As situações que atraímos são reflexo do que precisamos

· abril 8, 2017

Nosso mundo é um território mental onde convivem nossos medos, desejos, nostalgia, e todas as coisas das quais falamos. Por outro lado, as pessoas que atraímos refletem de alguma forma as crenças que temos sobre nós mesmos e sobre os outros.

Muitas vezes deixamos entrar nas nossas vidas pessoas que jamais teríamos pensado que fariam sentido nela. Pessoas diferentes de nós, cuja missão é nos ajudar a entender, curar e perdoar a nós mesmos e aos outros.

Às vezes atraímos pessoas que apertam botões que não sabíamos que existiam. Pessoas com alguma característica que não conseguimos aceitar em nós mesmos, atitudes que não podemos ver na nossa própria pessoa, mas que podemos enxergar nos outros. De certa forma, talvez sejamos capazes de atrair essas pessoas para nos ajudarem a vencer a nossa própria batalha interior.

Nos queixarmos do que temos em nossas vidas equivale a desprezarmos a nós mesmos.

Por que atraímos as pessoas erradas?

Muitas pessoas se queixam constantemente do seu currículo amoroso, mas curiosamente sempre atraem pessoas que não as valorizam, que as deixam de lado ou que não as incluem entre as suas prioridades.

Então, se você costuma atrair pessoas que mentem e enganam, considere se talvez você não está se valorizando e possui uma autoestima prejudicada que o projeta como alguém pequeno e vulnerável. Desta forma, a sua falta de autoestima seria o que o transforma em uma vítima propícia para elas e o que as atrai.

   coracao-de-madeira

Por outro lado, permitir relacionamentos descompensados sem uma razão de peso é um sinal inconfundível de que alguma coisa não vai bem dentro de nós mesmos. Se damos lugar a esses relacionamentos, nos colocamos no seu círculo de influência e é provável que acabemos mentindo, enganando, e nos caracterizando de uma forma que não tem nada a ver com a nossa própria essência, e muito menos com como queremos ser:

O autoconhecimento é crucial para atrair para nossas vidas as pessoas certas.

Por que só atraímos as pessoas erradas? Tudo passa pelo fato de que somos o reflexo daquilo que atraímos, o nível de valor que vemos em nós mesmos é o mesmo que costumam ter as pessoas que atraímos, porque aceitamos o amor que acreditamos merecer. Além disso, o medo das mudanças nos fará procurar alguém com quem nos sintamos confortáveis, de modo que sempre iremos procurar o mesmo padrão.

“Vivemos no passado e este está morto. Se vivemos no presente como vivemos até agora, o futuro será como o passado. Trabalhem em si mesmos, mudem alguma coisa de si no presente, então o futuro talvez seja diferente.”
-G. I. Gurdjieff-

O que atraímos é o que precisamos

Quanto menos evoluídos estivermos, mais situações complicadas e dolorosas iremos atrair. Quando atraímos pessoas ou situações conflitantes, na verdade estamos atraindo uma mudança e uma evolução pessoal. Os maiores aprendizados vêm das etapas de crise, como bem disse Sêneca, a adversidade é ocasião de virtude.

A verdadeira maturidade passa por aceitar que tudo o que nos acontece é perfeito porque está no seu processo em direção à perfeição. Entender que os problemas que temos, em grande parte, são uma oportunidade para crescer irão nos ajudar a melhorar. Pelo contrário, contemplá-los como um fracasso apenas é uma forma de abafar nossas próprias aspirações.

Pense bem, sem censura, sem abandono, sem rejeição, você seria a mesma pessoa que você é atualmente? Pelo menos no meu caso, sem todas as coisas negativas que tive de superar, hoje em dia eu não poderia apreciar a vida da forma como faço.

Tudo que acontece é perfeito porque está no processo da perfeição.

menina-fada-com-asas

Tenho sido uma pessoa muito sortuda. Mas nada foi fácil.