Há pessoas que só querem ver o mundo pegar fogo

· abril 30, 2017

Há pessoas que só querem ver o mundo pegar fogo. Se não se cuidar, já vão estar derramando gasolina em você antes que se dê conta de quais são suas intenções. São aquelas pessoas tóxicas que ao abrirem a boca fazem com que se avivem as chamas da falta de caráter dentro do seu ser.

São especialistas em colocar o dedo na ferida para que suas dores se tornem maiores e machuquem mais do que já o fazem na vida cotidiana. São aqueles que têm prazer em tornar os outros pequenos apenas para se enxergarem como grandes diante da adversidade.

Aquelas pessoas que, no fim das contas, só sabem ser felizes se em comparação com os outros forem melhores em tudo, e se não forem, fazem você acreditar que sim. Mas está em suas mãos acender os fósforos que façam o mundo pegar fogo quando eles jogarem gasolina.

Querem fazer o mundo pegar fogo e você arder de inveja

Para eles, nunca nada que você faça, diga ou pense será bom o suficiente em comparação com o que eles disseram, fizeram ou pensaram. Simplesmente acreditam que fazendo você se sentir inferior, serão melhores do que você. Mas lembre-se, isso só acontece se você permitir.

pessoas-ver-mundo-pegar-fogo

Para que você queime de inveja, tem que deixar sua opinião penetrar em você, tem que dar valor. Somente se optar por confiar nas suas palavras e colocar em suas mãos sua própria autoestima, tudo que eles dizem poderá machucá-lo.

Eles sabem que todos nós temos falhas, todos nós desejamos melhorar ou mudar algo sobre nós mesmos: nem eles nem ninguém é perfeito. É disso que essas pessoas que tentam nos afundar se aproveitam, nossas inseguranças são o seu combustível.

Você pode decidir se dá os fósforos a essas pessoas que estão te enchendo da gasolina dos seus complexos, com o único propósito de fazê-lo arder de inveja. Pense que você sempre pode evitar que te machuquem com as palavras se retirar a credibilidade da pessoa que as está proferindo.

Nada que é aceito pode queimar

Sua autoestima deve partir de você e da visão que tem de si mesmo. Tal como o seu equilíbrio emocional não deve estar nas mãos dos outros, o mesmo deve valer para sua autoestima. Lembre-se sempre de que as palavras dos outros refletem mais suas próprias falhas do que as suas.

Definir-se e aceitar a si mesmo não tem de basear-se nas opiniões dos outros. Nunca aceite críticas destrutivas de quem não se dá o trabalho de construir qualquer coisa. Se alguém quer que você se transforme em cinzas, terá que fazer mais do que banhá-lo em gasolina com sua inveja, porque você não vai soltar faíscas e, portanto, não poderá queimar.

Pense que se alguém tem boas intenções com você, não vai passar a vida enterrando-lhe nas críticas e em comparações hostis das quais você sai perdendo. Quem te ama e aprecia só vai criticá-lo se houver razão para tal. Além disso, a esta crítica acrescentariam possíveis maneiras de melhorar, tentando torná-lo mais forte, e nunca deixando-o queimar.

Não os dê fósforos para aumentar seu poder

É fácil dizer para não dar fósforos para aumentar o seu poder, mas é muito difícil viver com aqueles que querem fazer você se sentir pequeno e duvidar de cada passo que dá. Eles tentam transformá-lo em cinzas para que desapareça com um simples sopro de ar.

Eles te dizem que você é pequeno, que você não é nada. Eles são os mais bonitos, os mais inteligentes, os mais simpáticos e trabalhadores. Diante disso, você pode dizer que sim, que eles são os melhores em tudo, mas que você não precisa se comparar com nada disso porque é feliz com aquilo que tem.

Eles podem até mesmo sair ganhando fazendo a comparação que apresentam de forma realista. Além disso, certamente você não tem tudo, certamente há pessoas melhores em tudo porque tudo é melhorável, mas estar feliz com si mesmo é uma das melhores sensações que existem, e por isso você não deve deixar que ninguém a roube.

Se eles não aprenderam a se amar, não deixe que isso o impeça de amar a si mesmo, porque tudo isso que eles fazem, fazem exatamente porque são os únicos que se queimam com inveja. E diante disso, você só pode desejar que eles se amem da mesma forma que você se ama. E acima de tudo, desejar que eles aprendam que a melhor sensação não é ver o mundo pegar fogo, mas sim amar a si mesmo e ao mundo tal e como são.