Como seguir em frente quando nada te faz feliz

Como seguir em frente quando nada te faz feliz
Gema Sánchez Cuevas

Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 29 março, 2016

Às vezes você não consegue encontrar o seu caminho, e isso faz com que seja complicado alguma coisa te fazer feliz. Talvez o seu parceiro não te faça feliz, você não goste do seu trabalho, queira mudar sua forma de viver a vida, mas se sinta bloqueado.

O turbilhão da vida cotidiana impede que você pare e pense se o que você está fazendo é o que realmente quer fazer, impede que você reflita sobre o motivo pelo qual não está feliz. Todas as suas atividades diárias te distraem do que também é importante: você mesmo.

5 conselhos para seguir em frente

Um pouco de egoísmo saudável é necessário de vez em quando para nos recuperarmos, para sabermos quem somos e termos a certeza de que o lugar para onde a nossa vida está indo nos faz feliz, e é o lugar que nós mesmos escolhemos, não outras pessoas.

Você pode fazer muitas coisas para seguir em frente quando nada te faz feliz, mas o fundamental é realizar uma reflexão profunda sobre as nossas emoções, sentimentos e desejos.

Mulher com barco no cabelo

Pense no que você deseja

O que você quer? O que te deixa animado, o que te faz vibrarNão se deixe influenciar pelo que os outros pensam que você deseja, trate de pensar no que você deseja, no que te faz feliz. Todos temos sonhos e desejos que temos medo de realizar, mas a vida é curta e é hora de caminhar para aquilo que realmente queremos.

Aja para ser feliz

Não basta só pensar, também é hora de começar a fazer tudo aquilo que você pode fazer para ir em direção ao seu sonho. Se você sempre quis ser atriz, comece se inscrevendo em um curso de teatro, por exemplo, vá a eventos que tenham a ver com teatro ou cinema, saia com pessoas que tenham os mesmos interesses que você e você irá começar a desfrutar o que te faz feliz.

Abrande o ritmo da sua vida

Não é preciso tentar fazer tudo de uma só vez; pare um pouco e reflita sobre o que é urgente e o que pode esperar. Encontre um tempo para dedicar a si mesmo, para aproveitar o que você mais gosta, quer seja passear à luz do luar, comer alguma coisa com seus amigos ou familiares, jantar com seu namorado. Sempre é possível encontrar esse momento para nós mesmos.

Valorize o que você sente

Os nossos sentimentos são importantes. Como a sua vida faz você se sentir atualmente? Do que é que você não gosta? Se você se sente triste, é hora de começar a fazer mudanças; comece por si mesmo, mude a sua forma de vestir, de arrumar o cabelo, de caminhar, mude a sua forma de se relacionar com os outros. Pense que você não vai perder nada, simplesmente vai ter experimentado algo novo e vai se divertir.

Céu com estrelas e lua

Se você precisa chorar, chore. Não importa se alguém estiver olhando, deixe a tristeza sair, não a retenha. Faça com que cada lágrima dissolva o que te preocupa, o que não te faz feliz. É necessário chorar para poder substituir essas lágrima por um belo sorriso depois.

Aproveite a companhia das pessoas

Isolar-nos e não nos relacionarmos com outras pessoas nos distancia e faz com que afundemos ainda mais na nossa tristeza. Somos seres que precisam de abraços, beijos, carinho, palavras de ânimo e de consolo.

Precisamos estar com outras pessoas e desfrutar a sua alegria, seu sorriso contagioso. Talvez você não esteja com vontade de ver ninguém, mas muitas vezes, quando nos sentimos assim, acabamos saindo e aproveitando muito, pois não temos expectativas.

O que você faria se não tivesse medo?

Essa é uma pergunta fundamental que você deve se fazer todos os dias para deixar de lado aquilo que te dá medo. Existem muitas maneiras de fazer as coisas, e é importante fazê-las de uma forma com a qual nos sentimos confortáveis. Muitas vezes, correr um risco pode nos fazer sentir que o medo é algo totalmente superável e criado por nós mesmos.

Sair da nossa zona de conforto, fazer algo arriscado, sentir um pouco de ansiedade todos os dias, independentemente de se vamos conseguir ou não; tudo isso poderá nos proporcionar a alegria de viver e de saber que vale a pena aproveitar cada segundo da nossa existência.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.