Sintomas neurológicos psicogênicos: o que são?

Desmaiar, perder a voz, não poder mover um braço ou uma perna, tremer... Às vezes, nossa mente pode produzir limitações muito importantes que imitam de alguma forma aquelas que produziriam lesões em outras partes de nosso corpo.
Sintomas neurológicos psicogênicos: o que são?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 25 março, 2023

Os serviços de emergência muitas vezes se deparam com situações com as quais não sabem como lidar. Tem gente que chega com crises parecidas com uma crise epiléptica. No entanto, os exames médicos não encontram nenhuma origem neurológica. Há também aqueles que sofrem de cegueira momentânea, perda da voz ou imobilidade temporária de um membro.

Esses sintomas marcantes podem durar entre algumas horas e algumas semanas. Como eles vêm, eles desaparecem. Embora seja muito provável que quem sofre essas experiências não as viva apenas uma vez. Porque a disfunção psicogênica, embora seja rara (afeta 2 em cada 100.000 pessoas), geralmente está por trás desses eventos estressantes que nos oprimem.

O problema é que todos que já lidaram com esses tipos de condições se sentem incompreendidos. O ambiente pode pensar que alguém realiza essa manifestação corporal com o propósito de atrair a atenção. Para obter algo. Por exemplo, é muito impressionante que um adolescente não consiga falar exatamente quando chega a segunda-feira e tenha que voltar para a escola.

É necessário, em todos os casos, validar quem apresenta dor ou limitação física repentina. Nem todo mundo inventa ou dramatiza; o sofrimento humano sempre encontrará seus canais para mostrar a marca de um problema, e às vezes estes podem ser os mais adversos.

A avaliação neurológica completa permite descartar problemas médicos para intuir, em muitos casos, a raiz de uma condição psicológica.

Criança triste devido a sintomas neurológicos psicogênicos
Crianças e adolescentes freqüentemente apresentam sintomas psicogênicos.

Sintomas neurológicos psicogênicos, tudo o que você precisa saber

Os sintomas neurológicos psicogênicos são condições que se apresentam com manifestações neurológicas e que apresentam, porém, origem psicológica. Atualmente fazem parte do que conhecemos como transtornos não orgânicos, conversivos ou dissociativos.

No século 19, por exemplo, Sigmund Freud os rotulou como “histeria”, definindo-os como aquelas situações em que uma pessoa apresenta conflitos internos não resolvidos.

Ao longo das décadas, obtivemos uma melhor compreensão desses tipos de distúrbios. Assim, a primeira coisa a ter em mente é que não são atos voluntários ou conscientes. Qualquer pessoa que afirme ter dores incapacitantes nas mãos ou convulsões repentinas (e não há nenhuma condição neurológica clara) não está fazendo isso para chamar a atenção.

Dessa forma, um estudo da Universidade Ludwig Maximilians, em Munique, na Alemanha, afirma que não são eventos tão raros quanto pensamos. Entre 4.470 pacientes com problemas neurológicos atendidos na sala de emergência de um hospital, 405 (9%) apresentavam disfunção psicogênica. Ou seja, o gatilho para esses sintomas era mental.

Vamos conhecer aspectos mais relevantes desta realidade clínica muitas vezes desconhecida.

Os sintomas psicogênicos neurológicos são o resultado de estressores presentes e eventos traumáticos passados.

O caso de uma mulher com tetraplegia e problemas de fala

A Universidade de Melbourne e o King’s College London descreveram em um estudo o caso marcante de uma mulher de 23 anos de origem sul-asiática que morava em Melbourne. Os sintomas neurológicos psicogênicos que apresentou ao chegar ao pronto-socorro não poderiam ser mais marcantes: de um dia para o outro apresentou tetraplegia e mutismo intermitente.

Após um estudo neurológico completo, ela foi diagnosticada com um distúrbio de conversão e encaminhada para terapia psicológica. Quando começou a trabalhar com os psicólogos, não apresentava mais nenhum sintoma. Ele apenas alegou sentir tensão em sua mandíbula. À medida que a terapia avançava, ficou clara a situação estressante a que ela estava submetida.

