Como é uma mente antidepressiva?

· agosto 14, 2016

A depressão é uma das condições de saúde mais difundidas e que afeta inúmeras pessoas, muitas das quais estão ao nosso redor, mas a mente antidepressiva não se deixa afetar por ela.

É um problema silencioso que, muitas vezes, não conseguimos distinguir por não se manifestar abertamente. Inclusive podemos criticar uma pessoa com depressão por apresentar um comportamento errático que nos irrita e nos confunde.

“A depressão é alimentada por feridas não curadas.”
-Penelope Sweet-

A depressão se manifesta às vezes por uma predisposição genética que faz com que ela se desenvolva sem que possamos evitá-la. É muito possível que, se seus pais sofreram de depressão, você ou seus filhos possam ter uma chance maior de desenvolvê-la.

No entanto, há certas pessoas que têm mentes antidepressivas. Pessoas que não sabem o que é se sentir triste sem saber por quê, nem sentir que não se pode levantar da cama e realizar as tarefas do dia.

A mente antidepressiva: quando você não sabe o que é a depressão

Quando você não conhece a depressão, sua vida é muito mais feliz e positiva. As mudanças de humor não fazem parte de você, você desconhece o que é ter uma queda de energia e não poder sair de casa por estar triste e deprimido.

As pessoas com uma mente antidepressiva sabem perfeitamente o que é ser positivo. Ainda que também passem por suas próprias experiências negativas, seu caminho não apresenta baques. É um andar contínuo rumo ao futuro sempre, aconteça o que acontecer.

cafe-da-manha-feliz-mente-antidepressiva

Elas também possuem um humor estável. Não mudam da alegria para a tristeza em apenas alguns minutos. Para isso, precisam de um estímulo mais forte ou de uma circunstância inesperada que as pegue de surpresa. Uma situação mínima não afeta seu estado de ânimo como aconteceria no caso das pessoas depressivas.

Também são pessoas muito seguras. As pessoas depressivas possuem diversas inseguranças, dores acumuladas e tristezas guardadas que cedo ou tarde afloram. No entanto, as pessoas antidepressivas não sabem o que é isso.

Uma mente antidepressiva não consegue entender como é possível viver em um mundo cheio de escuridão.

Elas sabem perfeitamente quais são suas fraquezas e suas forças. Os comentários que podem fazer mal não as ferem como ocorre com as pessoas depressivas.

Além disso, as pessoas antidepressivas não entendem como alguém pode querer tirar a sua própria vida ou machucar a si mesmo. Para elas isso é algo totalmente improvável, algo que em nenhum momento classificariam como uma opção válida.

Os erros são parte do meu crescimento

As pessoas com a mente antidepressiva sabem perfeitamente que os erros as ajudam a crescer, que são uma parte fundamental para aprender e progredir na vida.

Errar é fundamental, cometer erros é importante. Se isso não acontece na sua vida é porque você não está fazendo nada, portanto sua vida não avança, fica estacionada.

Uma pessoa depressiva poderia aplicar estes conselhos? Sim, mas será difícil se controlar quando a tristeza surgir e deixá-la em casa sem vontade de sair.

mulher-feliz-mente-antidepressiva

Uma mente depressiva não é igual a uma antidepressiva, ainda que com força de vontade seja possível fazer com que os momentos próprios da depressão ocorram de forma mais esporádica.

Se você quer alimentar uma mente antidepressiva, deve ter em conta certos aspectos que toda mente antidepressiva sabe e fomenta:

  • Fale consigo mesmo sempre de forma positiva, nunca negativa.
  • Abra a sua mente. As pessoas depressivas tendem a se fechar, a ser rígidos e ter crenças equivocadas. Mude a sua mentalidade e enfrente a depressão. Seja flexível.
  • Crie relações sociais positivas, rodeie-se de pessoas positivas. É impossível se dar bem com todo mundo, mas certamente você se dará bem com muita gente.
  • Viva sua vida com paixão e energia.

Estes conselhos ajudarão a lidar com a depressão e transformar a sua mentalidade em uma mentalidade antidepressiva. Ainda que você nunca possa eliminá-la por completo, porque sua mente está predisposta a ser depressiva, ao menos você poderá lutar contra ela e tentar evitar muitos dos sintomas que o afetam.

Ser positivo e viver com paixão são dois dos princípios para enfrentar a depressão.

Se você é uma pessoa com uma mente antidepressiva, que bom! Você será um modelo a seguir para todos aqueles que lidam todos os dias com a terrível depressão. Um problema grave que ninguém escolhe ter.