Quem enfrenta a adversidade sempre merece a força

Quem enfrenta a adversidade merece a força

17, novembro 2016 em Emoções 1836 Compartilhados
Quem enfrenta a adversidade merece a força

Muitas vezes a vida é dura e nos machuca com toda a força que tem: parece que nos situa diante da adversidade de uma profunda tormenta eterna, que remove todo o nosso equilíbrio emocional e nos coloca à prova.

No princípio, você tem a sensação de que algo ruim vai acontecer e de que seu céu está nublado. Logo depois você descobre que era verdade: você se encontra diante de um vento que te aperta contra as paredes e te enche de ansiedade. Chove e, inclusive, chove granizo.

“Quando você sair desta tormenta, não será mais a mesma pessoa que entrou nela”.
– Murakami-

Quando você está num momento de desânimo, a tormenta o obriga a tomar uma decisão: recebê-la como uma ocasião para enfrentar a adversidade até que a tormenta passe ou deixar-se cair, derrotado, na eterna chuva. Você precisa enfrentar a adversidade com todas as suas forças e continuar adiante. 

A luz entra graças às frestas

É totalmente compreensível que, se você está dentro de uma tormenta, a única coisa na qual você pense seja no frio, na escuridão, na umidade que seu corpo sente. No entanto, você não pode se esquecer de que até na mais sombria das circunstâncias o céu sempre guarda atrás das nuvens a luz do sol.

mao-sombras

Pode parecer pretensioso ou difícil de colocar em prática, principalmente se a situação for muito complicada. No entanto, a luz sempre consegue entrar graças às frestas, e quanto mais seu coração se ressente, mais frestas tem.

“A adversidade é ocasião da virtude”.
– Séneca-

Por essa razão são muitos os que disseram que a adversidade é uma oportunidade de sofrer por dentro e aprender o porquê das coisas acontecerem. Também pode ser uma maneira de descobrir algo em você que nem você mesmo sabia que possuía.

Livrar-se dos sentimentos

Algum acontecimento muito importante pode vir a ocorrer com algumas pessoas e isso pode aumentar sua dor e, talvez, você seja uma delas: mesmo nos momentos nos quais você se sente muito mal, paradoxalmente, você não é capaz de expressar seus sentimentos nem de desabafar com os demais. Isso é um problema porque “se livrar” dos sentimentos significa se libertar deles e deixar que os outros possam nos ajudar. 

Se um ente querido faleceu e lhe deixou um grande vazio, se seu relacionamento terminou, se você sofre de alguma doença que está interferindo em sua vida… Seja qual for o motivo da adversidade que está lhe causando tantas feridas, é bom compartilhar isso com alguém que esteja disposto a escutar e ajudar.

“A adversidade tem o dom de despertar talentos que continuariam adormecidos caso houvesse apenas prosperidade”.
– Horacio-

mulher-abracada-lua

Se isso também for muito complicado para você, você pode redirecionar seus sentimentos para outra atividade que lhe permita exteriorizá-los: escrever, desenhar, dançar ou qualquer outra atividade que você goste e faça você se sentir confortável. Lembre-se de que o que a boca não é capaz de dizer, o corpo sinaliza e manifesta com problemas de saúde. 

Não tenha medo da adversidade

Como regra geral, as tormentas nos dão medo e nos incitam a buscar abrigo e refúgio. Na vida real acontece exatamente o mesmo: quanto maior for a adversidade que nos aflige e o abismo que temos à frente, maior é também a vontade de encontrar um lugar onde podemos nos sentir a salvo.

O anseio do calor nos dias mais frios da nossa vida é o que nos faz enfrentar o medo com coragem: somente assim podemos perceber a força que temos verdadeiramente dentro de nós. Nos agarrarmos à ideia de que podemos vencer a fraqueza que sofremos nos dá esperanças e nos mantém com motivos para viver.

mulher-flores

Chega o momento em que é preciso lutar, romper com a armadura que o paralisa e saltar para não cair com o medo e a dor do vazio. Aí, então, você terá enfrentado a adversidade e terá merecido a força, aquela que você não acreditava possuir, mas que pertence a você. Lembre-se: quem enfrenta a adversidade merece a força, e por isso ela é sua.

“Tive o privilégio de sentir que tinha perdido tudo.

Tive a sorte de descobrir, assim, do que eu realmente precisava.

A tristeza, às vezes, é paz.”

-Sara Bueno-

Recomendados para você