Os incríveis efeitos da música

Os incríveis efeitos da música

Última atualização: 07 junho, 2015

Você consegue imaginar um mundo sem música, um mundo sem ritmo? As pessoas sempre ouviram música. Contudo, em pleno século XXI, o ritmo de vida que levamos nos obriga, com frequência, a deixá-la de lado. Desculpas: Não podemos perder tempo com isso, seria mais um transtorno a se intrometer em nossos afazeres diários… Isso é um erro enorme, e sabe por quê? Em resumo, você está combatendo fogo com fogo.

Como o estresse nos afeta?

Acontece que quando estamos estressados, o nosso organismo segrega altas quantidades dos hormônios do estresse, entre elas, o cortisol. Diferentes estudos mostraram que altos níveis de cortisol afetam negativamente a nossa produtividade e o nosso sistema imunológico, reduzindo as nossas defesas. Contudo, entre as várias formas que temos de reduzir esses níveis de cortisol, a pesquisa encontrou uma muito simples e acessível a qualquer um: a música.

Quais os benefícios da música?

Está comprovado que a música tem um efeito relaxante, especialmente a música lenta e/ ou a clássica. Portanto, ela se constitui em uma ferramenta eficaz no controle do estresse, a ponto de ter sido utilizada na psicoterapia com pacientes com altos nível de ansiedade.

Sendo assim, o primeiro grande efeito da música está claro: reduzir nossos níveis de estresse, o que aumenta a nossa produtividade e nos faz mais fortes, incrementando as nossas defesas e nos livrando de doenças inesperadas. Isso não lhe ajuda a tirar maior proveito do seu dia?

Recapitulando, quando você evita ouvir música porque “está sem tempo” e “só se estressaria ainda mais”, você está rejeitando algo que o ajudaria a reduzir o estresse.

Ainda não se convenceu? Pois aqui há uma série de outras razões pelas quais você deveria reconsiderar a sua postura e dedicar tempo à música:

1. A música aumenta a autoestima e ajuda a superar o estado de depressão.
2. A música ajuda a distrair e a explorar emoções quando estamos ofuscados.
3. A música favorece o bom humor.
4. A música ajuda na redução da dor naquelas pessoas com dor crônica.
5. A música estimula a criatividade e a imaginação.

Isso exposto, se você realmente tem uma agenda muito apertada e não quer perder tempo escutando música, por que você não coloca musica enquanto está dirigindo, enquanto faz exercício, enquanto leva o seu cachorro para passear, ou enquanto toma banho? Você continuará fazendo o mesmo que antes, mas ao mesmo tempo conseguirá reduzir o seu nível de estresse e se libertar das tensões. Com isso, será mais produtivo durante o resto do dia; tudo isso apenas apertando o botão “ON”.

Imagem cortesia de Maridav


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.