Seu corpo é mágico: descubra a técnica da visualização e comprove!

Seu corpo é mágico: descubra a técnica da ‘visualização’ e comprove!

19, novembro 2016 em Psicologia 4 Compartilhados
Seu corpo é mágico: descubra a técnica da visualização e comprove!

Vivemos tão depressa que nos esquecemos de nós mesmos. O ritmo frenético da vida junto à falta de conhecimento de nosso próprio corpo nos impede de liberar as emoções que sentimos em muitos momentos. Os problemas emocionais se prolongam eternamente no tempo e nos fazem entrar em conflito com a realidade presente. Nesse contexto, a visualização é uma nova técnica utilizada para controlar o mal-estar que experimentamos em nossa vida cotidiana.

Pesquisas recentes demonstraram que a visualização mental de uma pessoa realizando uma atividade pode fazer o cérebro crer que aquilo está realmente acontecendo, ou seja, o cérebro passa pelo mesmo que passaria se a prática fosse real. Isso se deve ao fato de que a prática mental de uma situação ativa as mesmas estruturas cerebrais que a prática física.

Seu único limite é sua própria mente.
Compartilhar

Visualização mental para alcançar nossos objetivos

A visualização é uma técnica utilizada por pessoas que têm êxitos em todos os setores da vida. Se realmente quiser conseguir algo, ponha sua imaginação para funcionar. Parece magia, mas é ciência. Para ter uma ideia da importância dessa prática, atualmente até os pilotos de fórmula 1 a utilizam, além de ginastas, como uma parte habitual do seu plano de treinamento. O mais interessante desse método é que só precisamos de uma boa dose de imaginação e concentração.

menina-aviao-papel

Para visualizar uma situação devemos estar preferivelmente em um lugar tranquilo, com pouca luz e onde possamos nos concentrar apenas na visualização. Fechando os olhos, podemos imaginar uma paisagem ou um lugar no qual nos sentimos bem. Quanto mais detalhes for possível visualizar, mais convencido nosso cérebro estará de que o que está ocorrendo é real e, portanto, mais poderemos liberar nossas tensões e nosso corpo.

A visualização mental é como qualquer outra prática: para ter resultados será preciso repetí-la, quanto mais vezes melhor, para que nosso cérebro memorize nossas ações.

A visualização permite condensar o conhecimento.
Compartilhar

Como praticar a visualização?

Nos tempos atuais em que tudo está se movendo e acontecendo muito rápido e que nós também temos que acompanhar esse ritmo, tendemos a bloquear nossa energia pelo estresse. Isso vai provocando bloqueios em nossos corpos que podem se manifestar em doenças físicas e psicológicas como o cansaço, a fadiga, a desolação, a depressão, a angústia e a falta de vitalidade.

Passo a passo para realizar uma visualização correta:

  • Visualize a atividade. Pense que o que está vendo é o que acontecerá e esteja disposto para que a criatividade e a síntese mental o guiem. Feche os olhos e simplesmente imagine.
  • Visualize o resultado desejado. Qualquer pessoa que queira mudar da noite para o dia só acabará se iludindo. Ainda que ganhe na loteria, estará igualmente insatisfeito em um curto período de tempo se não se esforçar para mudar a longo prazo e nas profundezas.
  • Defina você mesmo sua mente. Nada melhor quando estiver se sentindo mal consigo mesmo e com as oportunidades que a vida está trazendo do que pensar positivo. Uma mentalidade definida positivamente conseguirá que um momento de má sorte se transforme em um período de esperança. Fará com que o copo meio vazio se transforme em um copo meio cheio, e que um dia chuvoso seja um dia que tem um sol atrás das nuvens.
  • Transforme sua imaginação no mundo real. Depois que já tiverem passado momentos, dias e meses ou até mesmo anos visualizando todas as possibilidades, chegará um dia o momento da mudança. E então, exatamente antes do momento em que finalmente agirá para realizar um passo ou até mesmo completar a atividade no mundo real, foque claramente a imagem do sucesso e da ação já realizada.

menina-sonhadora

A visualização só funciona quando estamos calmos, tranquilos e dispostos a desenhar em nossa mente – liberando-a das preocupações imediatas – aquilo que queremos alcançar. Sem nos deixar ser atropelados pela pressa, temos que pensar ativamente em todas as possibilidades, deixando de fora tudo o que não tiver a ver com as metas atuais. Assim, seja o que for que estiver imaginando ativamente, relaxe seu corpo – que é mágico – e receberá a força para colocar-se em movimento.

Recomendados para você