Para quase tudo há receita - A Mente é Maravilhosa

Para quase tudo há receita

Valéria Sílvia Pires 29, abril 2017 em Emoções 164 Compartilhados
Para quase tudo há receita

A vida não tem receita permanente. Não tem fácil nem difícil. Nada é absoluto nem definitivo. A vida está repleta de exceções. Modificamo-nos um pouco todos os dias, estamos em constante transformação. O que era bom ontem, hoje não é mais, amanhã, quem sabe? O grande desafio é ser feliz…

Há receita para quase tudo: bolo de cenoura com cobertura de chocolate, doce de leite, torta de abacaxi, tricô, medicação… Existe uma variedade delas. Porém, nunca vi receita para ensinar a viver e ser feliz. Não, não há, pois cada um tem sua própria fórmula e a descobre vivendo e experimentando… Alguns, no entanto, não a descobrem e passam a vida a procurando.

Da mesma forma, não há receita para criar e educar nossos filhos, pois, como bem disse uma querida amiga, “ter filhos é conviver o tempo todo com os imprevistos“. Sabemos, sim, que nos exige muito trabalho, dedicação, amor e, principalmente, muitos bons exemplos para que eles possam se espelhar e ter uma referência. Desse modo, temos a mínima possibilidade de acertar. Todavia, mesmo fazendo tudo isso, ainda corremos o risco de não ser bem-sucedidos na missão. Podemos ter êxito, mas também fracassar, visto que há sempre fatores externos que podem atuar e mudar a direção ou a situação da vida de um filho. O pior é quando tomamos consciência disto: não os controlamos.

receita para dar certo

Tentamos passar a nossos filhos o que sabemos. Extraímos esse conhecimento do que temos de melhor em nós ─ os princípios sólidos que nos foram passados e ensinados por nossos pais e que adquirimos à medida que fomos sendo expostos à vida e às pessoas. Mas, ainda assim, não há certeza de sucesso nessa empreitada. Não podemos desconsiderar algumas improbabilidades e incertezas durante o trajeto. Muitas vezes atropelamos algo e, quando percebemos, fizemos bobagem, mas tudo faz parte de nosso aprendizado. Ainda que a gente leia, se informe, converse, o risco de errar existe. Contudo, quando procuramos dar o nosso melhor, sempre teremos aquela sensação de que fizemos o que sabíamos, conhecíamos e podíamos no momento.

É sabido que, ao longo da vida, nos deparamos com várias situações com as quais nem sempre estamos prontos para lidar. Melhor dizendo, penso que não estamos prontos para nada. Acredito, sim, que é a vida que nos dá a receita e nos fornece os ingredientes todos os dias, e é ela que nos prepara no momento em que as situações são apresentadas a nós. Uma vez expostos a estas, ficamos prontos e preparados e, assim, seguimos nosso percurso, passando pelos desafios que precisamos enfrentar, alguns escolhidos e outros atraídos aleatória ou inconscientemente por nós.

receita para criar os filhos

Com a chegada da maturidade, começamos a fazer um balanço de nossas experiências, a repensar e avaliar nossas atitudes e nossa trajetória. Com isso, aprimoramos nossa receita pessoal de vida. Tal roteiro vai ficando mais exigente, mais seletivo e mais primoroso… Também selecionamos nossas atitudes, procuramos não agir de maneira intempestiva e passamos a tomar mais cuidado com nossas falas e com nossas ações em relação às pessoas. Ouvimos e observamos mais do que falamos, pois esse comportamento costuma ser mais sábio e prudente. Consequentemente, passamos a tomar algumas decisões diferentes e a olhar de maneira diversa para as antigas; assim, passamos a caminhar com mais tranquilidade e leveza, ficamos em paz com nossos fantasmas.

Acredito ser essa a verdadeira chave: a possibilidade de nos reinventarmos o tempo todo, a todo momento. Com isso, descobrimos o real significado da vida e nos surpreendemos com a nova pessoa que desponta em nós todos os dias. A vida é generosa e sempre nos propicia renovação. Novos sonhos e novos desejos vão surgindo à proporção que vamos traçando novos caminhos e ficamos atentos. Parece que nos encontramos em uma nova excursão para o futuro, pois, embora estejamos no mesmo caminho e sejamos os mesmos antigos passageiros, nos transformamos e passamos a perceber nosso mundo com outros olhos. Penso que aí reside uma possível receita para viver.

Valéria Sílvia Pires

Valéria Sílvia Pires, natural de Itaí, São Paulo, mãe de duas filhas, Advogada e observadora das pessoas e das situações do cotidiano. Autora do Livro: Um pouco de tudo - Editora Garcia - www.editoragarcia.com.br. ou na www.livrariacultura.com.br. Tem uma

Ver perfil »
Recomendados para você