Reforçar os laços familiares - A mente é maravilhosa

Reforçar os laços familiares

8, maio 2015 em Psicologia 3 Compartilhados
laços familiares

Alguns dos aspectos básicos que melhor descrevem uma família são o amor, a união e o cuidado, mas em tempos modernos perdeu-se a essência da família, em virtude da necessidade de se adaptar e sobreviver no mundo atual.

Alguns elementos básicos da família são as refeições familiares e as reuniões para poder passar o tempo juntos, mas hoje em dia é difícil poder fazê-lo, por conta do ritmo frenético de vida que não dá espaço para estarmos juntos. De um lado, os mais jovens mantém seu tempo ocupado para atender sua vida pessoal, de outro, os adultos estão ocupados com o seu trabalho e com a necessidade de chegar ao final do mês.

Mas, se quiser manter a família unida, é importante melhorar a qualidade de vida para poder reforçar os laços familiares, porque o tempo que a família precisa para unir todos os seus membros é crucial. É necessário buscar um momento todos os dias para se reunir e poder compartilhar a vida de cada um: as alegrias, experiências e, inclusive, problemas.

É importante comer juntos

Torna-se importante o fato de toda a família fazer a refeição junta em volta da mesa porque:

É importante comer junto, não só porque fortalece os laços familiares, mas também ajuda a reforçar o vínculo dos mais jovens, pois os filhos precisam ter conversas regulares com seus pais para ajudar a entender as necessidades e as expectativas que possuem.

É primordial encontrar um momento para relaxar, porque o trabalho aumenta o estresse e a tensão da vida pessoal. Comer juntos pode ajudar a relaxar, uma vez que os laços familiares são fortalecidos.

Inicia-se uma conversa entre toda a família, que fortalece os laços familiares de uma maneira fácil, ao mesmo tempo em que serve para expressar as inquietudes e construir uma comunicação adequada.

Também é uma maneira adequada de supervisionar a nutrição dos seus filhos, porque permite controlar a saúde de todos os membros da família, uma vez que se tem esse tempo para passar com eles.

É uma boa maneira de aprender bons modos à mesa, especialmente para os menores, porque eles ensinarão os mesmos costumes aos seus futuros filhos.

Outros aspectos que reforçam os laços familiares

Existem outros aspectos que reforçam os laços familiares, como os seguintes:

Compartilhar mesa e bons hábitos com os membros mais velhos da família, para que os mais jovens compartilhem e aprendam com eles.

Quando estiver preparando a comida, deixe seus filhos ajudarem na cozinha com alguns pratos, falando da forma de preparação e tradições familiares.

Nas viagens programadas, não deixe que seus filhos levem seus utensílios favoritos; é uma viagem para compartilhar e falar com a família.

Compartilhe histórias, jogos, brincadeiras, fotos e outras atividades com os seus filhos, porque é uma agradável maneira de reforçar os laços familiares e para que os menores conheçam as tradições da família.

Imagem cortesia da Tetra Pak

Recomendados para você