Personalidade: qual é a sua? - A Mente é Maravilhosa

Qual é a sua personalidade?

2, outubro 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Qual é a sua personalidade

Saber qual é o seu tipo de personalidade pode ajudar no seu crescimento pessoal. Quanto mais você se conhece, mais segurança terá para enfrentar a vida e para perceber se precisa mudar algo, se existe algum excesso que reduz a sua qualidade de vida. Reflita para descobrir qual é o seu tipo de personalidade: podemos ter várias características de diferentes tipos de personalidade, mas certamente haverá uma que se destaca e com a qual você se identifica mais.

Tipos de personalidade

Perfeccionista

São pessoas obcecadas com a perfeição; são muito racionais e aplicam a disciplina de uma maneira extrema. São autoritários e exigentes com eles mesmos e com os outros. Eles podem se tornar “chatos” porque querem corrigir tudo o que acreditam que não está correto nos outros. Nunca estão satisfeitos com nada, acham que tudo poderia ficar melhor e por isso estão sempre com raiva e sorriem pouco.

Leal e dependente

Eles valorizam muito a confiança e a sinceridade; são muito simpáticos e dedicados aos outros. Quando se identificam com alguém são completamente leais, confiáveis e responsáveis. Eles têm uma sensibilidade especial e quando gostam de alguém podem se apegar tanto que colocam a pessoa como o centro da sua vida.

Coração cadeado

Provocador e desafiador

Eles são aquele tipo de pessoa que nunca está de acordo com os demais. “Ser do contra” é a sua característica mais proeminente. Eles precisam mandar, dominar e se destacar, mesmo que seja pelas suas diferenças. A opinião dos outros não os influencia em nada, eles têm as suas próprias ideias e agem da forma que acreditam ser a mais correta. Podem se tornar cruéis e maldosos se as suas ordens não forem cumpridas. Desejam ser líderes de qualquer maneira e impõem a sua ditadura; não expressam as suas emoções e acreditam que são invencíveis.

Cuidador e cooperador

Eles estão mais interessados no bem-estar do outro do que deles próprios. Preocupam-se excessivamente com o outro, são generosos, um pouco possessivos e muito amorosos. São sensíveis e altruístas; gostam de ajudar sem esperar nada em troca. Ficam felizes quando as pessoas precisam da sua ajuda.

Entusiasmado e extrovertido

São pessoas alegres, espontâneas, engraçadas e muito ativas. Elas gostam de socializar e participar de novos projetos; são ambiciosas e impulsivas. Precisam de atividades constantes e variadas e do contato direto com as pessoas para não se sentirem entediadas.

Individualista e introvertido

Ao contrário da personalidade anterior, o individualista e introvertido é uma pessoa reservada. Prefere ficar sozinho com as suas ideias e projetos do que em grupos. Eles são respeitosos, sérios, imaginativos, fantasiosos, discretos e muito intuitivos. Possuem muita criatividade e podem se dedicar a alguma profissão relacionada com a arte. Como não gostam muito de socializar, não desenvolveram habilidades para lidar com o outro e podem parecer tímidos, inseguros e reservados.

Pesquisador e criador

Eles são muito independentes; querem criar investigar e inventar o que ainda não existe. Eles são como esponjas, utilizam tudo o que aprendem para ir além e inovar. Gostam de ficar a sós com os seus pensamentos e desenvolver as suas percepções, o que às vezes pode parecer incomum. Gostam de aprender e essa dedicação os transforma em grandes profissionais e especialistas no seu campo de ação.

Personalidade criativa

Líder e vencedor

São muito seguros, brilhantes, se conhecem bem e sabem utilizar as suas qualidades em benefício próprio. Eles se aceitam e gostam de si mesmos, por isso são pessoas genuínas e agradáveis; se adaptam a qualquer situação, os desafios não os assustam. Possuem uma grande inteligência emocional e estão sempre buscando o sucesso em todas as áreas da sua vida. São pessoas boas, honestas, encantadoras, humanas e possuem o respeito e a admiração dos demais.

Pacificador e tranquilo

Eles são muito tranquilos, estáveis e equilibrados. Destacam-se pela sua simplicidade, modéstia e paciência. Não gostam de ambientes ruins, portanto fazem qualquer coisa para harmonizar o seu entorno. As pessoas ao seu redor gostam muito deles porque encontram apoio, bondade, positividade e relaxamento. São muito espiritualizados e pacificam qualquer conflito.

Não existe um tipo de personalidade melhor que o outro. Cada um tem o seu lado bom e o ruim; todas as coisas em excesso podem ser prejudiciais. Como sempre, tudo em equilíbrio é melhor. Qual é a sua personalidade que mais se destaca?

Recomendados para você