Segredos do contato visual - A Mente é Maravilhosa

Os segredos do contato visual

Fevereiro 5, 2018 em Emoções 0 Compartilhados
Os segredos do contato visual

Você conhece os segredos do contato visual? Trata-se de uma poderosa via de comunicação. Através dos olhares enviamos mensagens conscientes e inconscientes que exercem grande influência em todos os tipos de encontros. Eles fazem parte da comunicação subjetiva que tanto marca a percepção mútua.

O contato visual e sua interpretação estão fortemente associados à amígdala cerebelosa (não confundir com a amígdala, atualmente chamada de tonsila, localizada na faringe), uma parte do cérebro relacionada com as emoções. Agora, o fascinante do contato visual é que se trata de um idioma sutil e contundente ao mesmo tempo.

Nós não somos conscientes de como olhamos e, às vezes, nem sequer levamos em conta qual é a mensagem que estamos transmitindo e que efeitos estamos causando na comunicação com os demais. O propósito deste artigo é precisamente elucidar alguns pontos interessantes sobre os segredos do contato visual.

“Quem não entende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação”.
-Provérbio árabe-

Os segredos do contato visual: a duração é um fator chave

A duração do contato visual é um dos elementos essenciais na comunicação através do olhar. Por exemplo, uma pessoa que evita totalmente o olhar de outra está bastante perturbada emocionalmente.

A ausência total de contato visual indica uma falta de controle sobre o que se está sentindo. Isso provoca nos demais uma sensação incômoda e de desconfiança.

No outro extremo está quem olha fixo e não desvia o olhar. Esse tipo de contato visual significa um desejo de controlar e até dominar ao interlocutor. Depois de alguns minutos, este tipo de olhar pode ser verdadeiramente intimidante, e sugere que existe um desejo de instrumentalizar o outro.

Companheiros de trabalho

A leitura dos olhos

Todos os olhares transmitem algum sentimento, inclusive quando são pouco expressivos. Nestes casos, refletem a aridez do que foi vivido ou a apatia experimentada.

Contudo, não é fácil observar um olhar. A outra pessoa pode se sentir estranha. Agora, quando conseguimos, descobrimos nele os traços do mundo emocional do outro.

Contato visual

Os estudiosos da linguagem corporal conseguiram identificar vários dos códigos cifrados do contato visual. Estas são algumas das interpretações mais comuns:

  • Piscar excessivamente pode ser um sinal de insegurança e nervosismo. As pessoas não acreditam nos líderes que piscam demais.
  • Olhar para o lado esquerdo significa lembrar de algo, e para a direita, gerar pensamentos ou ideias. Caso desvie constantemente o olhar nessa direção, é possível que essa pessoa esteja mentindo. Com as pessoas canhotas isto ocorre ao contrário.
  • Quando alguém fecha os olhos quer dizer que não acredita no que seu interlocutor está dizendo.
  • Caso haja interesse em sustentar uma boa comunicação com outra pessoa, é normal que se levantem as sobrancelhas durante a conversa.

A sedução e o instinto

Os olhares também desempenham um importante papel durante a sedução. Eles costumam ser o começo do que mais tarde se converte em um vínculo amoroso. Inclusive, ainda que o contato seja por via telefônica, os olhos das pessoas envolvidas refletem um certo interesse amoroso. Por exemplo, é normal que brilhem mais, que a pupila esteja mais dilatada e que reflita mais doçura.

Olhar apaixonado

Segundo os estudiosos da linguagem corporal, o interesse por outra pessoa pode ser medido da seguinte forma:

  • Caso uma pessoa olhe em seus olhos, abaixe o olhar e depois volte a olhar, provavelmente está interessada em você.
  • Se uma pessoa olha para você, em seguida para de olhar e passa a olhar para os lados, provavelmente não sabe ao certo se está atraída ou não por você.
  • Caso faça contato visual, porém depois olhe para cima, o mais seguro é que não sinta nenhuma atração por você.
  • Quando alguém pisca mais de 10 vezes por minuto, é porque existe atração pelo outro.

Por outro lado, os animais também são sensíveis aos olhares dos humanos. Se estão bravos, interpretam o olhar fixo como uma postura de desafio. Desviar o olhar é uma maneira de reduzir a possibilidade de que ataquem.

Como vemos, os segredos do contato visual são um mundo de possibilidades infinitas. Uma maneira de nos comunicarmos que diz muito sobre nós mesmos e que vale a pena levar em conta.

Recomendados para você