Saia da sua mente e comece a viver o momento presente

· janeiro 6, 2019

Talvez esta pergunta pareça um pouco estranha, mas você costuma viver o momento presente ou ficar preso dentro da sua mente? Parece que, entre o passado e o futuro, acabamos perdendo o mais importante: o aqui e agora.

A maioria de nós vive no modo piloto automático, entre o ontem e o amanhã, entre o que está pendente e o que devemos fazer mais adiante.

Viver em nossa mente, reféns das preocupações e das expectativas, provoca mal-estar porque nós dependemos dos nossos pensamentos. Por isso, sentimos que estamos sozinhos quando tropeçamos na realidade da nossa existência.

O problema é que não existem fórmulas mágicas que permitam solucionar esta questão rapidamente. O segredo para começar a viver de verdade está nessas simples palavras: saia da sua mente e comece a viver o momento presente.

Para compreender esta mensagem profunda, podemos considerar a mente como uma de nossas zonas de conforto. Ou melhor, como uma enxurrada de pensamentos que colecionamos e que nos impedem de ter consciência do presente. Um ruído mental que nos distrai e nos obriga a viver no passado ou no futuro.

Saia da sua mente com a ajuda do mindfulness

Um dos métodos mais recomendáveis para sair da nossa prisão mental é o mindfulness. Esta prática não consiste somente em se sentar, ficar quieto e manter a mente em branco. Na verdade, a essa altura, talvez você já tenha experimentado fazer algo parecido mas não obteve resultados.

Para aqueles que não dominam o método de mindfulness, os pensamentos se acumulam, confundem, e gritam a partir do lugar mais profundo da mente. Isso costuma acontecer no início da prática.

O certo é que não estamos habituados a deixar que os nossos pensamentos fluam de maneira natural pela mente, sem julgá-los nem detê-los. Só permitindo que surjam e aprendendo a lidar com o seu vai e vem nós conseguiremos nos concentrar no “aqui e agora”.

Meditação para aproveitar o momento presente

Quando você parar de julgar os pensamentos e somente os observar como se estivesse vendo um filme, eles deixarão de influenciar a sua realidade e a visão ficará muito mais clara. Você vai começar a ver a realidade.

“Ser consciente significa abandonar os julgamentos durante um tempo, deixar de lado os nossos objetivos imediatos para o futuro, e deixar o momento presente como ele é, e não como nós gostaríamos que ele fosse”.
– Mark Williams –

A vida é viver o momento presente

Quando foi a última vez em que você parou para apreciar o ar fresco? Você se lembra de se sentir grato pela água quente que pode aproveitar ao tomar um banho a cada manhã? Com certeza isso não acontece porque a sua mente está pensando “vou chegar tarde ao trabalho”, “tenho que pegar as crianças”, “o que está faltando comprar?”, etc.

Se você perceber, a sua cabeça está cheia de pensamentos sobre o passado e o futuro, mas entre tudo isso, está ignorando o presente de uma maneira bem cínica. O estresse que você sofre está sendo criado através dos seus pensamentos.

Muitos dos problemas que você tem agora estão sendo criados pela sua atividade mental. Você está se antecipando. Nada disso é real. Até que isso aconteça, até se tornar realidade, você está vivendo na sua imaginação.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Por isso, saia da sua mente urgentemente! Presenteie -se com um momento para dissipar toda essa bagunça de pensamentos que não estão lhe permitindo aproveitar e despertam emoções que provocam mal-estar.

É como quando sentimos medo ou ansiedade sem motivo nenhum. Existe algo de que temos que fugir ou escapar, que seja real? Não! Mas na nossa cabeça, criamos essas histórias e acreditamos tanto nelas que as consideramos como verdades.

“Só existem dois dias durante o ano nos quais não se pode fazer nada. Um deles se chama ontem, e o outro, amanhã. Portanto, hoje é o dia de amar, crescer, fazer e, principalmente, viver”.
– Dalai Lama –

Portanto, saia da sua mente e atreva-se a viver, a esperar que as coisas aconteçam antes de se adiantar a elas. Pare de pensar no passado, porque ele não faz parte do momento presente. Sinta cada dia como se fosse a primeira vez em que respirasse o ar fresco, tomasse água ou saboreasse uma deliciosa refeição.

Seja consciente de cada instante da sua existência, inclusive quando estiver trabalhando. Você nota como seus dedos sentem o teclado? Como suas pernas o suportam e permitem que você ande de um lado para o outro?

Comece a viver o momento presente e conecte-se com a sua vida, conecte-se com você e saia da sua mente de uma vez por todas.