Não deixe algo escapar por medo!
“Se você não percebe o que vale e vai deixando escapar o que você mais queria, a vida se torna uma idiotice…” Pois é, as músicas e a sabedoria popular estão cheias de grandes verdades e uma delas é que às vezes o medo nos paralisa.
Mudar a zona de conforto, mesmo que não estejamos felizes com ela, dá trabalho e dá medo. Você se acostumou a esta sensação e arriscar-se é assustador. Mas você não pensou que talvez, do outro lado das montanhas, possa haver uma paisagem melhor e mais bonita, com mais luz e cores, diferente, lhe esperando.
Pode ser um novo trabalho, um novo amor que o ame como você merece, uma mudança de país ou de cidade que ofereça as oportunidades que você levou a vida toda esperando…
Não deixe algo escapar por medo se você realmente acha que vale a pena. A vida é como uma roleta russa que se encarregará de distribuir a sorte, mas nunca se arrependa do que você fez e sim do que você não fez.
Aumente o volume do vídeo, dance e ria do seu medo!
Quando você tomar essas decisões importantes, cruciais na sua vida, a simples satisfação de ter superado esse medo que você tinha do desconhecido o fará crescer como pessoa, você se sentirá muito melhor e sentirá a sua autoestima como uma bexiga que se encheu pela alegria de ter conseguido.
Lembre-se de quando você era apenas uma criança e tinha medo de começar a nadar, a andar de bicicleta, do seu primeiro dia de aula… ou quando você se perguntava como seria o seu primeiro beijo e isso lhe assustava, se teria tamanho para o time de futebol… Aposto que você se arriscou e fez tudo isso, com certeza se sentiu muito melhor, não é mesmo?
Pois agora pense que é a mesma coisa, que o medo está apenas na sua cabeça, que você é muitas vezes o seu pior inimigo… Você e os obstáculos que você estabeleceu, muitas vezes maiores do que realmente são… porque adoramos contar histórias cheias de medo e terror, vergonha e orgulho… mas, não o deixe escapar!
Não deixe o amor ir embora se chegar, não deixe um emprego novo por medo de não estar à altura… Respire fundo, olhe-se no espelho, sorria e continue… não o deixe escapar!
Se você parar para pensar, a vida na verdade não tem tantos segredos, mas é preciso estar disposto a descobri-los.
E muitas vezes, se a vida tem sentido é por essas maravilhosas oportunidades que aparecem de surpresa, e que nos renovam como o melhor dos “liftings“, mas é um “lifting para a alma”, portanto vá em frente…
“O amor afasta o medo e, reciprocamente, o medo afasta o amor. E não apenas ao amor o medo expulsa; mas também à inteligência, à bondade, a todo pensamento de beleza e verdade, e fica apenas o desespero mudo; e no fim, o medo chega a expulsar do homem a própria humanidade.”
(Aldous Huxley)
Como vencer o medo?
O medo é algo natural no ser humano; medo do fracasso, medo da rejeição, medo da mudança… mas quando é desmedido e paralisa, então é preciso enfrentá-lo. E como fazê-lo?
1. Aceite que você tem medo, não há nada de ruim nisso, é o primeiro passo para conhecê-lo e enfrentá-lo.
2. Identifique bem o seu medo. O que é que o assusta?
3. Pense no que pode ser o pior a acontecer se as coisas não saírem do jeito que você espera, e em como você solucionaria a situação. Por exemplo: “Se eu mudar de trabalho e não der certo, quantos meses de reserva financeira eu tenho? No que poderia trabalhar até conseguir encontrar algo estável?”
“Não é valente quem não tem medo, e sim quem sabe enfrentá-lo”
(Nelson Mandela)