Como agir depois de terminar uma relação amorosa?

Como agir depois de terminar uma relação amorosa?

8, setembro 2015 em Emoções 45 Compartilhados
terminar

Quem já não sofreu ao terminar um relacionamento? Como você agiu nesta situação? Às vezes, não atuamos com maturidade; nós desmoronamos ou tentamos culpar a outra pessoa. São muitos os sentimentos que estão à flor de pele durante um término.

Conhecer as fases pelas quais passamos depois de romper uma relação pode nos ajudar a lidar com este fim de uma maneira melhor. É algo doloroso, mas que cedo ou tarde será superado. A final, o tempo cura tudo! 

1. Negação

Esta é a primeira etapa. O fim não é esperado e nem desejado, então surge a negação. Que mal há se mentiram para você, se você foi enganado ou se o seu companheiro fez o pior do pior? Você não se importa. Em sua mente só estão as boas lembranças enquanto você não aceita a separação.

terminar um relacionamento

As pessoas nesta primeira etapa mentem para si mesmas. Pensam que talvez seja um mau momento, uma crise que cedo ou tarde será solucionada. Infelizmente, estão mentindo para elas mesmas.

2. Ira

A segunda fase depois da negação é a ira. Ela surge quando já estamos conscientes do rompimento, já não há como voltar atrás. Mas, atenção! Tenha cuidado para não tentar evitar esta etapa, pois ela é essencial. A ira é necessária para podermos superar o fim do relacionamento. Sem ela, será muito mais difícil seguir adiante.

Ficar com raiva é algo que nos assusta e que tentamos evitar. Mas, você vê a importância disto? Não reprima a ira, pois isso poderá prejudicar as suas futuras relações. Assim, permita-se sentir e externalizar as suas emoções!

3. Negociação

Quando uma pessoa está à beira da morte, algumas negociam com Deus para poderem salvar suas vidas ou suas almas. No caso das relações amorosas, esta negociação se dá com o companheiro ou com nós mesmos. No entanto, será que vale a pena negociar?

“Nas relações amorosas há duas fases que se sucedem, quase sem uma solução de continuidade: uma, a de que após as discussões é melhor reconciliar-se de imediato, já que, afinal de contas, o reencontro não pode ser muito adiado; e outra na qual convém aproveitar a primeira discussão como um pretexto para terminar a relação, já que o fim é inevitável”
(Arthur Schnitzler)

O que negociamos? Possibilidades diferentes de poder manter uma relação: relações abertas, relações a distância, etc. Isto é, dar opções para que a relação possa continuar. Quantas vezes poderá funcionar a negociação? Isso irá depender de cada casal.

4. Depressão

Se a negociação não funcionou, é aqui que caem os apaixonados. Você tem consciência de que, faça o que fizer, a relação acabou e não terá volta. Você compreendeu um pouco tarde! Depois da negação, da ira e da negociação, agora vem o momento mais difícil, e você se vê imerso na depressão.

É importante que você se apoie naquelas pessoas que lhe são queridas. Elas ajudarão a superar esse sofrimento. Tente comer bem e descansar as horas devidas; mantenha-se saudável ainda que você não tenha vontade de fazê-lo. Permita-se uns dias de luto, choro e escuridão. Mas que isso não se estenda muito. Tire forças de onde for e levante-se!

terminar um relacionamento

5. Aceitação

É importantíssimo que você viva até o final cada etapa que venha depois de terminar o relacionamento. Interrompê-las seria uma loucura, e a próxima vez que se você cair em alguma delas será pior. Igualmente, a etapa da negociação poderá ser benéfica ou não, dependendo do que for acertado. Se a negociação dá certo, mas a relação já não é como antes, nós estaremos nos causando mais danos.

Uma vez superada cada etapa, só nos resta aceitar o término! Depois dos choros e das dores, você já estará bem! Pode se encontrar com o seu ex e você não se sentirá mal. O seu mundo já não gira mais em torno dele. O processo de separação terminou; você amadureceu e aprendeu. O primeiro rompimento é sempre muito difícil, mas ajudará você a superar os seguintes com mais maturidade.

Você se identificou com estas etapas? Considera que há alguma outra? Conte-nos suas experiências quanto aos seus términos amorosos! Superá-los e amadurecer nos fará sempre pessoas muito melhores.

Recomendados para você