra sintomas da menopausa, não entre em pânicoTome seu tempo, visite seu médico e, se sentir necessidade, não hesite em consultar um psicólogo. Além disso, o apoio da sua família e entes queridos é fundamental para poder enfrentar esta nova etapa que irá afetar sua vida de forma física e psicológica.

Como se preparar para a sua chegada

Talvez a pior parte da menopausa não seja a sua chegada em si, mas sim a nossa preocupação psicológica para aceitar que estamos um passo mais perto da velhice. No entanto, não é verdade que a velhice tem muita atitude?

O mais importante é estar ciente de que, se estamos chegando a este momento, também vivemos muito, e agora é hora de se cuidar física e psicologicamente: fazer exercícios diários no seu ritmo, alimentar-se bem e viver de forma relaxada e saudável pode ajudar muito mais do que pode parecer.

Mas, acima de tudo, ter uma atitude positiva é fundamental para lidar com a menopausa: chegar à maturidade física não tem por que significar esgotamento mental. É tudo questão de força e consciência; admitir que o nosso corpo evoluiu é o maior sintoma de saúde que se pode imaginar.

Outra coisa importante para se levar em conta é a paciência, uma vez que uma mudança como a menopausa no nosso corpo não é facilmente aceitável. Por isso, peça aos seus entes queridos que sejam pacientes com você e, sobretudo, dê um tempo a si mesma.

A menopausa: um sinal de sabedoria

Assumir que a menopausa é um passo em direção à maturidade é sintoma de sabedoria: o caminho pelo qual você tem caminhado toda a sua vida foi metamorfoseado e evoluiu da aprendizagem para a sabedoria.

Madre e hija abrazadas

Agora, seus conselhos serão os que vão orientar aqueles que o rodeiam e, embora isso não evite que eles continuem errando, isso vai servir para que moldem o seu futuro. Você é um dos seus modelos a seguir. Por isso, o melhor é olhar pelo lado positivo desta fase: é algo natural, feminino e, sobretudo, algo para aceitar que chegou uma nova etapa na sua vida.

Orgulhe-se dos seus passos e ajude a desenhar o contorno dos passos dos seus entes queridos. Eles irão lhe agradecer e você irá sentir que este tipo de mudança, com perspectiva, acaba revelando a sabedoria que há dentro de nós, porque nunca deixamos de aprender diante da adversidade.

Recomendados para você