Segredos sobre o poder curativo da amizade
Quando você está mal e compartilha seus sentimentos com um amigo, se sente mais protegido, compreendido e começa a ver as coisas de outro ponto de vista.
Somos animais sociais e para sermos felizes precisamos nos relacionar com outras pessoas. É difícil ser totalmente feliz sem se relacionar com ninguém.
“A amizade é uma alma habitando dois corpos, um coração que habita duas almas”.
-Aristóteles-
Um amigo é alguém que não pertence a sua família, mas que você percebe como um irmão, um pai, uma mãe. É alguém que às vezes pode estar mais perto de você do que a sua própria família.
Os efeitos da ausência de amigos
Na Universidade Brigham Young (EUA) foi realizado um estudo que concluiu depois de estudar trezentas mil pessoas por sete anos, que a falta de relações pessoais era equivalente a fumar quinze cigarros por dia ou tomar seis copos de bebidas alcoólicas.
Portanto, a falta de amigos é pior para a saúde do que uma vida sedentária ou o alcoolismo.
Mantenha distância de falsos amigos
Algumas pessoas se mascaram como amigas, são consideradas nossas amigas, mas nos julgam, nos tratam com indiferença ou nos deixam de lado.
Essas pessoas não são amigas, são pessoas que precisamos afastar das nossas vidas, para que outras pessoas que nos trazem alegria e satisfação possam entrar.
Você pode detectar um falso amigo facilmente com essas chaves simples:
Amizade recente
Uma boa amizade é forjada ao longo do tempo, com anos de relacionamento ao longo de nossas vidas. Um amigo que aparece do dia para a noite não é realmente um amigo.
É necessário que o tempo passe, que coisas boas e ruins aconteçam para percebermos como a amizade evolui.
Amizade interessada
Aqueles que são considerados amigos, mas desaparecem quando as coisas dão errado e voltam quando dão certo, não são amigos.
Um verdadeiro amigo está sempre lá para celebrar suas alegrias, abraçá-lo e dar-lhe apoio nos maus momentos.
Crítica destrutiva
Um amigo não faz uma crítica para machucá-lo, mas para ajudá-lo e faz isso com empatia, colocando-se no seu lugar. A pessoa que o critica deliberadamente pelas suas costas e o machuca não é sua amiga.
Se você suspeitar das intenções de um suposto amigo, confie na sua intuição e pergunte a si mesmo: Como eu me sinto ao lado dessa pessoa?
Se você acha que uma pessoa não contribui em nada, não corte a relação radicalmente, mas dê tempo para ver como as coisas evoluem.
“Não passe o tempo com alguém que não está disposto a passá-lo com você”.
– Gabriel García Márquez-
Benefícios da amizade
A amizade verdadeira, sincera e desinteressada, nos faz sentir completos e nos encoraja a seguir em frente. Uma amizade pode durar anos ou uma vida inteira e nos trazer muitos benefícios.
Previne o sentimento de solidão
Muitas vezes, a solidão é uma boa companheira que nos permite o autoconhecimento e a aceitação, mas é necessário superar o isolamento e nos relacionarmos com os nossos amigos.
Os verdadeiros amigos fazem com que nos sintamos acompanhados, embalados, envolvidos.; assim como faremos com eles, quando se sentirem sozinhos.
Melhora a saúde mental
William Bukoski publicou uma pesquisa na revista Development and Psychopathology demonstrando que a depressão na infância está diretamente relacionada com a falta de amigos.
Também foi comprovado que as crianças realizam mais atividades físicas quando brincam com os amigos.
Aumenta a expectativa de vida
Durante dez anos, vários cientistas australianos fizeram um acompanhamento de mil e quinhentas pessoas, e concluíram que as pessoas com um amplo círculo de amigos reduziram em 22% a possibilidade de morte.
Portanto, ter bons amigos e conviver com eles aumenta a expectativa de vida.
Protege o seu coração
Um estudo realizado pela Duke University (EUA) com milhares de pessoas solteiras com doenças cardíacas, concluiu que após cinco anos sobreviveram apenas cinquenta por cento dos doentes que não tinham um amigo de confiança.
Os doentes que sobreviveram tinham pelo menos uma amizade verdadeira.
Ajuda a desenvolver a autoestima
O conceito que temos de nós mesmos e a nossa autoestima são alimentados pelo amor e apoio dos nossos amigos.
Nossos amigos conhecem nossas falhas e nossos pontos fortes, e estão do nosso lado nos bons e maus momentos.