7 segredos para educar crianças autossuficientes

7 segredos para educar crianças autossuficientes

junho 9, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Crianças autossuficientes

O célebre poeta, pensador e filósofo cubano José Martí costumava dizer que “As crianças são a esperança do mundo”. Talvez não seja uma frase muito original, mas está correta. Uma criança representa uma gota de presente e um mar de futuro. Por isso, é importante educá-las para que sejam autossuficientes.

Você é capaz de imaginar um futuro repleto de pessoas totalmente dependentes umas da outras? Obviamente, pelo fato de vivermos em sociedade, a interação e a solidariedade são indispensáveis. No entanto, também são de extrema importância a autonomia e a responsabilidade individual.

As pessoas autossuficientes são capazes de distinguir quando é possível enfrentar um problema sozinho ou o momento no qual elas precisam da ajuda de outras pessoas. Elas são responsáveis pelos seus atos e desenvolvem critérios mais sábios e corretos. Contudo, o melhor a ser feito é começar a trabalhar essas qualidades desde a infância.

Os benefícios das crianças autossuficientes

Educar uma criança autossuficiente tem uma série de vantagens e benefícios permanentes para os pequenos. Graças à formação recebida na infância, a criança não será apenas mais plena e feliz, mas também poderá desenvolver uma série de valores realmente úteis:

  • Uma criança autossuficiente é mais autônoma, assim ela terá um conceito de si mesmo mais elevado.
  • As crianças autossuficientes demonstram uma autoestima mais alta e saudável do que as inseguras, autoritárias, dependentes, etc.
  • A autoconfiança é realmente valiosa para cada um de nós. Isso é algo que nos afeta desde a infância até a velhice.
  • Amadurecer no ritmo certo é importante para o desenvolvimento. Isso pode ser alcançado educando as crianças desde cedo sobre a autossuficiência.
  • O medo do fracasso é uma faca de dois gumes. É preciso ser cuidadoso, mas também valente na hora de tomar decisões. As pessoas autossuficientes conhecem esse conceito e costumam acertar os caminhos escolhidos para o seu desenvolvimento.

Crianças autossuficientes

Como educar crianças autossuficientes

Vamos, sem mais delongas, indicar uma série de segredos que vão servir de base para a educação de crianças autossuficientes. Você vai ver que são atividades muito simples que requerem apenas um pouco de paciência e persistência. Tenha certeza de que você vai alcançar grandes benefícios na saúde e na felicidade dos seus pequenos:

  • As pequenas ordens são uma ferramenta que vai desenvolvendo a capacidade do pequenino de ser autossuficiente. No entanto, devemos ser coerentes com a idade da criança. Vestir-se, ajudar nas tarefas mais simples do lar ou ajudar a recolher suas coisas são atividades muito importantes de acordo com a época. A dificuldade deve ir aumentando gradualmente de acordo com seu crescimento.
  • As responsabilidades também são importantes para o pequeno. Elabore guias simples para lhe explicar como fazer as coisas e supervisione o processo. Dessa forma ele se tornará consciente do seu ambiente, dos seus limites e do seu valor próprio como pessoa.
  • Obviamente, sempre que pedimos para uma criança realizar uma atividade, devemos agir como guias e mestres. No entanto, ela irá pouco a pouco aperfeiçoando sua habilidade. Esse é o momento para deixá-la sozinha. Assim, a segurança em suas habilidades será promovida .
  • Sem dúvidas, uma criança precisa de proteção. O que ela não precisa, com certeza, é de superproteção. Como professores e pais, devemos deixar as ferramentas mais acessíveis para que ela aprenda a conviver em sociedade. No entanto, é preciso deixar que ela experimente as coisas, para que absorva e enfrente os desafios que já está apta a enfrentar. Se fazemos tudo por ela, estaremos causando um grande dano.
  • Todos nós erramos alguma vez, especialmente uma criança. Elas estão investigando e descobrindo tudo que acontece pela primeira vez. Sendo assim, essa é a ocasião perfeita para que você as ensine a aprender com seus próprios erros sem perder a paciência que, às vezes, é colocada à prova.
  • Como uma sociedade, nós somos governados por regras que correspondem a uma ética de mínimos. Ou seja, são regras que todos nós devemos cumprir para o bom funcionamento da sociedade e cuja violação é seguida por um castigo penal. A melhor maneira de absorver essas normas para aqueles que acabaram de ser introduzidos na sociedade é precisamente que esses novos membros participem da dinâmica social e possam comprovar sua necessidade real.

Crianças autossuficientes

Você pôde verificar que os segredos para educar crianças autossuficentes não são nem um pouco complexos. É preciso ter paciência e ser persistente, pois as crianças costumam perder o foco e possuem pouca capacidade de prestar atenção. No entanto, com carinho e perseverança você conseguirá criar crianças felizes e autônomas.

Recomendados para você