O que os posts do Facebook dizem sobre a sua personalidade

O que os seus posts do Facebook dizem sobre a sua personalidade

8, setembro 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados
facebook

Por que algumas pessoas postam atualizações de status do Facebook e descrevem histórias pessoais engraçadas, enquanto outras postam atualizações que declaram amor a um parceiro, expressam opiniões políticas, ou contam detalhes do jantar de ontem à noite?

Desde o início do Facebook, em 2004, as atualizações de status têm sido um dos recursos favoritos dos usuários. Elas permitem que os usuários compartilhem seus pensamentos, sentimentos e atividades com os amigos, que têm a oportunidade de “curtir”, compartilhar e comentar. Bem, eu imagino que você já saiba disso, então vamos seguir ao que interessa.

Apesar do papel central das atualizações de status do Facebook, poucos estudos examinaram os fatores preditivos dos temas que as pessoas escolhem para postar em suas atualizações. Um estudo deu um passo a frente nessa direção, examinando os traços de personalidade associados com a frequência das atualizações em torno de grandes temas:

  1. Atividades sociais e da vida diária,
  2. Atividades intelectuais,
  3. Conquistas, dieta / exercício,
  4. Relacionamentos significativos.

Também foi examinado se essas associações foram mediadas por algumas das razões para o uso de Facebook, tais como a necessidade de validação (busca por atenção e aceitação), auto expressão (a divulgação de opiniões pessoais, histórias e reclamações), comunicação (necessidade de se expressar livremente e de manter um diálogo com os outros usuários) e troca de informações impessoais (por exemplo, divulgação de eventos atuais).

Um segundo objetivo deste estudo foi examinar se as pessoas que atualizam seus status com mais frequência sobre determinados temas recebem um maior número de curtidas e comentários em suas atualizações.

Aqueles que conseguem isto podem experimentar os benefícios da inclusão social, ao passo que aqueles que não conseguem desenvolvem um sentimento de não pertencimento e uma autoestima vacilante.

posts no facebook e a personalidade

Posts narcisistas

As pessoas que habitualmente postam no mural do Facebook sobre suas dietas, exercícios e realizações pessoais, são as pessoas com maior probabilidade de serem narcisistas, de acordo com este novo estudo. Por outro lado, vangloriar-se de realizações pessoais parece atrair mais a atenção dos nossos “amigos virtuais”.

Para o indivíduo, a exposição narcisista no Facebook vale a pena, já que eles recebem mais curtidas e comentários em suas atualizações de status.

Embora os resultados sugiram que os seus amigos do Facebook gentilmente oferecem apoio a este tipo de postagem, secretamente, muitos usuários são avessos a tais exibições egoístas.

Postagens de baixa autoestima

O estudo também descobriu que as pessoas que postam atualizações sobre o namoro atual são mais propensas a terem baixa autoestima.

Mais associações entre a personalidade e uso do Facebook

O estudo revelou ainda mais sobre as relações entre a personalidade e uso de Facebook:

  • As pessoas que são mais conscientes e têm filhos tendem a escrever mais atualizações sobre os filhos.
  • Pessoas com uma inclinação extrovertida atualizam com mais frequência sobre suas atividades sociais e da vida cotidiana.
  • Inquietos e ansiosos, que querem se comunicar a todo o custo, são mais propensos a atualizar o status sobre assuntos intelectuais, em consonância com o uso do Facebook para compartilhar informações.

Por que os usuários escrevem em seus murais?

O fato de que as atualizações de status do Facebook refletem traços de personalidade das pessoas pode, ou não, ser considerado uma surpresa.

No entanto, é importante entender por que as pessoas escrevem sobre determinados temas no Facebook, e porque suas atualizações podem ser diferencialmente recompensadas com curtidas e comentários. As pessoas que recebem mais curtidas e comentários em seus posts tendem a se sentir queridos, enquanto os que não recebem nenhum podem se sentir condenados ao ostracismo.

Resultados encontrados nas pesquisas

– Foram examinados preditores de personalidade do Facebook através de atualização de status e temas.

– Os extrovertidos atualizam com mais frequência sobre suas atividades sociais.

– Abrir-se socialmente está positivamente associado com a atualização sobre assuntos intelectuais.

– A autoestima se associa negativamente com a atualização sobre temas românticos.

– Pessoas com tendências narcisistas atualizam com mais frequência sobre suas realizações, dietas e exercícios.

Duas notas interessantes para terminar este artigo. Por um lado, a publicidade é cada vez mais focada não apenas nas páginas que você visitou, mas também no que você compartilha em suas redes sociais. É uma vitrine maravilhosa para as marcas que buscam otimizar as informações que compartilhamos.

Por outro lado, outro estudo piloto planta a ideia de que no futuro, quando uma pessoa falecer, de alguma forma poderemos continuar a nos comunicar com ela através das informações que ela compartilhou anteriormente. Graças a algoritmos, o uso dessas informações permitirão que o aplicativo crie um perfil que se comunicará de modo muito parecido com a maneira que o falecido fazia. Você já imaginou isto? Como assimilaríamos tal fato?

Recomendados para você