Sinto um grande vazio em meu interior

Sinto um grande vazio em meu interior

12, outubro 2015 em Emoções 33 Compartilhados
Sinto um grande vazio em meu interior

Há pessoas que têm parceiros, mas elas se sentem tão sozinhas e vazias quanto se não tivessem. Há outras que, por não saber esperar, decidem caminhar ao lado de alguém errado, e o egoísmo não permite que esse alguém se afaste mesmo sabendo que não as faz feliz.

Há pessoas que mantêm casamentos ou compromissos pelo simples fato de que estar sozinho é difícil e inaceitável. Há pessoas que optam por ficar em segundo lugar e tentam chegar ao primeiro, mas a viagem é difícil, desconfortável e as enche de dor e abandono.

Mas existem outras pessoas que estão sozinhas e brilham, e vivem a vida da melhor maneira. São pessoas que não se apagam, pelo contrário; a cada dia elas têm mais e mais luz. São as pessoas que aprendem a desfrutar da solidão porque a solidão as ajuda a chegar mais perto delas mesmas, para crescerem e fortalecerem o interior delas próprias.

Essas pessoas são as que, um dia, sem saber exatamente quando ou por quê, se encontrarão lado a lado com o amor, o amor verdadeiro, e se apaixonarão de uma forma maravilhosa.

Madre Teresa de Calcutá

Sinto um grande vazio em meu interior

“Eu sinto um grande vazio dentro de mim”, “Eu me sinto sozinha, mesmo acompanhada”, “Eu me sinto vazia apesar de eu ter tudo e não me faltar nada”, “Eu me sinto incompleta, apesar de ter uma pessoa maravilhosa comigo”, etc. Isso lhe soa familiar?

É muito provável que esse sentimento de infelicidade e insatisfação seja muito familiar. Este é o vazio emocional, um companheiro doloroso em nossas vidas que faz nos sentirmos sós e incompletos.

A verdade é que a possibilidade de nos sentirmos vazios nos aterroriza e nos bloqueia. Isto é bastante lógico, uma vez que não há dor mais penetrante do que a de lidarmos com a nossa realidade emocional.

E isso levanta questões que são bastante desconfortáveis emocionalmente: Se eu tenho tudo, o que mais eu posso querer? O que mais posso desejar se o meu parceiro já é perfeito? Quantos amigos mais eu tenho que ter para não me se sentir sozinho?”
Compartilhar

Bem, talvez o seu parceiro seja perfeito e maravilhoso, porém a sua relação afetiva não esteja sendo perfeita e maravilhosa para você. A decepção e a dor que você sente indicam que algo deve mudar, e se você não quer continuar se sentindo mal, você deve começar agora.

Pode ser também que você tenha tudo, mas talvez há algo que você pense que nunca poderá conseguir. É possível que você esteja cercado de pessoas, mas todas essas pessoas podem não ser adequadas, ou, ainda, que você precise de uma mudança de cenário.

Sinto um grande vazio em meu interior

O que há por trás do vazio emocional?

O vazio emocional se esconde por trás escravidão, da saudade, da tristeza e de uma necessidade de afeto e de liberdade emocional. Ele se apresenta diante de nós de uma maneira cruel, mascarado por uma mistura de sentimentos, pela dúvida, pela exaustão e pela falta de sonhos.

Mas, por que isso acontece? Por que o vazio chega, nos ataca com um forte golpe emocional e nos deixa infelizes? A resposta é muito simples: nós não nos conhecemos bem. Você, alguma vez, já compreendeu as suas necessidades, como você se sente, onde você quer chegar e que você está disposto a fazer para obtê-lo?

Ou seja, a pergunta certa não é o que se passa em nossas vidas, mas sim quem somos nós, os que querem vivê-la. Sabendo disso, devemos parar de pensar que somos altos, lindos, pessoas agradáveis e que o que é importante é ter um punhado de ilusões que nos sustentem.

Sinto um grande vazio em meu interior

Identidade e autoconhecimento emocional: chaves para o nosso bem-estar

Devemos colocar de lado as abordagens erradas e definirmos o momento atual. Ou seja, o importante não é se somos médicos, vendedores ou empregados domésticos. Continuar pensando assim nos deixa vazios, cheio de ilusões e sem identidade.

Por isso, é essencial nos darmos conta de que o preço a pagar pela nossa ignorância é muito alto. Você realmente quer ser um médico, encontrar o amor da sua vida ou corresponder as expectativas de seus pais? Na verdade, não. Não estamos satisfeitos com isso e é aí que os nossos problemas se encontram.

Quando o nosso eu falha, surge o vazio emocional. Assim tudo se torna mero rótulo, um curativo que cobre as nossas feridas e que impede que os nossos olhos vejam.
Compartilhar

Sinto um grande vazio em meu interior

O que pode nos ajudar quando nos sentimos vazios?

O vazio emocional é nítido e insuportável, porque nos lembra de que precisamos de algo que não podemos determinar, inundando-nos de desespero e desolação.

Podemos tentar preenchê-lo comendo demais, procurando um grande amor, bebendo álcool, exagerando na academia ou sobrecarregando a nossa agenda. No entanto, essa sensação insuportável de “Eu preciso de algo, mas não sei o que é” ainda está lá, à espreita.

Sem dúvida, o vazio determina a nossa vida e bem-estar, tornando-se a balança que mantém as estruturas de nossas emoções. Na verdade, esta “desconexão cerebral” que ocorre entre o sistema límbico e o pré-frontal é a mesma que acontece em pessoas que sofrem de depressão.

Lutar contra o vazio não é fácil. Parece que é a mais negativa das emoções e dos sentimentos que existem, e que se opõe contra nós para nos destruir.
Compartilhar

No entanto, podemos sempre decidir se nós tomaremos o controle de nossa vida e começaremos a definir o que nos perturba, ou se continuaremos em um barco à deriva num mar de incerteza e de dor.

Todo mundo tem que mergulhar dentro de si e tentar encontrar a chave que provoca a sensação de vazio. Não há fórmulas mágicas ou remédios infalíveis. A solução está dentro de cada um e, portanto, só depende de você chegar à verdade. No final, a mudança é uma porta que só pode ser aberta a partir do nosso interior.

Recomendados para você