6 sinais de que você não é valorizado no trabalho

Todos nós precisamos de respeito, consideração e reconhecimento no trabalho. Você recebe isso? Compartilhamos os sinais que o ajudam a descobrir.
6 sinais de que você não é valorizado no trabalho
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 30 julho, 2023

Nosso local de trabalho é o lugar onde passamos pelo menos um terço de nossas vidas; o que lá acontece tem um forte impacto na saúde mental, no bem-estar e na satisfação geral. Existem diferentes fatores que influenciam essa sensação; um dos mais relevantes é o grau em que nos sentimos apreciados e reconhecidos. Mas o que acontece quando você não é valorizado no trabalho?

Isso pode interessá-lo, especialmente se você sentir desmotivação no trabalho. Como dissemos, existem outros fatores que influenciam nisso, como a escolha ou não de uma vaga de acordo com suas habilidades e interesses (Rottinghaus et al., 2009). No entanto, o mau trabalho dos recursos humanos da empresa leva o funcionário à frustração e ao descompromisso.

Sinais de que você não é valorizado no trabalho

Idealmente, todas as organizações devem ter como prioridade fazer com que seus funcionários se sintam valorizados, satisfeitos e apoiados em seu crescimento profissional. Não apenas pelo bem-estar dessa pessoa, mas pelo impacto favorável para a organização.

E é que se observou que a satisfação no trabalho está estreita e positivamente relacionada à produtividade, revela um artigo da Revista Latino-Americana de Pesquisa em Organizações, Meio Ambiente e Sociedade.

Apesar disso, a maioria das pessoas não se sente valorizada em seu trabalho. De acordo com dados da empresa de consultoria e análise Gallup, apenas 21% dos trabalhadores em todo o mundo estão engajados em seus empregos; isso porque não são aplicadas as melhorias necessárias para reconhecer seu valor e satisfazer suas necessidades.

Como saber se você não é valorizado no trabalho? Esses são alguns sinais que ajudam a identificá-lo.

1. Seus méritos não são reconhecidos

Um contrato de trabalho é uma transação na qual você oferece seu tempo, conhecimento e experiência em troca de um salário. Porém, é necessário que haja o reconhecimento do seu bom trabalho por parte dos seus superiores, principalmente se você se mostrar comprometido, diligente e decidido.

Nas organizações em que esse esforço não é visto ou reconhecido, não se valoriza o trabalhador e suas contribuições. Aliás, de acordo com o livro 12:The Elements of Great Managing , desenvolvido pela organização Gallup, as boas empresas têm que elogiar e considerar o progresso do trabalhador.

2. Não há possibilidades de promoção

Uma das chaves para manter a motivação no trabalho é ter possibilidades de promoção. Portanto, qualquer empresa que valorize seus trabalhadores deve oferecê-los. Estas possibilidades apresentam-se de diferentes formas: desde um aumento salarial por antiguidade, experiência ou anos trabalhados, até à opção de assumir maiores responsabilidades ou promoção.

Uma pesquisa realizada pela PayScale indica que querer um salário maior ou sentir que você merece e não conseguir é uma das principais chaves que levam as pessoas a deixar o emprego.

3. Sua palavra e sua opinião não são levadas em consideração

Uma organização é formada por um grupo de pessoas que unem seu trabalho e esforços para alcançar objetivos. Assim, apesar de haver uma hierarquia e pessoas designadas que dirigem cada projeto, é importante que os trabalhadores tenham um espaço para opinar.

Se sua voz não é ouvida em sua empresa, não há espaço para suas sugestões de melhoria e ninguém está disposto a coletar seu feedback, é um dos sinais de que você não é valorizado no trabalho. E é que na realidade não se faz um esforço para te envolver na organização.

4. Quando você não é valorizado no trabalho, sente que não importa como ser humano

Como afirma o guia desenvolvido pela Gallup, em uma empresa que valoriza e respeita seus funcionários, eles devem se sentir importantes como seres humanos. Inclui uma atitude aberta e compreensiva por parte dos supervisores, flexibilidade de horários e disponibilidade para ajudar na conciliação.

Uma empresa que apenas visa beneficiar o trabalhador exerce uma pressão excessiva, para que este atinja os objetivos traçados; mas ele não se preocupa com seu bem-estar individual. Gera-se então o stress e a síndrome de burnout, afetando negativamente a satisfação e a saúde mental (Dimitrios & Konstantinos, 2014).

5. Você está estagnado no nível de desenvolvimento pessoal

O trabalho é o veículo para desenvolver o seu potencial, oferecendo-lhe novos desafios adaptados aos seus interesses e capacidades.

Como observa o livro First, Break All the Rules, uma organização que exerce uma boa liderança motiva e incentiva o desenvolvimento pessoal de seus trabalhadores; ajudando-os a identificar e superar suas fraquezas e proporcionando oportunidades de aprendizado. Se você se sentir preso, se não enxergar essas oportunidades e suporte para crescer e melhorar, sua empresa pode não valorizá-lo.

6. Você não pode ser você mesmo

Finalmente, você pode saber que falta consideração, respeito ou reconhecimento pelo seu trabalho como trabalhador se você não puder ser você mesmo. Um dos principais objetivos dos recursos humanos é conseguir um bom ajuste entre a pessoa e o cargo, para que as qualidades do primeiro e os requisitos do segundo coincidam.

Se você tiver grandes habilidades e interesse pelo trabalho em equipe e for colocado em uma posição competitiva, ficará desconfortável e insatisfeito, e suas qualidades serão ofuscadas e negligenciadas. Uma empresa que valoriza você sabe reconhecer seus pontos fortes e permite que você os utilize no dia a dia.

Seu estado interno ajuda você a entender quando não é valorizado no trabalho

Como você pode ver, para sentir que você não é valorizado no trabalho não é necessário que haja assédio moral ou exclusão de qualquer tipo. O que faz a diferença são as pequenas ações do dia a dia e, principalmente, a cultura e o estilo de trabalho da organização.

Não podemos medir uma pequena empresa e uma multinacional com a mesma escala, pois seus recursos e meios não são os mesmos. No entanto, seu estado interno é a melhor bússola para saber se você é apreciado, respeitado e reconhecido em seu cargo. E é que, se não, a ansiedade, a tristeza, a insatisfação e a frustração serão uma constante.

As decisões dependerão da sua situação pessoal, possibilidades e necessidades. Mas é importante agir sobre isso; caso contrário, sua saúde física ou psicológica sofrerá significativamente.


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