Mentalidade fixa e de crescimento, segundo Carol Dweck
A Dra. Carol Dweck argumenta que existem dois tipos de mentalidade que definem o pensamento: a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento. A primeira corresponde a uma ideia cristalizada do que se é e das potencialidades que se é capaz de desenvolver. A segunda refere-se à abordagem pela qual o desenvolvimento e a mudança contínuos são possíveis.
Dweck é professora de psicologia na Universidade de Stanford, considerada uma autoridade no campo da personalidade, motivação e desenvolvimento psicossocial. Seus conceitos sobre mentalidade fixa e mentalidade de crescimento foram divulgados pela primeira vez em seu livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso.
Cada pessoa adota uma perspectiva sobre suas potencialidades. Alguns pensam que possuem habilidades inatas e que isso é decisivo. Nesse caso, aplica-se a mentalidade fixa. Outros, pelo contrário, assumem que o trabalho, o treino e a perseverança aumentam as suas capacidades. Essa é a mentalidade de crescimento. Vejamos isso com mais detalhes.
« Muitas vezes, se nos sentimos pressionados quando não temos uma mentalidade de crescimento, tendemos a nos concentrar no que não podemos controlar. É muito mais útil focar no que podemos influenciar.
-Isabella Venour-
A mentalidade fixa
Carol Dweck aponta que aqueles que exercem a mentalidade fixa acreditam que sua inteligência , personalidade e caráter são traços inerentes e estáticos. Eles partem da ideia de que tudo isso é determinado no nascimento e que não muda com o tempo. No máximo, ela se reafirma.
Essa premissa tem consequências importantes na forma de abordar a realidade e direcionar a existência. O mais decisivo é que acabam não buscando a mudança, ou a melhoria, como tal. Eles tendem a se concentrar em evitar o fracasso, em vez de promover seu progresso.
Portanto, se não conseguem algo nas primeiras tentativas, abandonam. Não perseveram, porque pensam que nunca conseguirão ultrapassar certos limites. Da mesma forma, rejeitam críticas e feedbacks, pois os assumem como uma reprovação e uma tentativa de minimizá-los. Tudo junto leva as pessoas de mentalidade fixa a rejeitar desafios.
A mentalidade de crescimento
Na mentalidade de crescimento, você tem uma ideia flexível de suas próprias habilidades e competências. Esses indivíduos assumem que o desenvolvimento é um processo contínuo e que o potencial individual é um território desconhecido, que é descoberto à medida que o aprendizado, o trabalho e a perseverança são introduzidos.
Todos os itens acima os motivam a querer progredir. Eles se esforçam para aumentar seu potencial e, portanto, não desistem facilmente diante de contratempos. Eles estão convencidos de que um erro ou falha não deve ser interpretado como um fato definitivo, mas como uma parte necessária em um processo sem fim.
Eles também estão abertos a novos desafios e não ficam paralisados pela incerteza. Eles não têm medo de falhar porque confiam mais no esforço pessoal do que em supostas habilidades inatas. Assim, estão sempre mais motivados a continuar trabalhando para alcançar o que buscam.
Uma crença definidora
A mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento são crenças que cada pessoa tem em relação à sua própria identidade e desempenho. São também decisões que, por diversos motivos, cada indivíduo toma. Obviamente, ambos estão associados à percepção de suficiência ou insuficiência que cada pessoa tem de si mesma.
Cada mentalidade se torna muito mais evidente em situações difíceis. É basicamente nessas conjunturas que cada um decide se escolhe uma mentalidade fixa e diz “não consigo” ou “não sou bom o suficiente para contornar esse obstáculo”; ou escolhe uma mentalidade de crescimento e aceite o desafio de enfrentar o problema e começar a buscar soluções.
A abordagem “eu posso” é típica da mentalidade de crescimento. Não significa que você tenha certeza de alcançar um bom resultado, mas parte da ideia de que é importante tentar e que, seja qual for o fruto do esforço, ainda contribuirá com algo positivo que inclui experiência e aprendizado.
Carol Dweck em seu livro observou que as crianças que recebem elogios como “bom trabalho, você é muito inteligente” tendem a desenvolver uma mentalidade mais fixa. Por outro lado, aquelas que são reconhecidas com frases como “bom trabalho, você fez um esforço maravilhoso”, tendem a desenvolver a mentalidade de crescimento. Então, a chave é destacar mais o trabalho do que o resultado.
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