Sem você eu não existo
É tudo para ele(a), você não consegue viver sem essa pessoa, com ela você se sente uma pessoa completa, mas sem ela você não é nada… pelo menos é nisso que você acredita. Seu pensamento constante é “sem você eu não existo”. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez, talvez já tenha vivido ou esteja vivendo isso agora.
Quando toda a sua vida gira em torno de uma pessoa que você ama, seu mundo desmorona se essa pessoa vai embora. De repente tudo começa a precisar fazer sentido. Você se sente abandonada(o), vulnerável, só... Não sabe o que fazer nem como fazer. Essa pessoa era tudo, e agora… você não tem nada.
“Depender da pessoa amada é uma maneira de se enterrar na vida, um ato de automutilação psicológica, onde o amor próprio, o respeito por si mesmo e a essência pessoal são ofertadas e presenteadas de forma irracional.”
-Walter Riso-
É normal sentir-se assim, pois se você compartilhou tempo com essa pessoa talvez possa se sentir vazio por um tempo. Mas… sua vida e sua existência dependem dele(a)? O que é isso de “sem você eu não existo”? Se for assim, já devemos estar falando de dependência emocional.
Minha alegria depende de você
O vazio do qual falamos anteriormente pode acontecer quando morre um ser que amamos. Pode ser uma mãe, um pai, um irmão, um cônjuge, entre outros. É algo que não podemos evitar. Por circunstâncias da vida, essas pessoas que eram tudo para nós se foram, assim, levaremos algum tempo para assimilarmos e aceitarmos o vazio que agora sentimos.
Mas o que ocorre quando uma pessoa se vai do nosso lado? O que acontece quando se rompe nosso relacionamento, por exemplo?
Você esta realmente equivocado se pensa que essa é a verdadeira felicidade. Você deve ser livre, estar bem consigo mesmo. Com isso, pode compartilhar sua vida com a outra pessoa, mas nunca dando a ela o poder de decidir sobre sua vida. Porque, de repente, dou as rédeas da minha vida a essa pessoa que amo?
Talvez você sofra de uma baixa autoestima, talvez você esteja dando tudo a essa pessoa… Talvez você tenha medo do abandono e precise apegar-se o máximo que puder, buscando essa segurança que tanto carece.
Ainda que não esteja mais, não me renderei
Para você se libertar dessa dependência, deve levar em consideração algumas atitudes que o impedem de avançar e bloqueiam suas ações, caso você não tenha essa pessoa que é o centro de sua existência ao seu lado. Para começar, deve cuidar de sua autoestima. Ame-se e dê a si mesmo o valor que merece. Não ponha sua vida nas mãos de ninguém, pois só você tem o poder de decidir seu rumo. Assim, o que mais você deve levar em consideração?
- Não permita que sua felicidade centre-se em uma só pessoa.
- Não sobreponha os desejos dos outros acima dos seus.
- Se você só se sente bem quando se sente querido, mude! Há algo que não está funcionando como deveria.
- Não aceite estar com alguém se você está sofrendo.
- Não permita que essa pessoa seja o centro de sua vida.
Estas e muitas outras circunstâncias são as que fazem com que nossa felicidade dependa de outras pessoas e não de nós mesmos, como deveria ser. Em alguns casos confundimos o amor e o carinho com a necessidade. Isso nem sempre nos traz coisas boas e a relação poderá não ser saudável. Você precisa estar em paz consigo mesmo sem ter que precisar de alguém. Aprenda a estar só, aprenda a não depender de ninguém.
É possível que você tenha medo da solidão, mas adianta estar com alguém apenas por medo de caminhar só? Talvez esta pessoa lhe dê confiança e segurança, mas as relações que você construiu serão destrutivas.
Não se dê ao luxo de ser infeliz em sua vida, porque em suas mãos está a chance de ser feliz por si mesmo. Liberte-se de qualquer amarra e reencontre-se com seu eu interior. Ele nunca vai abandoná-lo e sempre estará com você. Sem você… posso existir. Sem você, sigo sendo eu.