Personalidade tipo B: características principais

março 29, 2019
Você sabia que existem vários tipos de personalidade? Descubra o que é a personalidade tipo B e como é esse tipo de pessoa.

A personalidade é o conjunto de características que nos distinguem como seres humanos e que, além disso, preveem de alguma maneira nossos comportamentos e atitudes. Neste artigo falaremos sobre a personalidade tipo B.

Existem várias abordagens e teorias para explicar a personalidade, mas quase todas se dedicam a estabelecer diferentes tipologias. No entanto, isso não quer dizer que pertençamos 100% a uma categoria específica, visto que o normal é que cada um de nós apresente características pertencentes a diferentes tipos.

Neste artigo, vamos nos focar na classificação desenvolvida pelos cardiologistas Rosenman e Friedman para explicar a personalidade tipo B. 

“A variedade de personalidades individuais é a maior riqueza do mundo”.
– Julian Huxley –

Características da personalidade tipo B

A personalidade tipo B, que se apresenta como a mais saudável e a mais comum, é um padrão que se caracteriza pela sua flexibilidade e docilidade. São pessoas tranquilas, sossegadas, empáticas, assertivas, abertas às relações sociais e com tendência ao bem-estar emocional. Também se caracterizam por serem conscientes de suas limitações e não apresentarem hostilidade.

Descontraídas

As pessoas tipo B são sossegadas e calmas, ou seja, não se alteram com facilidade, pois apresentam baixos níveis de impulsividade e altos níveis de autocontrole.

Seu estilo comunicativo é assertivo: expressam suas opiniões e sentimentos, tanto positivos como negativos, de forma adequada, respeitosa e não agressiva.

Mulher serena de olhos fechados

Tranquilas

É raro ver pessoas do tipo B apressadas, visto que desfrutam do que fazem e agem com calma. Elas levam uma vida tranquila e regular. Se se atrasam, encaram a situação com calma e não se estressam. Elas se sentem confortáveis ao se concentrar somente em uma ideia ou atividade e, frequentemente, param para avaliar suas conquistas e analisar suas atividades.

Costumam dormir tarde e participar de atividades recreativas e esportivas. Além disso, sabem distribuir e organizar seu tempo. Por isso, parece que seus dias têm mais horas do que os dos outros.

Empáticas

Quem tem traços da personalidade tipo B sabe escutar e se colocar no lugar do outro, ou seja, pratica a escuta ativa e a empatia. Além disso, essas pessoas gostam de ajudar os outros e inspiram a ação e a mudança social.

“A personalidade do homem determina previamente a medida da sua possível riqueza”.
-Arthur Schopenhauer-

Satisfeitas

Essas pessoas se sentem satisfeitas consigo mesmas, e por isso não têm a necessidade de competir, nem de se sentir superior aos outros. Costumam aceitar a vida como ela é e deixam que as coisas sigam seu curso, visto que se interessam mais pelo seu bem-estar pessoal.

Profissionalmente, combinam a criatividade e o esforço. Por isso, apesar de serem mais lentas, obtêm reconhecimentos maiores. Seu lema é qualidade acima da quantidade.

Calorosas

As pessoas do tipo B são calorosas e agradáveis, ou seja, têm um temperamento ameno. Costumam ser muito queridas, carismáticas e amáveis com os outros, já que criam um ambiente tranquilo e descontraído.

Seguras de si mesmas

A personalidade tipo B se destaca por altos níveis de autoestima. São pessoas que confiam em si mesmas, sabem se valorizar, além de estabelecer certos limites e se posicionar em um nível de igualdade nas relações com os outros.

Mulher segurando coração de crochê

Doenças associadas à personalidade tipo B

A personalidade tipo B é a ideal para manter uma boa saúde e evitar as doenças, já que funciona como um fator protetor do estresse e dos transtornos de ansiedade.

As pessoas com personalidade tipo B encaram os fatores estressantes como oportunidades para a mudança, e tendem a recuperar o equilíbrio após uma crise. Além disso, é a personalidade mais equilibrada e a que melhor se adapta a qualquer circunstância.

“A personalidade ‘é’ e ‘faz’. A personalidade é o que se esconde por trás de atos específicos e internos do indivíduo”.
-Gordon Allport-

Curiosidades sobre os tipos de personalidade

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre os outros tipos de personalidade, como A, C e D, além das possíveis doenças ou os fatores de risco associados a elas, lembre-se do seguinte:

  • Pode ser que você se sinta identificado com um tipo específico, mas isso não significa que vai necessariamente desenvolver os tipos de doenças relacionadas. Você será mais vulnerável, apenas isso. É um fator de risco.
  • Se por casualidade você conhecer alguém que tem algum dos tipos de doenças relacionadas, não há razão para que a pessoa pertença ao tipo de personalidade em questão. Estamos falando de tendências a desenvolver tais doenças, mas esse mecanismo não funciona da forma inversa. As doenças podem se desenvolver por muitos outros fatores.
  • Essa classificação de personalidade não é global, ou seja, se você não se sentir identificado com nenhuma, isso é completamente normal.
  • Gutiérrez, J. L. G., Hernández, E. G., & Jiménez, B. M. (2000). Personalidad resistente, burnout y salud. Escritos de psicología, (4), 64-77.
  • Montemayor, V. M. P., Moreno, J. A. P., & González, A. E. A. (2014). Patrones de personalidad tipo A o B, estrés laboral y correlatos psicofisiológicos. Psicología y salud16(1), 79-85.
  • Moreno-Jiménez, B., Garrosa-Hernández, E., & Gálvez-Herrer, M. (2005). Personalidad positiva y salud. Psicología de la salud. Temas actuales de investigación en Latinoamérica, 59-76.