Reconhecer os erros para crescer – A mente é maravilhosa

Reconhecer os erros para crescer

15, maio 2015 em Emoções 1998 Compartilhados
erros

Por que é tão difícil reconhecer nossos erros? Errar faz parte da natureza humana; o importante é como nos posicionamos diante dos erros cometidos. Existem duas maneiras de reagir diante de um erro:

1- Tentar escondê-lo, culpar os outros ou esquivar-se. Agir assim traz consequências ruins, pois você não irá aprender com os erros cometidos e poderá se sentir culpado e frustrado.

Podemos enganar as pessoas, mostrando-lhes que somos perfeitos, mas nunca podemos nos enganar. Não reconhecer o erro nos impede de crescer e amadurecer. Reconhecer um erro é essencial para tornar-se forte e fazer diferente da próxima vez.

2- Reconhecer o erro com humildade e vontade de aprender. Se escondemos um erro, como vamos aprender? Reconhecer um erro e voltar atrás é sinal de coragem, além de nos proporcionar paz de espírito.

Aceite os erros e enfrente as consequências e as críticas externas. Reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece. Seja humilde, reconheça sua falha e busque meios para superá-la.

Quem nunca falhou é porque nunca se arriscou

Ninguém nasce sabendo tudo. Apesar dos conselhos alheios, só aprendemos com as nossas próprias experiências. As pessoas que dizem que nunca falharam é porque nunca se arriscaram e permaneceram sempre na sua “zona de conforto”.

Quanto menos arriscamos, menos erramos. Se um barco navega por um caminho conhecido e seguro, nunca terá problemas, mas não terá novas experiências e nem conhecerá outras paisagens. Quando queremos passar uma imagem de perfeição e não reconhecemos nossas falhas, agimos como aquele administrador de empresas que está sempre certo, nunca falha e quando algo dá errado, a culpa é do outro.

Se passarmos a vida com essa atitude, os outros não verão nosso lado humano. Ninguém procura amigos perfeitos, e as pessoas que querem parecer chefes ou pais perfeitos, que nunca erram, nunca terão amigos verdadeiros e nem pessoas realmente interessadas em um relacionamento honesto e verdadeiro.

Cinco efeitos positivos de reconhecer nossos erros

1- Atrairemos mais pessoas para nossas vidas à medida que assumirmos nossos erros. Com essa atitude, mostraremos que somos pessoas humildes e sinceras. Reconhecer as falhas é uma virtude.

2- O autoconhecimento: conhecer melhor a nós mesmos e perceber nossas qualidades e defeitos traz autoaceitação e confiança.

3- Viveremos uma vida mais honesta e sincera e isso se traduz em segurança e bem estar.

4- A felicidade estará mais próxima de nós, já que não será necessário ser perfeito. Errar é normal e não significa fracasso, mas aprendizado.

5- Iremos adquirir boas ferramentas para superar as adversidades da vida. Cada erro que cometemos, que tentamos corrigir e superar, nos traz mais tolerância à frustração.

Errar não é tão negativo; significa que tivemos a coragem de arriscar e viver novas experiências. Se formos capazes de reconhecer as falhas, seremos mais livres, pois o que os outros pensam de nós não é relevante. Assumir nossos erros exige muita coragem e humildade.

Se nos dermos a liberdade de errar, aprenderemos a ser mais flexíveis e tolerantes conosco, e essas ferramentas nos ajudarão a abrir novas portas e crescer.