Quatro sinais de que estamos sendo usados por um amigo

· maio 6, 2015

Nos relacionamos com diferentes pessoas diariamente. Algumas delas se tornam verdadeiros amigos, com os quais podemos sempre contar, mas outros só servem para tentar se beneficiar da amizade que construímos com eles.

Nem sempre é fácil identificar quando estamos sendo usados por alguém em quem confiamos. No entanto, existem determinadas situações ou características da relação que são muito particulares, e que facilitam a identificação de uma amizade negativa ou a aproximação baseada em interesses dos demais.

Como saber se estamos sendo usados?

 

Essa pessoa só se manifesta quando precisa de algo

Essa é a característica básica de uma falsa ou desinteressada amizade, já que determinado amigo só aparece quando precisa que você faça algo por ele ou para ele. Pode até ser que sejam coisas muito simples, como que você empreste algum livro, ou que você o leve a determinados lugares, até que aparecem as situações mais complicadas, como o empréstimo de dinheiro.

Naturalmente, ajudar os amigos é uma demonstração de carinho e afeto, mas se você percebe que esta pessoa só te procura para pedir coisas, talvez seja o momento de impor um limite, ou até finalizar tal amizade.

Essa pessoa sai com seus amigos sem você

É normal desejar que nossos amigos se conheçam e se relacionem entre si. Mas se alguém a quem acabamos de conhecer começa a sair com seus amigos sem lhe convidar, e quase às escondidas, você deve se alarmar.

É importante ser objetivo caso essa situação aconteça, já que, às vezes, podemos nos sentir um pouco ameaçados, ou até ciumentos, sem um motivo real. Por essa razão, é recomendável analisar bem a situação antes de se afastar da pessoa.

Use sua informação pessoal em benefício próprio

Alguns falsos amigos se aproximam com a única intenção de obter informações sobre nós, para que, dessa forma, possam usá-las em seu próprio benefício. Tal situação pode ser difícil de ser percebida, então acabamos deixando-a passar.

Isso pode acontecer das mais variadas formas, por isso é preciso manter-se alerta. Pode ser que este amigo tente conseguir dados seus para se dar bem no trabalho, ou obter alguns favores em seu nome. Pode ser que, com isso, você se veja envolvido em situações delicadas ou problemas sérios com seus conhecidos, sem ter ideia do que realmente aconteceu.

Você recebe constantes negativas

Uma amizade real é sincera e desinteressada, no entanto, precisamos de nossos amigos em alguns momentos. Já que você precisa ser ouvido, talvez necessite de um favor ou uma ajuda em determinada situação. Se você percebe que esse amigo nega constantemente suas necessidades, pode ser que essa amizade não seja assim tão sincera.

Este ponto se relaciona muito com o primeiro, já que é muito comum que os falsos amigos sempre peçam ajuda ou tentem se beneficiar de você, mas que desapareçam quando você precisa deles.

Nem todas as pessoas que conhecemos em nossa vida têm a intenção de nos usar ou nos ferir, mas é importante estar alerta para que evitemos ser usados.

Créditos da imagem: wrangler