Se não está sob o nosso controle, não pode nos ferir!

· setembro 20, 2016

Se não está sob o nosso controle, não pode nos ferir!” Esta frase mudou minha forma de ver a vida. Eu a li no livro “A Arte de Viver”, um livro fantástico que fala sobre os ensinamentos do filósofo Epiteto. Essa citação teve grande valor quando a li pois, em geral, nos cobramos bastante, e quando ficamos frustrados é por algo que não estava sob o nosso controle.

Ações sobre nosso controle

Como assim sob o nosso controle?

Ser uma pessoa boa, estudar com afinco, dedicar-se ao trabalho, tratar as pessoas com educação… são coisas que estão sob nosso controle. Dependem unicamente de nós. Podemos e devemos dar o máximo e evoluir cada vez mais para ser como queremos ser. Porém, fazer as pessoas gostarem da gente, ser o melhor aluno da turma, receber o título de funcionário do mês… são coisas que não estão sob o nosso controle. Essas coisas não devem nos ferir, não devem ser o diferencial para sermos felizes. Temos que trabalhar para nosso PRÓPRIO MÉRITO. Quem deve ficar orgulhoso do que fez somos nós mesmos, e não os outros.

Explicando um pouco melhor, sob o nosso controle estão nossas opiniões, desejos, o que gostamos e o que não gostamos, nosso sonhos. Podemos escolher o que queremos para nossas vidas e como queremos nos comportar diante da vida. Por outro lado, não podemos escolher fatores externos como nosso tipo de corpo, se nascemos ricos, a maneira como os outros nos veem e nossa posição na sociedade. Essas coisas não dependem de nós!

Você pode ser uma pessoa educada, esforçada e feliz. E podem (e vão) existir pessoas que não irão gostar de você. Talvez quanto mais “legal” você for, mais a pessoa irá sentir repulsa por você. Ok, é fator externo. Mas cabe a você deixar isso ferir ou não seu coração. Se você quer e faz todo o possível para ser educado, esforçado e feliz, é isso que importa realmente.

sob controle da vida

No momento em que você pensa que pode ter domínio sobre os fatores externos, ou tenta assumir questões de outras pessoas que não são suas, você se torna uma pessoa frustrada. Você estará buscando reconhecimento, alegria e prazer no lugar errado.

Veja bem, isso tem a ver com a relação que você tem consigo mesmo. Você precisa se estudar e decidir como você realmente gostaria de ser. E então, fazer tudo que estiver ao seu alcance para ser, mudar e sentir orgulho de si mesmo. Isso tem a ver com amor próprio. E tendo amor próprio, com certeza seremos pessoas melhores para nós, para os outros e para o mundo.

A partir de agora, sempre que se sentir triste por alguma situação, verifique se era algo que estava sob o seu controle.

E o mais importante: o que está sob o seu controle é a reação diante dos fatos. A reação é mais importante do que os acontecimentos. A maneira como você reage diante dos acontecimentos é de total responsabilidade sua. Você quer ser uma pessoa positiva, que vê a vida com bons olhos e que aproveita os acontecimentos sempre buscando novas oportunidades? Então… seja!

Quando realmente aprendemos a não nos importarmos com o que não está sob o nosso controle, e não fazer as coisas apenas pensando em quem está nos observando, quando descobrimos que não existe mérito indireto, e que o que vale mesmo é nosso próprio reconhecimento, nos tornamos pessoas que não falam mal do próximo, pessoas felizes e realizadas, e encontramos entusiasmo pela vida. Pois nosso trabalho trará alegria para nosso próprio coração!

Muita paz, e boas energias a todos.