Quando faço muito barulho, estou vazio

Quando faço muito barulho, estou vazio

Última atualização: 26 abril, 2016

Sabe aquelas pessoas que sempre se destacam dos demais e querem sempre chamar a atenção de todos? Parecem muito especiais e fazem muito barulho, é verdade. O que você não percebeu é que, por dentro, elas estão vazias. Todos nós, quando fazemos muito barulho, na realidade estamos sentindo um grande vazio interior.

Pessoas vazias são aquelas que não sabem ouvir o outro, como se todo o sistema de informações externas fossem meras interferências carentes de significados. Além disso, estão sempre cercadas de muitas pessoas, o que nos dá a impressão de que são muito sociáveis, mas o seu único objetivo é escapar da solidão.

“Como os jarros, quanto mais vazios mais barulho fazem… assim são certas pessoas vazias”.

-Alexandre Dumas-

Muito barulho demonstra nossa insegurança

menina-com-mascara

Quando fazemos muito barulho, acreditamos que ninguém notará nossa insegurança. Uma insegurança que talvez você negue a si mesmo, porque não quer enxergá-la, mas mesmo assim ela existe dentro de você.

Você já teve problemas de autoestima? Como lidou com isso? Muitas vezes as pessoas inseguras e com baixa autoestima fazem muito barulho para disfarçar o seu vazio interior e para que a sua atenção não se volte para os seus problemas internos.

A decisão de relativizar a realidade nem sempre é uma má ideia, desde que estejamos cientes disso. Isto pode nos trazer um alívio passageiro e enganoso, mas pode transformar-se em um grande problema se for utilizado de forma sistemática e continuamente ao longo do tempo.

Você já se surpreendeu falando demais, interrompendo os outros e querendo ser o centro das atenções? Por que não olhou para dentro de si mesmo? Dá medo, é assustador perceber que não somos tão fortes quanto aparentamos ser, é assustador perceber que somos frágeis. A imagem que mostramos para o mundo nunca será real se não nos curarmos por dentro.

“A busca pela perfeição é um disfarce para a insegurança”.

-Paulo Coelho-

Todos nós já sentimos esse vazio e essa fragilidade em algum momento. O importante é não tentar preencher esse vazio de qualquer forma, e sim aceitá-lo para encontrar a solução.

O caminho da humildade

jovem-com-mascara-e-trança

Acredite ou não, ser humilde é muito melhor do que ser alguém que as pessoas admiram com falsidade e amargura. A verdadeira humildade nunca terá uma resposta negativa.

Existem pessoas que têm medo de ser humildes porque acreditam que dessa forma passarão despercebidas. Se o seu medo é esse, está equivocado. Provavelmente você é uma pessoa insegura, tem algum problema de autoestima, ou já passou por alguma experiência dolorosa e esta é a sua maneira de enfrentar a dor que sofreu.

“Se você acredita que é grande demais para as pequenas coisas, talvez seja pequeno demais para as grandes coisas. Seja humilde”.

-Anônimo-

Nós confundimos a humildade com a simplicidade, quando na realidade é a simplicidade dentro da grandeza. Dentro da humildade está a capacidade de saber ouvir, ser maduro e empático com os outros. Embora tudo isso não se destaque como quando você fazia muito barulho, pelo menos você não estará vazio.

Comece a introduzir gradualmente a humildade em sua vida e aprenda a ouvir os outros; não é só a sua palavra que é importante. Aprenda com os seus erros, perceba que você não é o melhor em tudo e comece a crescer.

Encontre a sua verdadeira essência

Se você já percebeu que é inseguro, que a sua autoestima não está tão alta quanto deveria, que é medroso e tenta preencher esse vazio fazendo muito barulho, chegou a hora de olhar para dentro de si mesmo e encontrar a sua verdadeira essência.

Cada um de nós é único e não podemos nos esconder atrás das aparências. Fazer muito barulho e viver cercado de muitas pessoas não vai preencher o nosso vazio interior.

E então eu percebi que apesar de estar cercado de muitas pessoas, me sentia vazio por dentro.

criança-com-passaro

Mergulhar no seu vazio interior pode ser muito doloroso, mas é necessário. Você não conseguirá ser feliz se não resolver os seus problemas internos. Chegou a hora de vasculhar esse lugar onde guardou tudo o que lhe causa sofrimento. Enfrente os problemas e tire esse peso dos seus ombros.

Quando estiver consciente de tudo isso e disposto a crescer, compreenderá que não é necessário fazer barulho, porque isso não resolve o seu problema, apenas disfarça. Você está preparado para reparar esse vazio interior?

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.