Como a organização pode melhorar o seu humor?

· maio 13, 2019
Manter a organização ao nosso redor é fundamental para nos sentirmos produtivos, eficientes e saudáveis. A organização do ambiente externo, assim como de nossas ideias, permite que o humor melhore substancialmente.

A organização, com frequência, é uma garantia de bem-estar e tranquilidade. No que diz respeito ao planejamento, permite estabelecer uma hierarquia de prioridades que permitem fazer projeções coerentes a longo prazo. Manter a organização, não apenas de maneira externa, mas sobretudo de maneira interna, aumenta as chances de encontrar um estado de satisfação mais duradouro e real.

A ideia de manter a organização é essencial na hora de melhorar o humor. Portanto, o ideal é saber como fazer isso, pois nem sempre é simples.

É importante enfatizar suas vantagens, já que são muitas, e com passos simples você pode começar a se beneficiar delas no trabalho, em casa ou em qualquer outro âmbito em que deseje aplicá-la.

Néstor García Iturbe, em seu artigo La importancia de mantener el orden (A importância de manter a ordem, em tradução livre), afirma que a ordem não deveria ser apenas um investimento nosso como indivíduos, mas também socialmente.

“Na história da humanidade, a ordem sempre foi considerada algo de extrema importância”.
-Néstor García Iturbe-

Como conseguir ter organização na vida cotidiana?

Uma das vantagens decorrentes da organização é que ela nos permite liberar recursos mentais que podemos dedicar a outras tarefas específicas (não temos que ficar pensando constantemente no que vamos fazer em seguida), já que o ambiente vai parecer muito mais amplo, além de confortável. O importante é saber tomar as decisões corretas na hora de organizar, visto que será preciso estabelecer quais são os elementos importantes e quais não são.

Para isso, o ideal é refletir sobre se essas decisões são funcionais com as diferentes tarefas que são realizadas diariamente. A partir de então, a decisão não será difícil.

Roupas organizadas

Desse modo, jogar no lixo tudo o que é inútil ou nada funcional é uma excelente maneira de começar a liberar espaço físico. Além disso, proporciona uma sensação de simplicidade que ajudará na hora de ter concentração, seja para trabalhar, para pensar ou mesmo para descansar.

Um ambiente abarrotado de coisas não apenas incita o caos, mas também nos impede de pensar com clareza. Por outro lado, ver um ambiente minimalista, organizado e limpo nos deixa espaço para que surjam novas ideias, livres de preocupações.

Definitivamente, o caos complica a vida, seja ela pessoal ou profissional, pois nada funciona como deveria. Em casa, significa não apenas viver de um modo incômodo e insalubre, mas, além disso, se essa situação se prolongar no tempo, provocará um mal-estar psicológico.

Quais são as vantagens de viver em um ambiente organizado?

O ser humano, na cultura ocidental, está acostumado a organizar e classificar. Portanto, uma diferença em seu modo de perceber o mundo representa um mal-estar profundo, prejudicando seu humor.

O estado caótico, em todas as suas formas e em qualquer âmbito da vida, é um gatilho para a ansiedade e o estresse. Vamos pensar, por exemplo, que precisamos urgentemente encontrar um livro em uma biblioteca que conta com milhões de exemplares que não estão organizados de nenhuma maneira ou que seguem um critério de organização que não é muito útil para a nossa busca, como a idade do autor. Nesse caso, o que acontece com a nossa ansiedade?

Organização no armário de roupas

Desse modo, a limpeza e a ordem reduzem de maneira significativa a ansiedade e, além disso, deixam mais claro o pensamento. Ao mesmo tempo, a organização é indispensável para uma vida saudável e, inclusive, nos protege diante de certas doenças mais comuns quando nosso sistema imunológico está debilitado.

Frequentemente, quando se estabelece a organização dentro de casa, é possível encontrar elementos que pareciam estar perdidos, pois a desordem os ocultava. Portanto, o ideal é estabelecer uma organização cotidiana para evitar qualquer tipo de contratempo durante os dias de trabalho, nos quais uma perda pode significar um efeito dominó que poderia ter sido perfeitamente evitado.

O recomendável é criar hábitos de higiene e organização desde as primeiras etapas da vida. Assim, poderão ser projetados na vida adulta. Ser eficiente, resoluto e decidido é a consequência de ter uma mente focada somente naquilo que é verdadeiramente importante.

Em suma, estabelecer uma ordem de prioridades é, em muitos casos, o primeiro passo que leva ao sucesso, à tranquilidade e à sabedoria de saber distinguir em um mundo caótico, heterogêneo e, às vezes, falacioso. Isso é o que realmente importa.