Os benefícios da solidão – A mente é maravilhosa

Os benefícios da solidão

7, março 2015 em Emoções 2685 Compartilhados

Os seres humanos são animais sociais por natureza. Desde o momento do nascimento, já nos vemos obrigados a interagir com os demais para, dessa forma, assegurar nossa existência e sobrevivência. Por exemplo, o fato de chorar é inato e serve para pedir comida, atenção ou indicar que algo está acontecendo com o bebê. Com o tempo, esse ato vai se transformando numa série de diferentes sons, até que, finalmente, estes sons se tornam nosso idioma materno; aprendido simplesmente por escutá-lo dos demais.

Quando chegamos à adolescência e à puberdade, é comum querer fazer parte de um grupo, para assim, não ficarmos excluídos. No entanto, embora quase todas as pessoas se relacionem com outras, também é preciso saber estar sozinho quando for necessário. Ou seja, desfrutar da solidão também pode trazer grandes benefícios, como os descritos abaixo.

Aproveite a solidão para cuidar de si mesmo

Muita gente julga os momentos de solidão (como ao término de um relacionamento, por exemplo) como uma situação de desânimo, tratando de procurar o mais rápido possível alguém que possa preencher o vazio emocional que está sentindo. Então, já que você sabe que vai ficar sozinho por um tempo, por que não tenta se adaptar à situação o mais rápido possível? Uma boa forma para conseguir se adaptar é descobrir novos hobbies, interagir culturalmente com algo que te agrade, ou simplesmente retomar velhas amizades. Lembre-se de que a solidão também proporciona muita liberdade. Sendo assim, você pode utilizá-la para o seu próprio benefício.

Um momento para a introspecção

Socializar com os demais é muito bom, fazer amigos sempre que possível, também. Mas ter um tempo para si mesmo é uma forma de se desconectar do estresse diário, impedindo que novos problemas apareçam. Após um dia de intensa diversão, tente fazer o seguinte ao chegar em casa: pare por um momento e faça as seguintes perguntas para si mesmo:  “Estou satisfeito com o que faço na minha vida?”,  “O que posso mudar em mim mesmo?”, “Quais são meus objetivos a curto e a longo prazo?”. Estas são perguntas muito profundas e que, querendo ou não, precisam ser feitas de vez em quando.

Você irá amadurecer como pessoa

A verdade é que a solidão faz a pessoa amadurecer. E, com ela, o que você pode fazer é dar a devida atenção a qualquer problema que venha em mente. Dessa forma, você poderá conhecer a raiz do problema e, assim, solucioná-lo com seus próprios meios, sem depender de ninguém para isso.  E o que vai conseguir com isso? Você irá se tornar uma pessoa muito mais independente, emocionalmente forte e com uma maior autoestima.

Como você pôde ver, a solidão pode trazer muitos benefícios. É importante saber aproveitar este momento de nossas vidas (seja ele motivado por o que quer que seja), para “mimar” um pouco a nós mesmos. E o mais importante, não cair no sofrimento ou na depressão.

Créditos da imagem: Gullydj

Recomendados para você