O poder das grandes esquecidas: as emoções positivas

O poder das grandes esquecidas: as emoções positivas

julho 28, 2017 em Emoções 0 Compartilhados
Emoções positivas

As emoções são processos inatos que fazem parte de nossas vidas, mas às vezes não damos a elas a atenção necessária. Há alguns anos, e cada vez mais, insiste-se na relação direta que elas têm com a nossa saúde. De fato, as emoções positivas podem potencializar nossa saúde da mesma forma que as negativas podem debilitá-la.

Assim como demonstram diversos estudos, nosso sistema nervoso central e nosso sistema imunológico se comunicam diretamente. Isso quer dizer que as emoções e o corpo não estão separados, e sim muito conectados e inter-relacionados.

“Uma mente lúcida e um bom coração acompanhados por sentimentos cálidos são as coisas mais importantes. Se a mente não se dirige aos pensamentos positivos e elevados, nunca poderemos encontrar a felicidade”.
-Dalai Lama-

O que é certo é que as informações e publicações que chegam a nós insistem na repercussão causada pelas emoções negativas. Ou seja, nos advertem a respeito da influência negativa que certas emoções têm em nossa saúde e nos orientam sobre a conveniência de evitar emoções negativas como o medo, a ira… No entanto, o que não é tão popular é o fato de que bloquear estas emoções pode ser fonte de problemas de saúde.

Emoções positivas que cuidam da nossa saúde

Alguns especialistas do âmbito da saúde realizaram um giro na visão e na abordagem emocional. Ou seja, focaram o aspecto positivo. Em vez de centrar-se nas emoções negativas, dirigiram seus olhares para o poder das emoções positivas.

Arturo Agüero, médico e diretor do Hospital Nacional Diego Alcorta, assegura em seu livro “Emoções que curam” que as emoções positivas podem desalojar a carga negativa daquelas outras sensações que, presas em nosso corpo, ameaçam a nossa saúde.

Mulher exaltando suas emoções positivas

Da mesma maneira, a média norte-americana B. Fredrickson, ganhadora do “Highest templeton prize in Positive Psychology”, após anos de investigação científica descobriu o efeito potencializador da saúde que as emoções positivas têm.

“O riso é extremamente relaxante, é uma grande meditação. A risada é de uma beleza tremenda, te dá leveza, te dá asas para voar. E a vida está cheia de oportunidades para rir. Você só precisa ter sensibilidade”.
-Osho-

Da mesma maneira, a Universidade de Kentucky fez uma pesquisa longitudinal. O resultado demonstrou uma relação entre as emoções positivas e a longevidade. Após décadas de investigação temos provas que evidenciam a relação das emoções positivas com o nosso estado de saúde e a expectativa de vida. De fato, está comprovado que quem experimenta mais emoções positivas tem uma pressão arterial menor e um sistema imunológico mais forte.

Algumas emoções e sentimentos positivos

Alegria e diversão

A alegria é, talvez, uma das emoções mais rápidas. Acontece em um instante, quando nos encontramos em um ambiente prazeroso para nós. Aparece naqueles momentos “perfeitos” em que sentimos que as coisas são exatamente como deveriam ser e estamos onde deveríamos estar.

Da mesma forma, a diversão é a emoção associada ao prazer e se encontra naquilo que nos faz rir e permite a nossa recreação. A diversão, neste sentido, é um poderoso relaxante natural.

“Se exagerássemos nossas alegrias como fazemos com nossas tristezas, nossos problemas perderiam importância”.
-Anatole France-

Gratidão

Esta emoção deve ser entendida em seu sentido mais amplo. Agradecer pela vida, a natureza, nossos companheiros de existência. Sentir-nos gratos pela saúde, pelo lugar onde vivemos, etc.

Agradecer, ao mesmo tempo, é um motivo de alegria. Significa que alguém cuida de nós e que a sorte nos sorri. Quem não se sente reconfortado com isso?

“A gratidão é uma flor que brota da alma”.
-Beecher-

Gratidão e as emoções positivas

Serenidade

A serenidade é uma emoção mais relaxada, sustentada e sutil do que a alegria. É desfrutada quando estamos totalmente presentes e conscientes do que estamos vivendo. Além disso, a serenidade é a emoção que facilita que vejamos o bosque, e não somente uma árvore, quando há um problema, aumentando assim a probabilidade de encontrarmos uma solução.

Interesse

O interesse é um estado mais elevado que motiva as condutas de exploração e investigação. Graças ao interesse temos o desejo e a motivação para aprender e desenvolver nossos conhecimentos, qualidades e habilidades.

Amor

No estado em que estamos apaixonados, nossos corpos produzem uma reação biológica que aumenta nossos níveis de oxitocina e progesterona. A consequência é imediata: aumenta nossa sensação de bem-estar e se reduz nosso nível de estresse. Deste modo, nossa qualidade de vida e nossa saúde melhoram.

“O ódio não diminui com o ódio. O ódio diminui com o amor”.
-Buda-

Amor e as emoções positivas

Em conclusão, as pesquisas apoiam uma mudança de enfoque na forma de entender as emoções, os sentimentos, ou os estados emocionais mais prolongados. Assim, não se trataria tanto de bloquear as emoções negativas, e sim de potencializar as positivas, já que elas neutralizam as anteriores. De fato, este novo ponto de vista não deixa de dar valor a todas as emoções, independentemente a valência que tiverem.

As emoções negativas têm um valor adaptativo inquestionável, e as emoções positivas têm um objetivo transcendente e evolutivo que vai muito além das sensações agradáveis que nos proporcionam.

Recomendados para você