Aprenda com seus erros – A mente é maravilhosa

Aprenda com seus erros

6, abril 2015 em Emoções 7 Compartilhados

Ninguém gosta de cometer erros, mas quando cometidos, o melhor é aprender da melhor forma com eles e se dar conta de que os erros são uma parte essencial da superação pessoal. Você não deve se sentir sobrecarregado pela culpa e pelo arrependimento, e deve também analisar como você pode aprender com eles.

Certamente você pode ser muito autocrítico, especialmente ao se dar conta de que seu comportamento poderia ter sido melhor do que realmente foi, mas o que é verdadeiramente importante é aprender com os erros e poder melhorar para uma próxima vez.

Como aprender com seus erros

 Não se sinta inibido devido as suas decisões passadas, o que foi feito, está feito e não pode ser mudado. De agora em diante, faça as coisas da melhor maneira que você puder.

– Cultive a confiança em seus relacionamentos, porque ela é uma das grandes razões para estar em uma relação, tanto dar confiança, quanto recebê-la. E lembre-se de fugir das pessoas pouco confiantes.

– Se realmente você quiser o perdão de alguém que esteja se sentindo ferido, a pessoa precisa ser capaz de sentir a sua dor, porque só aí, então, a pessoa sentirá que sua desculpa é sincera, e que você está arrependido.

 Não se culpe por ser complacente, já que pode ser que você precise ser discreto ou aceitar esse momento em particular.

– Na realidade, você deve se mostrar uma pessoa agradável, não deve provocar sofrimento nos demais, pois se os tratar de maneira ruim, você também não se sentirá bem consigo mesmo.

– Controle sua raiva, pois ela pode acabar com a sua motivação; é melhor deixar a raiva de lado, do que perder tempo e energia sendo sarcástico, ou maltratando as pessoas.

– Não se deixe vencer! Dê vida aos seus projetos.

Como fazer

Promova a dignidade

Caso tenha cometido algum erro com alguém, é importante que você se desculpe de forma digna, para restabelecer a confiança; caso decida não se desculpar, seja por vergonha, ou por falta de vontade, a pessoa ofendida será hostil com você, mas se suas desculpas forem sinceras, pode até ser que ela te perdoe.

É mais eficaz pedir desculpas pessoalmente do que por e-mail, por exemplo. E depois de já pedida a desculpa, não se deve continuar repetindo que está arrependido pelo que aconteceu, o melhor é pedir desculpas sinceras de uma vez por todas e seguir em frente.

Não seja um perfeccionista

Se vivêssemos a vida com medo de cometer erros,  passaríamos a maior parte dela sem fazer absolutamente nada. Cometer erros é uma parte essencial da vida e tem certa influência no futuro. Diante da necessidade de evitar cometer erros a todo custo, surgirá uma barreira psicológica que te impedirá de assumir riscos.

Não justifique seus erros

O instinto natural tenta justificar nossas ações, e quando os erros são cometidos nós os justificamos para o bem do nosso próprio ego. Entretanto, algumas vezes, o melhor é dizer a verdade, que foi você quem cometeu o erro.

Entenda os seus erros

Os erros são cometidos por diversas razões e, para evitar que se repitam, é necessário compreender a verdadeira razão. Caso comece a cometer erros porque está constantemente cansado, trate de dormir mais e, se está permanentemente estressado, tente encontrar formas para relaxar e se desconectar do estresse.

Evite repetir o mesmo erro

Você deve evitar sentir culpa pelos erros cometidos, mas, ao mesmo tempo, deve aprender com eles. Caso continue repetindo os mesmos erros, não haverá progresso. Frequentemente, os erros devem-se aos maus hábitos. Para evitar cometer sempre os mesmos erros, é necessário ter uma consideração bastante cuidadosa e fazer um esforço constante para mudar sua forma de pensar. 


 Créditos da imagem: Felixbernet

Recomendados para você