Quatro estratégias eficazes para educar pessoas respeitosas

· maio 17, 2015

É muito comum ver pais que repreendem, castigam e, até mesmo batem em seus filhos com a finalidade de torná-los mais obedientes. No entanto, comprovou-se que os pais que mantêm a calma e tentam controlar suas reações emocionais ganham mais nesse sentido.

Como educar os filhos

1. Escute, de verdade, seu filho

Quando seu filho estiver em meio a um conflito ou estiver se comportando mal, trate de entender as razões para que ele se comporte dessa forma. É importante evitar julgamentos ou fazer seu filho sentir que você o está criticando.

Muitos pais chamam a atenção e repreendem imediatamente, quando seus filhos apenas querem um pouco de atenção. Habitualmente, os filhos faltam com o respeito quando se sentem agredidos e não querem perder o controle. Se você o escutar, estará demonstrando respeito, o que aumenta as chances de que eles respondam com a mesma atitude.

2. Tente entender seu filho

Sempre será complicado conseguir o respeito de alguém que não entendemos. Tente analisar e entender o que provoca as faltas de respeito de seu filho quando estas são constantes, e fale de forma racional sobre isso. É provável que você se dê conta de que as razões podem ser muito variadas e, nem sempre, são fáceis de identificar.

Por exemplo, pode ser que seu filho comece a faltar o respeito com você em todas as manhãs, antes de ir à escola. Se, em vez de castigá-lo, você conversar com ele, talvez você perceba que ele age assim porque está sofrendo bullying por seus companheiros de escola, ou porque não se sente integrado à turma. Não importando qual seja o problema, é vital identificá-lo e agir em seguida.

3. Imponha limites

Sejamos sinceros, nem todas as desobediências de nossos filhos são da responsabilidade deles, às vezes somos nós que nos sentimos desrespeitados. Neste caso, é importante explicar a situação que nos parece desrespeitosa e pedir a eles que não repitam tal comportamento. As crianças precisam de pais que expliquem algumas situações, para que eles entendam. Já que nem sempre sabem o que fizeram de errado.

Tenha em mente que os filhos desobedientes podem não ter consciência de que estão fazendo algo que afeta a eles mesmos, ou a seus pais. Por exemplo, se, durante as férias seu filho costumava colocar música alta até tarde da noite e, quando volta às aulas continua fazendo isso, você pode explicar para ele que a situação mudou, pois os horários também mudaram.

4. Não leve os comportamentos como algo pessoal

Se você parar para pensar e analisar as situações que parecem uma falta de respeito para você, é provável que descubra que, algumas vezes, você está tirando de contexto apenas os comportamentos, e que eles não têm nada a ver com uma agressão. Ter consciência disso ajudará a diminuir seus níveis de frustração e ensinará a seus filhos que o respeito, às vezes, é uma questão subjetiva.

Para educar filhos respeitosos, é fundamental dar o exemplo, de maneira que eles aprenderão a respeitar de forma objetiva.

Créditos da imagem: Subbotina Anna