Por que as mulheres sentem atração por homens com barba?

Por que as mulheres sentem atração por homens com barba?

20, março 2017 em Curiosidades 6660 Compartilhados
Por que sentimos atração por homens com barba

Não tem a ver com a moda e nem com estilos masculinos. Falamos do fato de que as mulheres gostam dos homens com barba. Por quê? Muitas das nossas escolhas conjugais acontecem em função da nossa necessidade de nos perpetuarmos como espécie através do tempo. É uma lei à qual aparentemente, como o resto dos seres vivos, respondemos naturalmente. Desta forma, uma das hipóteses que tem mais força é que a barba poderia ser um sinal de boa genética e, portanto, preferível.

Obviamente, depois os homens e as mulheres adicionam outros ingredientes à equação de preferência. Contudo, não deixa de ser curioso que esta característica estética seja um elemento atraente para as mulheres no rosto dos homens. A seguir, explicamos isto melhor!

Atração pela barba: pogonofilia

Talvez você não se lembre desta palavra quando terminar de ler este artigo, mas talvez você se sinta identificada com ela. A pogonofilia é a atração seletiva pelos homens que têm barba. Alguns podem dizer que se trata de uma tendência dos últimos anos e que por essa razão os atores, modelos e músicos decidiram não se barbear mais ou usar uma “sombra” de vários dias no rosto.

casal-homem-com-barba

Contudo, não é menos verdade que há centenas de anos, a barba – ou a possibilidade de tê-la – é um dos sinais externos que diferenciam os homens das crianças. De fato, a maioria dos homens com barba parecem um pouco mais velhos. Inclusive, se olharmos a mitologia iremos perceber que muitos deuses também faziam uso dela.

Já em tempos mais modernos, apareceram nas agências de publicidade e a imagem do homem-barbudo-símbolo sexual não parou de crescer. A pogonofilia está na sua máxima expressão. De fato, muitos homens atualmente se mimetizaram dentro do estereótipo da mulher que passa horas na frente do espelho e fazem o próprio retoque, aparando a sua barba.

O que a barba diz sobre você mesmo?

A forma como nos enxergamos pode indicar muito sobre nós mesmos. Talvez você não esteja usando barba para ser confundido com um ator de Hollywood, mas sim porque gosta e considera que lhe cai bem. No entanto, o pelo no seu rosto pode gerar sensações de todo tipo naqueles que o cercam.

Não apenas para as mulheres, mas também para o resto dos homens. Por exemplo, no mundo dos negócios é provável que um executivo que use uma barba cuidada seja considerado mais profissional que aquele com “cara de bebê”, já que transmite experiência, habilidade e disciplina para cuidar da sua imagem. Especialmente quando o executivo é jovem, a barba pode ajudá-lo.

A barba é, por sua vez, um símbolo de masculinidade, algo com o que o homem conta e que a mulher não tem. Elas são atraídas por isso mas não podem compreendê-lo. Você sabia que se o pelo cresce rápido é porque estão sendo produzidos mais hormônios masculinos (testosterona)? Além disso, dá um status de “maturidade” porque permite aparentar mais experiência.

As reações à barba são tão diversas que para algumas mulheres ela até provoca intimidação ou medo porque a mandíbula parece mais larga, mas ao mesmo tempo desperta curiosidade e desejo.

O pelo facial está relacionado com a força, a vitalidade e a proteção. Por mais que muitas moças neguem, procuram um homem que cuide delas diante dos perigos, como acontece nos filmes e histórias de amor.

Símbolo de experiência e sabedoria

A imagem masculina, assim como a feminina, evolui com o passar dos anos. Antigamente a barba dos homens era um símbolo de rudeza, de homem forte e trabalhador que não dispunha de tempo para uma minúcia como a de polir o seu visual. Também é um sinal de inteligência: o fato de Gandalf, em ‘Senhor dos Anéis’ ter uma longa barba branca não é coincidência.

gandalf-barba

Poderíamos dizer que a barba que muitos homens usam atualmente é uma versão 2.0 daquela barba antiga. Atualmente elas podem ser curtas, homogêneas no corte e cheias, de forma que parecem mais uma pincelada do que um conjunto de pelos colocados de forma aleatória.

Esse tipo de barba não apenas fala de homens que prestam atenção ao seu cuidado pessoal, mas também fala daqueles que têm certa habilidade para fazê-la ou o dinheiro suficiente para pagar alguém por tal tarefa. Dois pontos positivos que se somam à valorização de qualquer potencial companheiro.

Se recorrermos à literatura, encontraremos uma pesquisa da Universidade de Gales, publicada na revista Evolution & Human Behaviour, que confirma que a barba é uma característica da aparência física que a maioria das mulheres gosta.

Na pesquisa participaram 351 mulheres, as quais viram 4 fotografias de 177 homens heterossexuais. Em cada uma dessas imagens os homens apareciam com diferentes níveis de barba: sem barba, barba de cinco dias, outra de dez dias, e na última com uma barba de muitos dias.

Barnaby J. Dixon e Robin C. responsáveis pela pesquisa, estudaram as reações das mulheres diante das diferentes fotografias e concluíram que “um nível intermediário de barba, de uns dez dias, é mais atraente”. Também chegaram à conclusão de que um homem com uma barba muito cheia era menos atraente, mas que, contudo, poderiam ser percebidos como “melhores pais”, pois a barba oferecia uma imagem de um homem “protetor da sua família“.

A pesquisa chega até aí, já que os pesquisadores não sugerem uma hipótese única que pudesse dar lugar a estes resultados. A hipótese evolutiva talvez seja uma das que faz mais sentido, mas não é menos verdade que as provas que a amparam neste caso são inexistentes. Então, perguntamos a você, apreciado leitor, por que você acha que as mulheres gostam mais dos homens com barba?