Essa jovem mal se lembrava de seu passado e seu presente era dominado por uma profunda crise de identidade e pelas pressões da família e do parceiro. Os sintomas psicogênicos neurológicos foram a resposta a um trauma não resolvido e a uma vida que estava fora de sintonia com suas necessidades.

Como esses tipos de sintomas neurológicos psicogênicos se manifestam?

Distúrbios psicogênicos ou de conversão aparecem de várias maneiras. No entanto, a particularidade mais óbvia é que essas manifestações são muito marcantes e, em geral, devem ter origem neurológica. São as seguintes:

  • Problemas de coordenação e equilíbrio.
  • Paralisia súbita em qualquer área do corpo. É comum sentir dificuldade para caminhar, mover-se, etc.
  • Problemas de deglutição.
  • Perda de voz.
  • Desmaios.
  • Convulsões do tipo epiléptico.
  • Visão dupla.
  • Alterações auditivas.
  • Perda do sentido do tato.
  • Problemas de incontinência urinária.

Qual é a origem?

A forma como os sintomas neurológicos psicogênicos aparecem é sempre repentina. Possuem curta duração, podendo variar de algumas horas até no máximo duas semanas.

O mais importante, em todos os casos, é descartar uma origem neurológica. Quando os profissionais fazem o diagnóstico de transtorno psicogênico ou conversivo, é necessário esclarecer as causas.

  • Em média, o gatilho para distúrbios psicogênicos é o trauma psicológico. Da mesma forma, viver um dia a dia dominado por fatores muito estressantes também pode levar a essas condições.
  • Da mesma forma, transtornos de personalidade, como transtorno de evitação ou transtorno de personalidade limítrofe, são outro gatilho.
  • Deve-se notar que esses quadros clínicos aparecem em maior grau em mulheres com histórico familiar de transtornos conversivos.
paciente em terapia
O que os pacientes com sintomas psicogênicos mais precisam é a validação de suas experiências corporais.

Qual é o tratamento mais adequado?

Pessoas com sintomas psicogênicos muitas vezes lidam com a incompreensão do ambiente. Houve casos de fuzileiros navais que precisaram de uma cadeira de rodas porque sentiram as pernas paralisadas. No entanto, eles eram capazes de andar para trás. A arbitrariedade das manifestações neurológicas psicogênicas é muito grande, o que pode colocar o portador em dúvida.

O que um paciente com esse perfil mais precisa é de compreensão e validade do que ele expressa. Se negarmos sua realidade, aumentaremos seu sofrimento e, a curto prazo, aumentarão seus sintomas. Devemos partir de um quadro de compreensão absoluta diante de cada sensação de dor, limitação física ou problema expresso.

Assim, nestes casos a abordagem terapêutica será multidisciplinar:

  • A terapia psicológica é essencial, como abordagens cognitivo-comportamentais ou terapia EMDR na presença de trauma.
  • A fisioterapia também é útil. Isso nos permite não apenas maximizar o funcionamento físico ou prevenir mais problemas. Favorece aquela tão necessária harmonia mente-corpo.
  • Da mesma forma, a atenção médica também é essencial para a possível administração de drogas psicoativas e outros tratamentos.

Finalmente, um aspecto que as pessoas apreciam é fazê-las entender que por trás de seus sintomas físicos limitantes existe um gatilho emocional que elas devem tratar. A compreensão do que lhes acontece ameniza a angústia e facilita o engajamento na terapia psicológica.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Anderson JR, Nakhate V, Stephen CD, Perez DL. Functional (Psychogenic) Neurological Disorders: Assessment and Acute Management in the Emergency Department. Semin Neurol. 2019 Feb;39(1):102-114. doi: 10.1055/s-0038-1676844. Epub 2019 Feb 11. PMID: 30743296.
  • Lempert T, Dieterich M, Huppert D, Brandt T. Psychogenic disorders in neurology: frequency and clinical spectrum. Acta Neurol Scand. 1990 Nov;82(5):335-40. doi: 10.1111/j.1600-0404.1990.tb03312.x. PMID: 2281751.
  • Mumenthaler M. Nachweis neurologischer Symptome psychogenen Ursprungs [Diagnosis of neurological symptoms of psychogenic origin]. Schweiz Rundsch Med Prax. 1992 Nov 24;81(48):1446-51. German. PMID: 1448639.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.