Medo: como é possível vencê-lo? - A Mente é Maravilhosa

Como é possível vencer o medo?

20, outubro 2016 em Psicologia 717 Compartilhados
Mulher sentindo medo

O medo é, com toda certeza, um sentimento inerente ao ser humano. Ele está conosco desde que nascemos até o próprio dia da morte. Por isso, é muito importante saber conviver com ele e aceitar que sempre nos acompanhará em qualquer decisão que tomarmos, por menor que seja.

Contudo, muitos de vocês podem pensar que ter este sentimento é típico de pessoas covardes que não sabem enfrentar a sua vida. Mas, não há nada tão equivocado. Acontece que o medo também é uma forma de autoproteção diante de qualquer situação de perigo, principalmente quando colocamos em risco a nossa integridade física. Se você é uma pessoa que frequentemente tem medo, não se preocupe, isto é normal.

Você só precisa saber conviver com ele e controlá-lo quando realmente for necessário. Diante disto, certamente muitos de vocês devem estar se perguntando o seguinte. Como é possível vencer o medo? E o que é necessário fazer para controlá-lo? Antes de mais nada, é preciso dizer que não há uma fórmula definitiva para vencer o medo. Este não desaparecerá num passe de mágica da noite para o dia, na verdade é justamente o oposto.

Como superar o medo

Você pode ter certeza de que superar o medo será um processo longo que irá requerer certo esforço da sua parte. Em primeiro lugar, a única forma de vencer o medo é enfrentando-o. Isto é, quando você estiver em um momento que não for do seu agrado e quiser fugir dele porque você não consegue encará-lo, o melhor que você tem a fazer é agir e não se deixar levar pelo seu instinto. E para conseguir isto, pense friamente na situação na qual você se encontra e depois decida quais prós e contras ela pode trazer para você aquilo que você está enfrentando.

Um típico exemplo disto são as entrevistas de emprego, que podem despertar um medo irracional porque sempre queremos causar a melhor impressão e queremos alcançar também todas as expectativas que colocaram sobre nós. Da mesma forma, as fobias também são os berços dos nossos medos mais básicos, mas se conseguirmos enfrentá-las e tratá-las com intimidade, poderemos obter resultados realmente satisfatórios para superá-las o mais cedo possível.

Uma vez que você tenha tentado vencer o medo pela primeira vez, poderá ter plena certeza de que a próxima vez será muito mais fácil, e assim sucessivamente. Você só precisa confiar em si mesmo, e verá quando superá-lo e continuar em frente, que você ganhará autoestima e autoconfiança.

Recomendados para você