O ego distorce a realidade – A mente é maravilhosa

O ego distorce a realidade

fevereiro 10, 2015 em Emoções 218 Compartilhados

Uma pessoa com problema de “ego” costuma ser desagradável, egoísta, maliciosa, destrutiva e tende a julgar de maneira negativa os demais.

O ego precisa mostrar continuamente uma boa imagem para a sociedade, afinal, ele não é nada humilde. É como uma ilusão, uma fantasia que coloca a pessoa acima dos demais. A opinião que tem sobre si mesmo é distorcida, o verdadeiro “eu” se afasta e conhecer a si mesmo se torna complicado.

As pessoas que vivem enganadas pelo ego acreditam ser superiores e não veem a realidade. É um erro de pensamento, que tenta fazer uma apresentação de como você gostaria de ser ao invés de se apresentar como realmente é. É uma máscara social, um papel que nos afasta cada vez mais do que somos na realidade.

Essa máscara precisa de bajulação, da aprovação dos demais, precisa ter o controle das situações e das pessoas, quer ter o poder porque no fundo, sente medo e precisa mostrar ser superior para dissimular seu verdadeiro sentimento de inferioridade. O ego é como um personagem que se cria e se afasta da simplicidade. É caracterizado pela complicação, por uma falsa autoestima que precisa se projetar para que ninguém veja a enorme insegurança que se esconde no interior.

E se o ego me dominar, o que acontece?

Você não irá arriscar muito por medo de fracassar, ficará na zona de conforto e na rotina, que alimenta seu falso “eu” com bajulações e aceitação alheia. O terreno conhecido será seu habitat, só viverá onde te aceitarem. Não vai querer arriscar situações desconhecidas por medo de ser desaprovado ou criticado. Uma pessoa que tem uma autoestima verdadeira não tem medo de explorar o desconhecido. Isso porque as desaprovações dos demais são aceitas e não a incomodam. São oportunidades para aprender sem diminuir seu valor pessoal.

E o que acontece se não alimentarmos o ego?

Quando o ego não é alimentado pelos outros, a pessoa se sente mal e pode ter que lidar com uma infinidade de emoções negativas, como timidez, raiva, pena de si e medo. Então, perceberemos que tudo se tratava de uma falsa segurança disfarçada.

Quando a pessoa não aceita receber críticas e não reconhece a si mesma, a máscara cai, e podemos perceber que não somos quem pensávamos ser. Segundo o ego, sua identidade depende do que as pessoas pensam sobre você, por isso é tão importante não deixar que o ego domine sua vida. Caso isso aconteça, você será como uma folha que se move com a força do vento, baseado no que recebe da sociedade.

Como podemos dominar o ego e deixar nossa essência verdadeira aparecer?

O ego se desenvolve em forma de proteção. Normalmente nos deixamos dominar por ele porque, dessa forma, nos sentimos mais seguros contra qualquer ataque. A voz do ego nos confunde e nos afasta do nosso verdadeiro ser, impede que sintamos as coisas de coração e as mais puras das emoções. É importante que seja capaz de entender que todas as necessidades de aceitação exterior não passam de ilusões e fantasias criados pelo seu ego.

Você não precisa de nada disso para ser feliz, a única coisa que precisa é que esteja submergido na simplicidade e humildade. Não queira ser mais do que é, nem acredite ser menos, porque no fim das contas, somos todos iguais. Nossa essência interior não é tão complicada assim, trate de eliminar a culpa, as exigências, o perfeccionismo, a necessidade de ganhar ou de ter razão e a avareza de sua vida. Aproveite as pequenas coisas, aprecie a beleza da vida, se satisfaça com vontades pessoais (diversão ao praticar hobbies, cuidados pessoais, amor a si mesmo, compras de pequenos caprichos).

Ao final, nos damos conta de que o ser humano não é tão complicado, que se deixarmos de lado os pensamentos, somos seres simples que só desejam aproveitar a existência de uma boa companhia. Deixe que o amor flua naturalmente, aceite-se como você realmente é e divirta-se muito. Escute sua essência interior relaxando. Temos dentro de nós uma pessoa que vale muito a pena, não deixe que o ego te engane e mostre o pior de você.

Recomendados para você