Por que gostamos de cantar no chuveiro?

Você já se perguntou por que gostamos de cantar no chuveiro? A explicação pode ter uma base científica, bem como psicológica.
Por que gostamos de cantar no chuveiro?
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 05 dezembro, 2022

A explicação pode ser encontrada na ciência, especificamente na ciência do som. E é que o comportamento das ondas sonoras é diferente no chuveiro, o que nos faz ter a percepção de que cantamos melhor nele.

Existem mais razões. Por exemplo, no chuveiro não nos sentimos envergonhados porque ninguém nos ouve, e podemos nos sentir confiantes nesse espaço. E, por outro lado, no banheiro nos sentimos livres, é o nosso momento de desconexão, em que aproveitamos para cantar, algo que nos liberta e produz bem-estar.

Cantar no chuveiro: por que gostamos tanto

Encontramos diferentes explicações que respondem à pergunta de por que gostamos de cantar no chuveiro. Separamos as mais importantes.

Mulher cantando no chuveiro
Quando cantamos no chuveiro não percebemos que desafinamos.

1. Temos a percepção de que cantamos melhor

Debaixo d’água e presos em um cubículo temos a sensação de que cantamos melhor, e isso pode explicar porque gostamos de cantar no chuveiro. Mas por que isso acontece?

Albert López descreve muito bem em seu livro  Ya está el listo que todo lo sabe: una curiosidad para cada día del año (2017). Explica que, quando estamos no chuveiro, o comportamento das ondas sonoras varia de acordo com sua frequência. Desta forma, as ondas mais fortes têm energia suficiente para serem absorvidas e “atravessar” as paredes do banheiro; em vez disso, as ondas mais baixas voltam, fazendo-as retornar ao nosso ouvido e nos dando a sensação de ter uma voz mais poderosa.

Não percebemos que estamos desafinando

As pessoas tendem a desafinar mais nas notas altas e, portanto, o equilíbrio se inclina para aquelas partes da música onde, literalmente, “a gente acerta mais a nota”. Ou seja, desafinamos, mas não percebemos.

E isso nos faz acreditar que estamos seguindo a melodia sem incorporar notas que pouco ou nada têm a ver com ela. Por isso, aqueles com vozes mais graves que começam a cantar no chuveiro percebem mais seu “superpoder” musical.

Notas trêmulas são reduzidas

Por outro lado, as paredes do chuveiro (que “se comportam” de maneira diferente conforme a nota é aguda ou grave) também têm outra função, que é gerar reverberação. Isso significa que as notas mais trêmulas que emitimos são estabilizadas (desaparecem ou são reduzidas), o que também acontece com os microfones de karaokê, por exemplo. Por outro lado, se cantarmos fora do chuveiro, essas notas trêmulas não desaparecem (portanto, percebemos nossa voz de forma mais realista).

Por tudo isto, ao sentir que cantamos melhor, talvez também nos motivemos a continuar a fazê-lo! Embora, tenha cuidado, isso não significa que precisamos sentir que cantamos bem para gostar de fazê-lo. Portanto, existem mais explicações sobre porque gostamos de cantar no chuveiro.

2. O chuveiro: um momento de desconexão

Além do que diz a ciência, a verdade é que ao tomar banho esse é um momento de desconexão para muitos. É onde podemos nos livrar das tensões e desfrutar de um bom banho com água quente. Nesse momento é mais fácil para nós sermos nós mesmos e relaxar. E uma forma de fazer isso é através da música, cantando. Isso também explicaria porque no banho nos sentimos mais relaxados para fazê-lo.

“A música é a abreviação da emoção.”

-Leo Tolstoy-

3. Perdemos a vergonha

Outra razão pela qual gostamos de cantar no chuveiro é a perda da vergonha. Quer cantemos bem ou mal, há pessoas que têm vergonha de o fazer em público. Por outro lado, no chuveiro não há público; estamos sozinhos com nós mesmos, temos privacidade e intimidade.

Mulher cantando alto no chuveiro
A vergonha desaparece quando estamos tomando banho porque somos só nós e não sentimos o medo da avaliação de alguém.

Benefícios de cantar no chuveiro

Se você gosta de cantar no chuveiro, independentemente de ser bom ou ruim nisso, saiba que pode ser uma coisa muito positiva para você. Partindo do princípio que se faz porque tem vontade, isso já é bom. E também:

  • Por ser uma atividade prazerosa, o cérebro libera endorfinas.
  • Você melhora sua respiração, pois cantar tonifica os músculos abdominais e intercostais e o diafragma, o que é benéfico para uma melhor respiração.
  • Ao cantar, a circulação sanguínea melhora e mais oxigênio chega ao cérebro.
  • Melhora o humor.
  • Permite desestressar e relaxar.
  • Pode ser um momento divertido.
  • Afinal, fazer coisas que gostamos faz parte do autocuidado.

E você, também é daqueles que canta no chuveiro? Você conhecia seus benefícios e sua explicação?

“Música é amor procurando palavras.”

Lawrence Durrel


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • López, A. (2017). Ya está el listo que todo lo sabe: Una curiosidad para cada día del año.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.