O seu poder mental é um tesouro: proteja-o sempre

O seu poder mental é um tesouro: proteja-o

janeiro 13, 2017 em Emoções 0 Compartilhados
O seu poder mental é um tesouro: proteja-o sempre

O poder mental reside no cérebro e este, como qualquer outro órgão do nosso corpo, requer cuidados para não se deteriorar. Ele é o verdadeiro “centro de operações” do pensamento que, por sua vez, tem influência sobre todo o corpo. Portanto, cuidar do cérebro é preservar a saúde física e mental.

“O pensamento complexo requer esforço, e quando precisa escolher entre dois caminhos, o nosso cérebro escolhe o mais simples. O esforço mental tem um custo e o cérebro tende a economizar”.
 -Daniel Kahneman-

Apesar do cérebro ser um órgão fundamental, na verdade a ciência sabe muito pouco sobre ele. No entanto, já temos informações suficientes para esclarecer algumas destas ações que ajudam a preservá-lo e, portanto, preservar o seu poder mental. Falaremos neste artigo sobre cinco atividades para cuidar do maior tesouro do seu corpo.

1- Para preservar o seu poder mental, cuide dos ouvidos

Já está comprovado que a audição está intimamente relacionada às habilidades mentais. Uma pesquisa realizada no Reino Unido descobriu que a perda da audição desencadeia um processo de redução da massa cinzenta do cérebro. Isto resulta em uma redução das capacidades cognitivas.

ouvir

Portanto, cuidar dos ouvidos é uma forma de proteger a sua capacidade mental. Você precisa saber que apenas 15 segundos de música alta a todo volume podem lhe causar danos auditivos. Além disso, o uso de um secador de cabelo durante 15 minutos por dia afeta algumas pequenas células que contribuem para capturar os sons.

2- Confie nas suas próprias habilidades

Acredito que isto já aconteceu com todo mundo: entramos em um quarto e “dá um branco”. O motivo porque fomos até lá desaparece da nossa mente; ou de repente esquecemos uma tarefa importante, ou não conseguimos encontrar a palavra certa, etc. Isto pode acontecer em qualquer idade e por várias razões. O problema é que muitos começam a ver esses sinais como um aviso de que o seu poder mental está se deteriorando.

Assim, várias pessoas começam a adotar “muletas” ou “ajudas” para esta suposta deficiência. Elas carregam um caderno onde anotam tudo para não esquecer ou evitam se expor a situações que testam as suas capacidades cognitivas. Tudo isso, ao invés de ajudar pode prejudicar. O melhor é sempre tentar, confiar nas suas habilidades e, se for o caso, fazer exercícios para melhorar a memória.

3- Cuide da sua alimentação e do seu peso

As gorduras e os açúcares são inimigos da sua capacidade mental. As gorduras aumentam o nível do colesterol e dificultam o fluxo sanguíneo para o cérebro. Os açúcares podem alterar a produção de insulina e contribuir para a formação de placas perigosas no cérebro. Além disso, a própria obesidade diminui todas as funções corporais.

caminhar-pes-e-plumas

Você não deve ficar obcecado pela chamada “alimentação saudável”. É claro que de vez em quando você pode “sair da linha”, mas a ideia é que normalmente mantenha uma dieta baixa em açúcares e gorduras. Um estudo realizado nos Estados Unidos estabeleceu que uma pessoa que segue a “dieta mediterrânea”, tem uma capacidade mental equivalente a uma pessoa sete anos mais jovem.

4- Socializar: a chave para preservar a capacidade mental

As pessoas que são ativas socialmente têm 70% menos probabilidade de ter deterioração cognitiva. Isto porque os seres humanos são sociais por natureza e precisamos uns dos outros para nos encorajar, nos desafiar, nos forçar a ver outros pontos de vista ou para superar as vicissitudes das relações humanas.

Se você deseja proteger e preservar o seu poder mental, nada melhor do que interagir com os outros, frequentar festas sempre que possível e não se isolar. Isto, além de ser uma forma de cuidar do seu cérebro, é também uma fonte de satisfação.

5- Pratique algum tipo de exercício físico diariamente

Poderíamos escrever um livro inteiro apenas com a lista dos benefícios que o exercício físico tem sobre a saúde. Na verdade, eles são inumeráveis. Não é preciso se transformar em um atleta de alto desempenho, muito menos da noite para dia. O importante é que você adote uma rotina de exercícios físicos e a mantenha no seu dia a dia.

poder-mente

O exercício físico melhora o seu humor, permite a oxigenação de todo corpo e é um dos alimentos mais importantes para o seu cérebro. A atividade física aumenta as capacidades cognitivas: as crianças que vão à escola a pé obtém notas melhores. Os adultos mais velhos que fazem uma caminhada diária sofrem as consequências da passagem dos anos mais lentamente. Você pode começar com uma rotina leve e, depois de um tempo, exigir-se um pouco mais.

Recomendados para você