Personalidades resistentes, personalidades fortes

Personalidades resistentes, personalidades fortes

outubro 9, 2015 em Psicologia 6 Compartilhados
As personalidades fortes

“Um camponês tinha uma pequena fazenda onde realizava tarefas agrícolas e cuidava de alguns cavalos. Um dia, veio o capataz lhe informar que o seu melhor cavalo havia caído dentro de um poço. O homem foi até esse lugar e procurou, de diferentes formas, tirá-lo desse lugar. Como não conseguiu, não teve mais opção do que jogar terra no poço para enterrar o cavalo. Enquanto fazia este trabalho, o cavalo (demonstrando a sua vontade de continuar vivendo), não se deixou enterrar. Em vez disso, aproveitou cada pá de terra para que o poço ficasse menos profundo e assim pudesse sair. Até que o conseguiu”.

Qual é a atitude que você costuma adotar na vida?
Compartilhar

Você é como o cavalo que usa a terra para escalar e sair do buraco ou ao contrário, se deixa engolir pelas circunstâncias? Se a sua resposta inicial foi um “sim“, saiba que esta é uma das características de personalidades fortes ou resistentes.

Personalidades resistentes, personalidades fortes

Aqueles indivíduos que, apesar de sofrerem com contratempos e dificuldades, têm a capacidade de se manter fortes, sair à tona (ou do buraco) e resistir, se caracterizam por ter uma personalidade resistente. É como se fossem imunes à má sorte da vida, graças à sua força.

A diferença entre uma personalidade forte e as outras é que ela pode aceitar o que acontece de uma forma diferente. Pega forças de onde os outros enxergam debilidades ou fraquezas, e continua em frente.

Segundo uma psicóloga da Universidade de Chicago, as pessoas “fortes” (mas não falando de músculos ou porte físico, e sim de mente) têm várias características em comum: são comprometidas, controladas e orientadas ao que desejam. Desta forma, podem não apenas desfrutar da vida, mas também sair honrosas do que o destino tem preparado para elas.

As pessoas de personalidades fortes também podem se sobrepor mais rápido às adversidades e aos contratempos diários, como o falecimento de um ente querido, um divórcio, o desemprego ou a falta de dinheiro.

Como se dizia antigamente, se você tem uma personalidade forte ou resistente, como o cavalo da história, é porque o seu poder de comprometimento é muito grande. Você crê redondamente que pode seguir em frente, que cada inconveniente é uma lição a ter em conta para a próxima vez e que não há mal que não venha para o bem.

Este comprometimento pode se colocado em prática em muitos aspectos, e se vê refletido não apenas nos momentos de dificuldade, mas em todos os âmbitos da vida. Será mais fácil solucionar qualquer coisa, ser prático na hora de tomar decisões quando os outros precisam pensar muito bem, e inclusive, ajudar os outros a enfrentar o que lhes acontece.

Em segundo lugar, uma pessoa “resistente” tem um autocontrole muito arraigado na sua vida. Isto é, sente-se motivada pelo que pode fazer e dar de si mesmo.

E como terceira característica, as pessoas fortes assumem desafios, não têm medo de não se encaixar ou de apostar em algo incerto.

As mudanças são bem vistas, os investimentos (não apenas em dinheiro) são uma boa forma de modificar uma realidade de que não gostam, e elas compreendem que os fracassos são, na verdade, um aprendizado.

Você acha que tem uma personalidade forte e resistente? Em quais situações cotidianas você pode afirmar isto? Se você ainda não colheu este tipo de personalidade, você só precisa cultivar algo diferente. Lembre-se de que todos podemos melhorar! Você só tem que se propor a isso!

Recomendados para você