Ingredientes para uma família feliz - A Mente é Maravilhosa

Ingredientes para uma família feliz

Abril 12, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
família feliz

A família é o primeiro contato que temos com o mundo. Normalmente, é a partir dela que aprendemos a maioria das nossas habilidades sociais mais básicas e é ela que nos transmite segurança e permite-nos experimentar e aprender pensamentos, atitudes e emoções que seguiremos pensando e sentindo no futuro. Mas para cada pessoa este contato é diferente pois, entre outros motivos, cada família é diferente; contudo, podemos dizer que existem alguns elementos chave para que todos os integrantes sejam mais felizes e sintam-se mais à vontade com eles mesmos e com os demais.

Expectativas e valores claros

As famílias que sabem o que querem e definem claramente os valores que as incentivam têm maiores possibilidades de viver as transições normais da vida adequadamente e se apoiam melhor nos momentos críticos.  Quando os pais deixam claro para os filhos o que esperam deles, ao mesmo tempo que escutam suas necessidades, a família adquire maior segurança e solidez. Da mesma forma, quando os pais explicam os valores familiares aos seus filhos, estes terão menos problemas em crescer como pessoas e conviver com os demais.

Gratidão

Outro fator para ter uma família feliz é a gratidão. A capacidade de olha ao redor e se sentir à vontade com o que se tem é uma das chaves das famílias felizes. Os membros da família devem ser capazes de agradecer pelos momentos que passam juntos. Quando isto acontece, os pais ensinam os seus filhos a aproveitar cada momento e os filhos aprendem a aproveitar cada momento. No caso das famílias que enfrentam situações negativas, como doenças ou problemas financeiros, a gratidão ajudará a mantê-los unidos e pode ser o elemento chave para seguir adiante. 

Uma rede familiar forte

Deve-se propiciar um ambiente de segurança e confiança muito forte entre os familiares e amigos. Quando isto acontece, os integrantes da mesma família sabem que sempre haverá uma boa base que os acompanhará em qualquer decisão que tomem. Desta forma, serão mais propensos a enfrentar os riscos que os farão chegar onde querem e superar suas limitações. Quanto mais forte for a união, mas feliz será a família. 

Tempo para se divertir e descansar juntos

O último elemento chave das famílias felizes é que as pessoas tiram um tempo para estarem juntas. Este aspecto é tão importante quanto colocar-se metas ou estar unidos. Durante estes momentos, o tempo deve ser destinado a atividades de descontração para esquecer as obrigações, como brincar, descansar, conversar e conviver todos juntos. Estes períodos podem ser extensos ou curtos, o importante é que todos os membros da família aproveitem. As opções são infinitas: ver um filme, ir ao parque, sair de férias, etc.

Uma família feliz, um trabalho em equipe

Quando existem estes elementos na família, todos os integrantes poderão crescer e se desenvolver de forma saudável, tanto física quanto emocionalmente. Isto se refletirá em adultos produtivos, com boa autoestima, confiantes e realizados que possivelmente formarão outras famílias felizes.

Recomendados para você