A receita perfeita para o fracasso

A receita perfeita para o fracasso

Última atualização: 31 Julho, 2021

O fracasso ou o sucesso dependem de quantas vezes você tenta, e não das condições ao seu redor.

Aspectos como uma atitude ruim ou uma personalidade indiferente causam mais danos do que qualquer situação adversa que você enfrente.

Ao contrário do que você possa pensar, falhar é mais saudável do que parece. Isso permite que você aprenda lições que, de outra forma, não poderia assimilar.

“Minha grande preocupação não é que você tenha falhado, mas que esteja feliz com a derrota.”
-Abraham Lincoln-

Se você quiser fracassar, siga estas etapas:

Concentre-se nos pequenos desafios ao invés do problema geral

Muitas falhas decorrem desta etapa. Tendemos a acreditar que, olhando para a situação geral, podemos encontrar os passos certos para seguir em frente.

Quer você faça um curso de negócios ou sessões de terapia psicológica, os especialistas sempre lhe dirão para identificar o problema subjacente.

Ao analisar cada pequeno problema específico, você pode perder o foco, mas também será mais fácil obter o resultado esperado.

O fracasso não é uma derrota

Esqueça o planejamento se quiser alcançar o fracasso

“Para ter sucesso, o planejamento, por si só, não é suficiente. Também é preciso improvisar.”
-Isaac Asimov-

Uma vida improvisada lhe dará resultados inesperados. Algumas vezes você falhará e outras vezes será totalmente bem-sucedido.

Há pessoas que não conseguem passar um dia sem planejar até o último detalhe. O problema é que elas deixam pouco espaço para surpresas, aventuras e a descoberta de novos obstáculos.

Outras pessoas preferem deixar a agenda de lado e viver cada dia conforme ele se apresenta.

É claro que essas pessoas sempre enfrentarão contratempos, mas a chave é encontrar o ponto de equilíbrio para falhar nos assuntos que não o afetam em aspectos tão delicados.

Corra antes de andar

Quando ainda não se sentir confiante nas suas habilidades, dê o próximo passo e tente. Muitas pessoas vão lhe dizer que você vai errar de novo e de novo, e sabe de uma coisa? É verdade, mas você também terá muita experiência.

“A única possibilidade de descobrir os limites do possível é aventurar-se um pouco além deles, rumo ao impossível.”
-Arthur Clarke-

Você identificará cada um dos seus limites e poderá superá-los um a um.

Deixe o medo do fracasso dominar você

O medo o paralisará e o impedirá de agir. Isso o lembrará de que você é frágil e de que há coisas que você não pode fazer por falta de força, velocidade ou qualquer outra habilidade.

Sentir medo de vez em quando é saudável. Significa que você está saindo da sua zona de conforto, e o fracasso é comum nesse local.

Depois de perceber que está congelado e com medo de seguir em frente, é hora de dar o próximo passo.

Avance no vazio e aprenda a voar!

Supere o medo para não falhar

Encha-se de desculpas

“A razão humana pode encontrar uma desculpa para qualquer mal; por isso é tão importante não confiarmos nela.”
-Veronica Roth-

Culpar os outros é mais fácil do que reconhecer a sua responsabilidade. O problema é que esta é uma perspectiva que o coloca no papel de vítima e, ao aceitá-lo, você entrega o controle da sua vida a fatores externos.

As desculpas podem parecer boas por um tempo, mas depois irão machucá-lo. Isso fará com que você enfrente o fracasso nas áreas da sua vida que procura evitar.

Você precisa assumir total responsabilidade por quem você é, onde está e para onde deseja ir.

Não se interesse por nada

Se você não colocar a sua atenção em fazer as coisas certas, tudo vai dar errado.

A apatia pode afetar qualquer área da sua vida ou todas ao mesmo tempo. Quando você deixa que ela se instale, cria um portal permanente para o fracasso.

O pior da apatia é que ela se espalha. Se você permitir que isso aconteça em um aspecto da sua vida, ela lentamente assumirá o controle do resto.

Se você já está controlado pela apatia, quebre os maus hábitos fazendo algo novo todos os dias. No começo você não vai sentir vontade, mas deve se forçar a fazê-lo.

“O sucesso vai de fracasso em fracasso sem desespero”.
-Winston Churchill-

Embora nossa ideia de fracasso seja negativa, ele é necessário para avançar e crescer. Dê a si mesmo permissão para cometer os erros que acabei de mencionar e desafie-se a superá-los.

Pode interessar a você...
Paralisia da perfeição: quando o medo do fracasso nos paralisa
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Paralisia da perfeição: quando o medo do fracasso nos paralisa

A paralisia da perfeição define aquele estado em que se deseja atingir 200% do seu potencial e o que se consegue é ficar em 0%. Leia mais sobre iss...