O poder da imaginação - A Mente é Maravilhosa

O poder da imaginação

15, junho 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
O poder da imaginação

O valor de uma imaginação fértil, que é a fonte de todo pensamento criativo, é muito maior do que o do próprio conhecimento; é um dos principais motivos pelos quais a maioria das pessoas não tem sucesso na vida, simplesmente porque não aprenderam a usar a imaginação.

A imaginação nas crianças

Todos nós nascemos com uma imaginação bastante ativa, como acontece com as crianças, que vivem em um mundo de fantasia durante anos. Trata-se de uma fase normal de desenvolvimento de suas personalidades, mas quando os poderes de raciocínio mais elevados começam a amadurecer rapidamente, a criança evolui para um mundo de realismo.

Nessa etapa da vida, muitos jovens abandonam quase por completo o uso de sua da imaginação, enquanto outros fazem uso da imaginação de uma maneira mais construtiva; é aqui que os pais desempenham um papel muito importante, já que eles podem dar aos seus filhos uma saída criativa para a sua imaginação, enquanto outros reprimem ou inibem a imaginação da criança.

Na realidade, cada ser humano tem uma imaginação que pode estar reprimida, distorcida ou inativa, mas que existe e é mais forte que a força de vontade. Sempre que existe um conflito entre ambas – imaginação e força de vontade – a imaginação ganha.

Como desenvolver uma imaginação criativa

A capacidade que a mente tem de transformar a imaginação em realidade é muito poderosa; para fazer com que a sua mente seja criativa, siga os seguintes passos:

– Descreva ou idealize o cenário que você deseja, vendo a si mesmo com sucesso, da maneira como você gostaria.

– Respire profundamente e de maneira relaxada, seja mais receptivo e capaz de criar um cenário mais detalhado, visto que o que você imagina deve ser o mais parecido possível com a experiência real. Preste atenção às imagens, aos sons, aos cheiros, aos gostos e todos os outros detalhes do cenário.

– Imagine os resultados desejados, que estão realmente acontecendo, e imagine você no tempo presente com frases como “Eu sou” e esqueça o “Espero que…” ou “Vou tentar…”.

Crie emoções positivas como a alegria, o relaxamento da felicidade no cenário desejado, ou o orgulho da situação, e sorria enquanto você está imaginando.

– Dedique 5 minutos para visualizar mentalmente a imagem que você deseja que se torne realidade pelo menos duas vezes por semana. Tente fazer isso como a primeira coisa na parte da manhã antes de sair da cama, e novamente à noite antes de dormir: liberte-se das tensões e imagine-se em um lugar calmo e relaxado.

Imagem cortesia de Claudio Ar