Personalidades difíceis. Você se identifica com alguma delas?

· janeiro 22, 2016

Cada dia você descobre novas personalidades com as quais deve lidar mesmo que não queira. Em algumas situações, as pessoas do nosso entorno podem se mostrar tóxicas e é preciso decidir entre se afastar ou, se não for possível, ser forte e não se deixar afetar por elas.

“As pessoas de caráter simples, sem complicações, são difíceis de entender”
-Hugo von Hofmannsthal

Vejamos algumas personalidades difíceis, com as quais é difícil criar empatia. Por exemplo, quem não conhece alguém hostil na sua vida? Ou a típica pessoa que se queixa por tudo? E o que dizer daqueles que constantemente nos tiram a razão?

Talvez você se identifique com algum destes perfis de personalidade que descrevemos a seguir. Talvez você já tenha sido afetado por uma pessoa com as seguintes características. Seja como for, o importante é ser consciente disto e lidar com a situação da melhor forma possível.

ciumes

Eu sei de tudo

Com certeza, no trabalho ou na escola, você conheceu o típico “sabe-tudo” que ainda por cima se vangloria da sua facilidade para sair de qualquer problema. Neste tipo de pessoa que acha que tudo sabe, podemos ainda encontrar dois subtipos.

O primeiro é aquele que ou não sabe nada ou sabe o suficiente, mas a sua pretensão é ser o mais descolado de todos.

O segundo é o que é realmente muito inteligente e sabe de tudo ou quase tudo. Mas no seu afã de ser melhor que os outros, torna-se egoísta.

Se você foi vítima das pessoas “sabe-tudo”, sabe que elas têm o costume de apontar os erros dos outros. Além disso, gostam de sempre ter razão e procuram, constantemente, a aprovação do resto.

Essa atitude faz com que, muitas vezes, se mostrem ridículos, ainda que autoconfiantes. Mas esta segurança se vê questionada pela obsessão de chamar a atenção.

Além disso, as pessoas costumam se afastar deste tipo de pessoa porque se sentem humilhadas pelos erros que o “sabe-tudo” lhes aponta.

Não faço nada direito

Outro tipo de perfil de personalidade difícil são as pessoas que somente enxergam a escuridão. Essas que nunca veem o lado positivo das coisas, mas apenas os obstáculos e as barreiras que aparecem no seu caminho.

As pessoas pessimistas costumam se mostrar sempre de mau humor. Pode ser que algumas vezes estejam sem ânimo ou tristes, mas o normal é que pareça que estão em um estado contínuo de raiva com o mundo que os rodeia.

É muito importante que você não se deixe levar por esse tipo de personalidade que pode fazer você mergulhar numa profunda inquietude e tristeza, levando-o a ver também tudo com olhos negativos.

É melhor deixar o pessimismo para tempos melhores”
-Pitágoras

Se você está mergulhado no pessimismo, procure se rodear daquelas pessoas cujo positivismo não para de brotar. Somente assim você conseguirá ver algo de luz entre tanta escuridão.

tristeza

“Ser ou não ser, essa é a questão”

Você se considera uma pessoa indecisa? Pois, provavelmente, você está dentro do perfil de personalidade que tem uma tremenda dificuldade para tomar decisões.

Os indecisos são pessoas muito reflexivas, mas com muito medo de se arriscar até que não tem outra alternativa. As dúvidas os perseguem sempre, evitando que se sintam seguros sobre as escolhas que precisam fazer na sua vida.

Se você é dos que sempre ficam calados por medo de que as suas opiniões sejam contrariadas, ou sempre está duvidando em todos os âmbitos da sua vida, provavelmente você é uma dessa pessoas indecisas.

“Não há tristeza mais miserável que o hábito de estar sempre indeciso”

-William James

Isto pode fazer com que as pessoas não contem com você para determinadas coisas, já que nunca se sabe se o que você diz é o que você realmente pensa, se você está seguro disso ou se as suas dúvidas o levarão a optar pelo que a maioria estiver dizendo.

Você conhece algum outro perfil de personalidade difícil além destas? O que você acha destas? Lidar com elas ou ser assim tem seu lado bom, mas também seu lado negativo. O importante é saber diferenciá-las e ser consciente de como nos afetam.