Quando faço muito barulho, estou vazio

Quando faço muito barulho, estou vazio

25, abril 2016 em Psicologia 10 Compartilhados
Quando faço muito barulho, estou vazio

Sabe aquelas pessoas que sempre se destacam dos demais e querem sempre chamar a atenção de todos? Parecem muito especiais e fazem muito barulho, é verdade. O que você não percebeu é que, por dentro, elas estão vazias. Todos nós, quando fazemos muito barulho, na realidade estamos sentindo um grande vazio interior.

Pessoas vazias são aquelas que não sabem ouvir o outro, como se todo o sistema de informações externas fossem meras interferências carentes de significados. Além disso, estão sempre cercadas de muitas pessoas, o que nos dá a impressão de que são muito sociáveis, mas o seu único objetivo é escapar da solidão.

Muito barulho demonstra nossa insegurança

menina-com-mascara

Quando fazemos muito barulho, acreditamos que ninguém notará nossa insegurança. Uma insegurança que talvez você negue a si mesmo, porque não quer enxergá-la, mas mesmo assim ela existe dentro de você.

Você já teve problemas de autoestima? Como lidou com isso? Muitas vezes as pessoas inseguras e com baixa autoestima fazem muito barulho para disfarçar o seu vazio interior e para que a sua atenção não se volte para os seus problemas internos.

A decisão de relativizar a realidade nem sempre é uma má ideia, desde que estejamos cientes disso. Isto pode nos trazer um alívio passageiro e enganoso, mas pode transformar-se em um grande problema se for utilizado de forma sistemática e continuamente ao longo do tempo.

Você já se surpreendeu falando demais, interrompendo os outros e querendo ser o centro das atenções? Por que não olhou para dentro de si mesmo? Dá medo, é assustador perceber que não somos tão fortes quanto aparentamos ser, é assustador perceber que somos frágeis. A imagem que mostramos para o mundo nunca será real se não nos curarmos por dentro.

Todos nós já sentimos esse vazio e essa fragilidade em algum momento. O importante é não tentar preencher esse vazio de qualquer forma, e sim aceitá-lo para encontrar a solução.

O caminho da humildade

jovem-com-mascara-e-trança

Acredite ou não, ser humilde é muito melhor do que ser alguém que as pessoas admiram com falsidade e amargura. A verdadeira humildade nunca terá uma resposta negativa.

Existem pessoas que têm medo de ser humildes porque acreditam que dessa forma passarão despercebidas. Se o seu medo é esse, está equivocado. Provavelmente você é uma pessoa insegura, tem algum problema de autoestima, ou já passou por alguma experiência dolorosa e esta é a sua maneira de enfrentar a dor que sofreu.

Nós confundimos a humildade com a simplicidade, quando na realidade é a simplicidade dentro da grandeza. Dentro da humildade está a capacidade de saber ouvir, ser maduro e empático com os outros. Embora tudo isso não se destaque como quando você fazia muito barulho, pelo menos você não estará vazio.

Comece a introduzir gradualmente a humildade em sua vida e aprenda a ouvir os outros; não é só a sua palavra que é importante. Aprenda com os seus erros, perceba que você não é o melhor em tudo e comece a crescer.

Encontre a sua verdadeira essência

Se você já percebeu que é inseguro, que a sua autoestima não está tão alta quanto deveria, que é medroso e tenta preencher esse vazio fazendo muito barulho, chegou a hora de olhar para dentro de si mesmo e encontrar a sua verdadeira essência.

Cada um de nós é único e não podemos nos esconder atrás das aparências. Fazer muito barulho e viver cercado de muitas pessoas não vai preencher o nosso vazio interior.

E então eu percebi que apesar de estar cercado de muitas pessoas, me sentia vazio por dentro.
Compartilhar

criança-com-passaro

Mergulhar no seu vazio interior pode ser muito doloroso, mas é necessário. Você não conseguirá ser feliz se não resolver os seus problemas internos. Chegou a hora de vasculhar esse lugar onde guardou tudo o que lhe causa sofrimento. Enfrente os problemas e tire esse peso dos seus ombros.

Quando estiver consciente de tudo isso e disposto a crescer, compreenderá que não é necessário fazer barulho, porque isso não resolve o seu problema, apenas disfarça. Você está preparado para reparar esse vazio interior?

Recomendados para você